fbpx

Conheça 3 principais cidades universitárias em Minas Gerais

6 minutos para ler

Está escolhendo a universidade? A cidade universitária pode contar muito nessa hora. Confira as dicas deste texto!

A faculdade é uma fase muito importante na vida dos jovens. A escolha de qual curso fazer começa no ensino médio e será fundamental para ditar as regras da sua jornada. Por esse motivo, fazer uma escolha que combine com seu estilo de vida é fundamental para obter sucesso.

Além disso, escolher a universidade é outro passo essencial. Isso porque muitas das melhores faculdades do país podem ficar em cidades consideradas distantes. Minas Gerais, por exemplo, além de ser um estado rico em belezas naturais e ótima culinária, é chamariz de universitários pelo fato de abrigar as melhores universidades do país. E, para acolher tantos estudantes que chegam todos os anos, as cidades universitárias se destacam mais a cada dia.

Portanto, o objetivo deste texto é ajudar você a entender e conhecer as cidades universitárias mais famosas de Minas Gerais. Vamos lá?!

Afinal, o que é uma cidade universitária?

A cidade universitária é um campus que reúne toda a estrutura da faculdade, considerado uma das melhores formas de infraestrutura de universidades. Isso porque toda a estrutura necessária para que ela funcione fica em um só local. Assim, o espaço físico para isso precisa ser bem maior do que o de faculdades comuns.

Além do prédio de estudos — às vezes mais de um —, existem as estruturas de laboratórios, bibliotecas, cantinas, restaurante universitário etc. Nesse espaço, também é possível ter um alojamento para os estudantes que vêm de fora. Ou seja, a cidade universitária oferece uma estrutura completa para o aluno aproveitar ao máximo os seus anos de estudo.

No entanto, a cidade universitária pode não estar dentro do campus. Afinal, é considerada uma cidade universitária o município que abriga em sua população geral uma grande porcentagem de estudantes. Geralmente, nesses locais, existem bairros universitários, além de alojamentos específicos para eles.

Quais as cidades universitárias em Minas Gerais?

Iniciamos este texto falando sobre o estado de Minas Gerais. Além de todas as suas belezas naturais e sua importância histórica, ele oferece as melhores cidades universitárias do país.

Estudantes de todo o Brasil escolhem Minas para seguir a vida acadêmica. Afinal, quando se escolhe uma universidade com infraestrutura completa como as de Minas Gerias, as chances de um aprendizado mais aprofundado são ainda melhores.

Uma questão muito importante para os estudantes na hora de escolher a universidade e a cidade em que vão morar é a locomoção. Ou seja, é de fácil acesso de ônibus ou carro? Será possível visitar a família e amigos com frequência sem precisar se preocupar em gastar muito com passagem? Tudo isso conta na hora de acertar o local. E Minas Gerais é um lugar em que você pode contar com a Buser para suas viagens.

Vamos, agora, conhecer três cidades universitárias em Minas Gerais? Confira! 

Belo Horizonte

Estudantes do país todo escolhem Belo Horizonte para seguir os estudos. Isso porque a cidade possui um ensino superior de ótima qualidade, além de universidades famosas, como a Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG) e a Pontifícia Universidade Católica (PUC).

A UFMG é uma das universidades que possuem infraestrutura completa para os estudantes. A sua cidade universitária foi erguida em 1962 e conta com um espaço completo de prédios de salas de aula, laboratórios, prédio administrativo, além de uma bela paisagem com bosques e árvores frutíferas. Além disso, a cidade universitária conta com uma Estação Ecológica com 114 hectares, com espécies nativas da região e uma flora diversa.

Viu só como é incrível? Já pensou em estudar e morar em um lugar como esse? Além do campus, BH conta com vários bairros universitários que reúnem casas, apartamentos e pensões cheias de estudantes que vieram de outras partes do país para estudarem nas universidades da cidade.

Juiz de Fora

Juiz de Fora conta com inúmeras universidades. A principal delas é a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A qualidade das graduações da universidade é reconhecida nacionalmente, sendo um chamariz para estudantes de todo o país. O seu campus conta com toda a infraestrutura necessária para acolher esses estudantes.

Além disso, em 2012, iniciou-se a construção do campus de Governador Valadares, um investimento para proporcionar mais qualidade aos estudantes. A UFJF não é a única universidade da cidade. Devido à grande procura de estudantes, várias instituições particulares se instalaram em Juiz de Fora, atraindo ainda mais estudantes.

Por esse motivo, vários bairros de Juiz de Fora se tornaram bairros universitários. O seja, são locais onde a maioria dos moradores é estudante de uma das faculdades inseridas na cidade. Com isso, as ruas de JF estão sempre cheias de universitários, o que é ainda mais atrativo para aqueles que estão em busca da universidade ideal.

Ouro Preto

A cidade de Ouro Preto é conhecida por ser uma das mais importantes cidades históricas do país, além das grandes festas no carnaval. No entanto, também é uma cidade universitária. Isso porque a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), com campus nessa cidade, atraem inúmeros estudantes de todo o país.

Com isso, a cidade é cheia de estudantes e possui uma infraestrutura adequada para atendê-los. Ou seja, são diversas opções de moradias para essas pessoas, como as moradias socioeconômicas oferecidas pela universidade, repúblicas estudantis federais e particulares, além das casas e apartamentos disponíveis para aluguel. 

Ouro Preto é uma cidade universitária mesmo. É muito conhecida por suas ruas cheias de estudantes o ano todo. Ou seja, a infraestrutura para acolher todos eles não está apenas nos campi das universidades, mas também em toda a cidade, que recebe esses universitários de braços abertos.

Viu só como Minas Gerais está cheia de oportunidades para os universitários? Além disso, é um estado de fácil acesso e locomoção e você pode contar com a Buser para visitar os seus familiares e amigos nas férias e feriados com um preço que cabe no seu bolso. Não é demais?!

Escolher uma cidade universitária para se instalar é uma tarefa que requer alguns cuidados. Porém, fica mais simples depois de algumas pesquisas para conhecer os locais e, principalmente, as universidades que aquela cidade ou estado oferecem. Por isso, Minas Gerais é uma ótima opção para você, já que reúne várias das melhores universidades do país.

Agora, para que você fique ainda mais animado com essa escolha, que tal conhecer alguns lugares incríveis em Juiz de Fora? Separamos algumas dicas de locais que você não pode deixar de conhecer!

Posts relacionados