Viajar com segurança no ônibus: descubra 5 dicas para isso!

6 minutos para ler

Viajar com segurança: descubra 5 dicas para viajar em segurança no ônibus!

Sair de férias, ir para outra cidade ou até mesmo uma viagem de trabalho é uma delícia. Viajar com segurança, seja para qualquer um desses objetivos, torna o passeio ainda melhor.

Para chegar ao destino escolhido, o primeiro passo é escolher um meio de transporte. No caso dos coletivos, como ônibus e avião, é necessário encontrar uma companhia que faça o trajeto e adquirir a passagem. Nessa hora, o passageiro já começa a pensar na sua segurança.

Se você costuma viajar de ônibus ou está cogitando esse meio de transporte, veja como garantir sua integridade desde o planejamento da viagem, até o ponto de desembarque. Vamos lá!

1. Use o cinto de segurança

Seja de carro ou de ônibus, seja de avião, todos os meios de transporte têm um ponto em comum quando o assunto é viajar com segurança: afivelar os cintos antes mesmo dos primeiros movimentos do veículo ou da aeronave!

Portanto, assim que sentar em sua poltrona, afivele o cinto. Antes mesmo de comprar a passagem, faça uma pesquisa na internet ou pergunte a amigos que já viajaram com a empresa e certifique-se de que os veículos estejam em bom estado, com cinto de segurança corretamente instalados.

2. Fique de olho na higienização

Mesmo antes da pandemia causada pela COVID-19, empresas de ônibus sérias e comprometidas com a satisfação dos usuários prezavam pela higiene dos ônibus. Agora, a garantia de um transporte limpo e desinfetado se tornou ainda maior — e deve permanecer mesmo após o controle do coronavírus.

Todo viajante deve saber que existe um mito sobre o ar-condicionado. O equipamento não espalha doenças virais, apenas ajuda a filtrar as impurezas e manter o ar renovado.

Caso você ainda não conheça a empresa escolhida para viajar, certifique-se de que ela se preocupa com a limpeza geral do ônibus e com a manutenção dos seus acessórios, como o ar-condicionado.

3. Pense na sua saúde

Quando falamos em viajar com segurança, não podemos nos limitar à nossa segurança física, relacionando-a a possíveis acidentes. Também temos que prezar pela saúde do nosso corpo.

Muitas pessoas, ao viajar de ônibus, podem sentir enjoos ou, ainda, ingerir um alimento que não caia muito bem nas paradas feitas em viagens longas. Isso, sem contar nas dores no corpo que aparecem por dormir de mal jeito.

Seja em longas viagens, seja em viagens mais curtas, é sempre bom levar um kit de farmácia na bagagem de mão. Remédio para enjoo, dor de cabeça, febre, antiácido e relaxante muscular são úteis para que você chegue ao seu destino com disposição.

4. Cuide dos seus pertences

Por mais que os passageiros de ônibus comprem suas passagens com registro de nome e documento, ainda assim é preciso ter cuidado com os próprios pertences e evitar problemas.

A mala de mão, que será guardada no compartimento interno do ônibus — aquele que fica acima das poltronas —, pode ser fechada por um cadeado e levar a identificação do dono. Dessa forma, evita-se que alguém se confunda e acabe acessando o conteúdo enquanto o proprietário ou proprietária dorme.

Mulheres que viajam sozinha costumam ter uma preocupação maior nas viagens, com a própria integridade. Hoje, há empresas que disponibilizam assento especial para esse público, tornando o trajeto mais seguro e agradável.

Powered by Rock Convert

5. Escolha uma empresa preocupada com a segurança

Ônibus em bom estado, equipado, com registros e licenças em dia, além de profissionais preparados e com experiência de mercado são pontos importantes que o passageiro deve observar antes de comprar uma passagem de ônibus.

Contudo, é possível encontrar prestadoras de serviço que vão além de oferecer o básico para viajar com segurança. A Buser é uma delas.

Além de atender aos requisitos mínimos e legais para viajar com segurança, a empresa preza pela confiança e integridade dos seus passageiros em outros sentidos.

Pensando em formas de tornar as viagens para mulheres mais seguras, eliminando possibilidades de assédio, investiu em assentos preferenciais para o público feminino dentro dos ônibus de suas empresas parceiras.

Para o público em geral, a Buser está investindo em câmeras de monitoramento interno. Respeitando as diretrizes de segurança e privacidade, o objetivo é coibir qualquer ação de pessoas mal intencionadas e agilizar a resolução de possíveis problemas, possibilitando uma viagem tranquila aos usuários.

A Buser também não mede esforços em relação aos investimentos em tecnologia para viajar com segurança. Confira alguns dos recursos, a seguir.

Alerta do uso de cinto de segurança

A Buser desenvolveu uma tecnologia própria capaz de emitir alertas sonoros e visuais nos assentos em que os passageiros não afivelaram o cinto de segurança, em até um minuto e meio após o início da viagem.

O objetivo é que ninguém esqueça de afivelar os cintos e garantir que todos os usuários estejam seguros em suas poltronas.

Câmera de fadiga

Esse sistema de monitoramento controlado por uma central — que funciona em tempo integral — mostra o nível de fadiga de cada motorista.

Os dados são apresentados em um gráfico, que traduz o cansaço do motorista entre as cores verde, amarela e vermelha. A ideia é que os eles não cheguem a níveis alarmantes. Mas, caso aconteça, a Buser entra em contato com os profissionais e faz a substituição.

Todas as empresas parceiras devem instalar o recurso para que continuem prestando o serviço.

5.3. Controle de velocidade

Assim como a Buser controla os níveis de cansaço do motorista, ela também fica de olho na velocidade média dos ônibus durante a viagem.

O limite praticado pela empresa e suas parceiras é de 90 quilômetros por hora. Além de garantir a prudência no volante, o sistema também permite que o centro de controle saiba se um ônibus quebrou ou não está cumprindo os horários programados. Tudo isso, para garantir a satisfação e a confiança dos usuários da Buser e de seus parceiros.

Viu só como é possível viajar com segurança de ônibus? As medidas para garantir uma viagem tranquila são relativamente simples. Por isso, contar com os serviços de uma empresa séria e comprometida é essencial para aproveitar o passeio do início ao fim.

Conheça a Buser e seus destinos. Acesse o nosso site e planeje a sua próxima viagem!

Posts relacionados