Categoria: Novidades

Buser inova em segurança como forma de prevenção contra o Coronavírus

Buser inova em segurança como forma de prevenção contra o Coronavírus

Medidas de prevenção contra o Coronavírus são novidade no transporte rodoviário brasileiro e têm proporcionado mais segurança aos clientes Buser

Desde o dia 26 de junho, nossas operações têm sido retomadas de forma gradativa. Antes disso, por mais de três meses, paralisamos 100% das nossas atividades como forma de conter a disseminação do vírus e entender as mudanças que precisávamos promover. Esse tempo foi suficiente para que planejássemos um retorno diferente, adequado às mudanças que a pandemia promoveu na sociedade. Agora, a Buser tem feito a intermediação de viagens junto às empresas parceiras com muito mais segurança, que foi reforçada por novos protocolos de prevenção contra o Coronavírus que têm sido seguidos à risca. Na contramão de outras empresas, a nossa prioridade é sempre a segurança e o bem-estar de nossos clientes e queremos deixar claro, neste post, de que forma colocamos isso em prática todos os dias.

Nossas medidas de prevenção contra o Coronavírus

Para proporcionar mais segurança aos nossos viajantes, criamos novos protocolos, que podem ser conferidos na íntegra AQUI. Porém, acredito que você queira saber como isso tem funcionado na prática, certo? Então, vamos te mostrar a seguir:

Cabines de desinfecção

As cabines de desinfecção têm sido acionadas antes de cada viagem em nossos embarques de maior fluxo. Nos pontos onde ela foi instalada, todos os passageiros das empresas parceiras, sem exceção, precisam passar por ela antes de embarcar, proporcionando mais segurança para todos. 

Álcool gel

Antes do embarque, todos os nossos clientes recebem um frasco de álcool gel 70% como o da foto. Assim, facilitamos a higienização das mãos em quaisquer momentos em que os passageiros considerarem necessário. 

Medição de temperatura

Todos os usuários têm sua temperatura mensurada por um termômetro infravermelho. Passageiros das transportadoras parceiras com temperatura até 37,8º podem embarcar.

Proteção entre as poltronas

Para tornar os espaços do ônibus mais individualizados, proporcionando mais segurança no trajeto, em alguns veículos foram adicionadas proteções plásticas nas poltronas que são higienizadas com rigor após cada viagem.

Uso obrigatório de máscara

Ninguém pode embarcar nos ônibus sem estar usando máscara e todos precisam permanecer com as mesmas no rosto durante toda a viagem, sob risco de precisarem desembarcar caso a norma seja descumprida. Para reforçar a importância do uso da máscara, adicionamos alertas sobre o uso nos pontos de embarque, nos veículos e temos trabalhado junto às empresas parceiras para que façam cumprir essas regras.

Marcação na fila de embarque

Alguns pontos de embarque também receberam marcações para que os passageiros se organizem mantendo a distância recomendada na hora do embarque.

Reforço na higienização 

As transportadoras parceiras fizeram mudanças no processo de higienização dos ônibus após cada viagem realizada, incluindo estofados e encosto de cabeça, utilizando produtos aprovados e indicados pela Anvisa.

Protocolos testados e aprovados

Estamos avaliando, constantemente, os nossos protocolos de prevenção contra o Coronavírus por meio de pesquisas e acompanhando os embarques quem têm sido realizados no Brasil. Mais do que nunca, a nossa equipe está preocupada com a qualidade do serviço que temos oferecido aos nossos clientes. 

Depois de algumas semanas, já podemos dizer que a percepção e a sensação de nossos clientes tem sido muito positiva quanto aos nossos novos protocolos. Uma pesquisa interna atestou que 92% das pessoas que viajaram conosco após a retomada operacional se sentiram seguras ou muito seguras durante a viagem.

Marcos Biava é nosso cliente há mais de um ano e foi surpreendido positivamente com a viagem feita no primeiro dia de nossa retomada operacional. “Eu precisei viajar de ônibus quando a pandemia estourou com outra empresa e foi uma experiência traumática. O ônibus estava lotado, tinha gente sem máscara e tossindo. Agora, depois da reabertura da Buser, fiz a primeira viagem de São Paulo para o interior e fiquei bem surpreso. Estava esperando ter uma experiência tensa, mas fiquei bem feliz com as medidas de segurança. Mediram a temperatura das pessoas, fizeram as recomendações de segurança, todos estavam longe um do outro e tinha metade da lotação. Além disso, recebemos álcool gel e fomos orientados a permanecer de máscara. Foi outra sensação”, declara.

A percepção de Marcos foi reafirmada por outra cliente, Beatriz Secchim, que também viajou conosco depois da retomada das operações. “Precisei fazer uma viagem recentemente, após retomarem a operação, e me surpreendi com o cuidado. Tiraram as cortinas para deixar o ambiente mais higienizado, colocaram um protetor descartável em cada assento – o qual devíamos retirar ao final da viagem –, e entregaram um mini álcool em gel. Fora o cuidado com o uso de máscaras”, pontua.

Palavra do presidente

O CEO da Buser, Marcelo Abritta reforça que, mesmo em um contexto tão delicado, vamos continuar sendo uma alternativa melhor para oferecer aos brasileiros a oportunidade de escolherem: “Continuaremos oferecendo acesso a alternativas com segurança, neste momento em que, mesmo com a pandemia, muitas pessoas precisam viajar. Permaneceremos com preços mais acessíveis, o que será muito importante para a população, tão machucada pela crise, neste momento de retomada”, afirma Abritta.

Quer saber mais sobre a Buser? Leia também: O que é a Buser e o que a diferencia das empresas tradicionais?

E aí, gostou de saber das nossas novidades? Então acompanhe tudo sobre a Buser em nosso blog. Até breve!

O Sul não pode retroceder

O Sul não pode retroceder

Apesar dos avanços promovidos por empresas de tecnologia como a Buser na mobilidade interurbana, decisões judiciais podem impedir o funcionamento da empresa na região. Entenda.

Em meio a uma das maiores crises mundiais de saúde da história, pedimos licença para trazer a você outro tema: o futuro do transporte interurbano no Sul do Brasil está ameaçado. Na contramão de outras regiões do país, processos em tramitação no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) contra a Buser e suas parceiras podem impactar a vida de mais de 11 milhões de pessoas no Sul. O primeiro da série de julgamentos acontece no próximo dia 18 de agosto, em Santa Catarina.

Decisões como essas podem afetar profundamente o seu direito à mobilidade e nosso dever é informar você. Saiba, a seguir, quem é a Buser e como isso pode afetar a vida dos sulistas.

Inovação e democratização do transporte

A Buser é uma empresa de tecnologia que está trabalhando, com uma série de empresas transportadoras parceiras, para democratizar o transporte interurbano no Brasil com viagens de ônibus mais baratas, confortáveis e seguras. Já são mais de 2 milhões de usuários no Brasil e outras regiões do país já economizaram, juntas, R$150 milhões de reais viajando com a Buser somente nos últimos dois anos.

Tecnologias como a Buser e de outros aplicativos de mobilidade urbana revolucionam a maneira como as pessoas se movimentam e viajam pelo país, fortalecendo a liberdade de escolha e, principalmente, suprindo a necessidade de transporte acessível e eficiente.

Processos que ameaçam o progresso

Algumas ações judiciais na região sul defendem que essas inovações proporcionadas pela Buser sejam qualificadas como transporte clandestino. O Tribunal Regional Federal da 4ª Região tem decisões em suas mãos que podem garantir a vitória da liberdade de escolha dos cidadãos. O primeiro julgamento foi adiado em virtude da pandemia e foi remarcado para 18 de agosto.

A Buser oferece viagens de ônibus com preços menores, mais conforto e mais segurança e essas decisões podem atrapalhar o desenvolvimento de mais de 60 cidades no Sul do Brasil que somadas possuem população superior a 12 milhões de pessoas. Ao todo, serão mais de 5.000 km de rodovias do sul onde a mobilidade do futuro pode não chegar.

Além de atrapalhar a conexão das capitais do Sul com o restante do Brasil, a proibição da Buser afetaria internamente a liberdade de escolha por um transporte mais democrático com partida ou destino para cidades como as listadas a seguir.

CIDADES MAIS AFETADAS

Rio Grande do Sul:

  • Porto Alegre
  • Caxias do Sul
  • Pelotas
  • Rio Grande
  • Santa Maria
  • Capão Redondo
  • Torres
  • Passo Fundo
  • Santa Rosa
  • Uruguaiana
  • Bento Gonçalves
  • Santiago
  • São Borja
  • Santana do Livramento
  • Cachoeira do Sul
  • Bagé
  • Vacaria
  • Lajeado
  • Santa Cruz do Sul

Santa Catarna:

  • Florianópolis
  • Balneário Camboriú
  • Joinville
  • Blumenau
  • Criciúma
  • Tubarão
  • Lages
  • Rio do Sul
  • Joaçaba
  • Chapecó
  • Concórdia
  • Xanxerê
  • São Bento do Sul
  • Mafra

Paraná:

  • Curitiba
  • Londrina
  • Maringá
  • Ponta Grossa
  • Paranavaí
  • Arapongas
  • Cascavel
    Foz do Iguaçu
  • Guarapuava
  • Francisco Beltrão
  • Pato Branco
  • Campo Mourão

Decisões judiciais favoráveis

Vale ressaltar que outro processo movido pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de São Paulo (SETPESP), de tom semelhante, foi vencido pela Buser. 

Leia também: Buser ganha ação movida por sindicato das empresas de transporte de passageiros, em São Paulo

Na sentença, o Juiz Tom Alexandre Brandão entendeu que o serviço oferecido pela Buser é de intermediação entre empresas transportadoras e passageiros, como mostra o trecho a seguir: “A ré promove, em realidade, uma aproximação de forma extremamente qualificada entre os passageiros e as empresas que são autorizadas a prestar serviços de fretamento particular; mas isso não se confunde, friso, com linhas regulares de transporte intermunicipal tradicionalmente realizadas em rodoviárias. A ré catapultou as possibilidades de interação entre passageiros e as empresas que prestam serviços de fretamento, alterando de forma significativa esse mercado de transporte coletivo (…)”.

Aval do STF

O próprio Supremo Tribunal Federal (STF) já se impediu, em decisão do Ministro Edson Fachin, que processos locais em que a Buser vinha obtendo vitórias importantes fossem revertidos.

A conquista favorável à Buser em São Paulo e outros estados evidencia que a justiça  já compreendeu que nós oferecemos um serviço legal e fundamental. Sendo assim, o Sul do Brasil não pode retroceder. 

A Buser acredita que conectar o Brasil é conectar as pessoas e convida a população do Sul para debater a mobilidade interurbana a fim de que a região continue no caminho da liberdade de escolha, da inclusão e da tecnologia.

Acompanhe todas as novidades sobre esse caso no Blog da Buser. Até breve!

Buser volta a conectar 30 destinos com o retorno da operação

Buser volta a conectar 30 destinos com o retorno da operação

Com a volta gradativa da operação da Buser, 30 destinos já estão sendo conectados pelo Brasil. Acompanhe as atualizações da retomada operacional 

Desde o dia 26 de junho, a Buser tem retomado gradativamente a sua operação intermediando viagens entre 30 cidades para atender as pessoas que precisam viajar, apesar da pandemia. A volta das atividades tem sido feita de acordo com a flexibilização do isolamento social em algumas regiões do país. Listamos, a seguir, os trechos onde retomamos nossa operação.

Leia também: O que é a Buser e o que a diferencia das empresas tradicionais?

Conheça os trechos reabertos

Até o momento, estamos com reservas abertas para grupos de viagem em 96 trechos, conectando 30 cidades. Confira:

Vale ressaltar que estamos atentos a quaisquer mudanças no cenário. Eventualmente, essas mudanças podem interferir na continuidade da operação da Buser em destinos específicos, mas, caso isso aconteça, comunicaremos nossos clientes de maneira adequada. Além disso, lembramos que temos políticas flexíveis para cancelamento de reserva e reembolso integral, sem multas ou taxas..

Novos protocolos de segurança

A Buser tem um compromisso constante com a segurança e a experiência de seus usuários. Dessa forma, neste momento de retomada das operações em um contexto de pandemia da Covid-19, a nossa preocupação com segurança tem sido ainda mais intensa Confira alguns dos nossos novos protocolos:

Máscaras

De acordo com as novas diretrizes de saúde, é obrigatório o uso de máscara nas viagens para a segurança de todos. Sendo assim, reforçamos a necessidade de que nossos usuários levem suas próprias máscaras esterilizadas para viajar, com trocas de 3 em 3 horas. 

Álcool gel 70%

A Buser irá oferecer, também, álcool gel 70% de brinde para que os nossos usuários possam higienizar as mãos com segurança sempre que acharem necessário ao longo das viagens. Também haverá dispenser com álcool gel ativado pelo pé em alguns pontos de embarque. Na entrada dos ônibus e dos banheiros, as empresas parceiras também irão alocar outros dispensers com álcool gel.

Medição de temperatura

Todos os usuários terão suas temperaturas medidas por termômetros infravermelho. Passageiros com temperatura até 37,8º poderão embarcar.

Ocupação das poltronas da janela 

Para garantir que os usuários não viagem próximos uns dos outros, ocuparemos apenas as poltronas da janela e limitaremos as vagas disponíveis para reserva no ônibus. Assim, iremos garantir mais espaço entre as pessoas, como recomendam os órgãos mundiais de saúde.

Cabines de desinfecção

Em alguns pontos de embarque estará disponível uma cabine de sanitização individual que higieniza as pessoas que entram nela (uma por vez). Um sensor detecta a presença da pessoa e aciona a pulverização que dura 4 segundos. Isso tornará a viagem de todos ainda mais segura.

Reforço na limpeza

As transportadoras parceiras farão mudanças no processo de higienização dos ônibus após cada viagem realizada, incluindo estofados e encosto de cabeça, utilizando produtos aprovados e indicados pela Anvisa. Estamos acompanhando constantemente as diretrizes dos órgãos de saúde para a melhoria do processo a qualquer momento.

Marcações na fila de embarque

Para garantir organização e segurança na hora do embarque, haverá uma marcação no chão de alguns pontos de embarque com maior fluxo de pessoas. A marcação deverá ser respeitada por todos os usuários para que não haja proximidade entre as pessoas e aglomeração.

Motoristas fora do grupo de risco

Apenas motoristas fora do grupo de risco (idade ou doenças prévias) estão autorizados a fazer viagens intermediadas pela plataforma. 

Quer viajar de forma segura? Então vá de Buser. Clique no botão abaixo e faça a sua reserva.

Acompanhe o Blog da Buser e fique atualizado quanto a reabertura de novos trechos.

Até breve!

Buser irá retomar sua operação de forma gradativa e com foco em segurança

Buser irá retomar sua operação de forma gradativa e com foco em segurança

Plataforma voltará a oferecer grupos em trechos onde há flexibilização do isolamento social a partir do dia 26 de junho, mas com novos protocolos de segurança, higiene e distância entre passageiros

A partir do dia 26 de junho, a Buser irá retomar a sua operação intermediando viagens entre algumas cidades para atender quem realmente precisa viajar neste momento de pandemia. A volta das atividades será gradual, de acordo com a flexibilização do isolamento social em algumas regiões do país. Para garantir a segurança dos passageiros, a retomada ocorrerá com novos protocolos de segurança por parte das empresas transportadoras, como o reforço na higienização dos veículos, disponibilização de máscaras reserva e álcool 70%, maior distância entre os passageiros e medição de temperatura.

De acordo com Marcelo Abritta, CEO da Buser, a companhia entende que este é o momento de voltar, mas de forma prudente. 

“A Buser foi uma das primeiras empresas do Brasil a parar e a única envolvida com o setor rodoviário que fez isso com 100% da operação para conter a disseminação do vírus e por entender sua responsabilidade social. Agora, iremos abrir a oferta de viagens para alguns trechos, retomando a operação aos poucos e respeitando as restrições impostas por autoridades estaduais e municipais.” 

Preços baixos continuam, mas segurança é a prioridade da Buser.

“Estamos tomando medidas concretas para nos adequarmos a essa nova realidade, cobrando das transportadoras parceiras coisas como a disponibilização de álcool gel para os usuários, reforço na higienização dos veículos e maior distância e proteção entre passageiros.  Reitero que estamos voltando por aqueles que precisam fazer viagens essenciais. Continuaremos oferecendo acesso a alternativas com preços mais acessíveis, o que será muito importante para a população, tão machucada pela crise, neste momento de retomada”, afirma Abritta.

Protocolos de segurança

A Buser irá atender as medidas de segurança recomendadas pelos órgãos de saúde e nossas transportadoras parceiras irão adicionar novos protocolos para deixar as viagens ainda mais seguras durante a retomada operacional.

Máscaras

De acordo com as novas diretrizes de saúde, é obrigatório o uso de máscaras nas viagens para a segurança de todos. Sendo assim, reforçamos a necessidade de que nossos usuários levem suas próprias máscaras esterilizadas para viajar, com trocas de 3 em 3 horas. As transportadoras parceiras disponibilizarão máscaras reserva para quem não tiver e, assim, garantir a segurança de todos usuários e motoristas.

Álcool gel 70%

A Buser irá oferecer, também, álcool gel 70% de brinde para que os nossos usuários possam higienizar as mãos com segurança sempre que acharem necessário ao longo das viagens. Também haverá dispenser com álcool gel ativado pelo pé em alguns pontos de embarque. Na entrada dos ônibus e dos banheiros, as empresas parceiras também irão alocar outros dispensers com álcool gel.

Medição de temperatura

Todos os usuários terão suas temperaturas medidas por termômetros infravermelho. Passageiros com temperatura até 37,8º poderão embarcar.

Maior distância entre passageiros 

Para garantir que os usuários não viagem próximos uns dos outros, ocuparemos apenas as poltronas da janela e limitaremos as vagas disponíveis para reserva no ônibus. Assim, iremos garantir mais espaço entre as pessoas, como recomendam os órgãos mundiais de saúde.

Cabines de sanitização

Em alguns pontos de embarque estará disponível uma cabine de sanitização individual que higieniza as pessoas que entram nela (uma por vez). Um sensor detecta a presença da pessoa e aciona a pulverização que dura 4 segundos. Isso tornará a viagem de todos ainda mais segura.

Reforço na limpeza

As transportadoras parceiras farão mudanças no processo de higienização dos ônibus após cada viagem realizada, incluindo estofados e encosto de cabeça, utilizando produtos aprovados e indicados pela Anvisa. Estamos acompanhando constantemente as diretrizes dos órgãos de saúde para a melhoria do processo a qualquer momento.

Marcações na fila de embarque

Para garantir organização e segurança na hora do embarque, haverá uma marcação no chão de alguns pontos de embarque com maior fluxo de pessoas. A marcação deverá ser respeitada por todos os usuários para que não haja proximidade entre as pessoas e aglomeração.

Motoristas fora da faixa de risco

Apenas motoristas fora do grupo de risco (idade ou doenças prévias) estão autorizados a fazer viagens intermediadas pela plataforma. 

Mas, Buser, além da higienização, o que mudou?

Bom, tudo mudou! O mundo não é mais o mesmo depois dessa pandemia e os nossos protocolos evoluíram. Além das profundas mudanças nos processos de higiene e segurança, não iremos retomar de imediato a oferta de todo e qualquer tipo de rota. O que isso quer dizer? Quer dizer que estamos conscientes da gravidade da Covid-19 e que a nossa prioridade será sempre garantir a segurança de todos. 

Estamos mantendo um alinhamento constante com as diretrizes municipais, estaduais, federais e respeitando todas as restrições necessárias. Sendo assim, não podemos garantir que todos farão a viagem que precisam em um primeiro momento.

Além disso, recomendamos que nossos usuários só viagem se isso for mesmo necessário. A retomada das operações tem como objetivo atender parte dos nossos clientes que precisam viajar de qualquer maneira e ficaram sem atendimento durante o período de isolamento. 

Ainda em dúvida?

Se a sua dúvida for sobre como se proteger melhor ao viajar de ônibus e como se manter seguro, você pode encontrar mais informações na página oficial da OMS (OPAS Brasil) e da Anvisa

Se a sua dúvida for sobre os direitos e deveres dos usuários Buser neste período de retomada. Acesse o nosso FAQ com perguntas e respostas frequentes.

Além disso, acompanhe o nosso site e blog e fique atualizado em relação aos ações da Buser sobre a Covid-19.

Dias melhores virão e quando isso acontecer estaremos prontos para cruzar o país. Enquanto não chegamos lá, se precisar mesmo viajar e com segurança, conte conosco! 

Buser adianta 2 mi às empresas parceiras durante a quarentena

Buser adianta 2 mi às empresas parceiras durante a quarentena

Estratégia quer garantir sustentabilidade das empresas de fretamento que operam pela plataforma e que estão com operações paralisadas

Para auxiliar as empresas de fretamento durante a quarentena devido a pandemia de Covid-19, a Buser ofereceu um adiantamento do pagamento das empresas parceiras sem taxas ou juros. Vale lembrar que a Buser paralisou totalmente suas operações desde o meio do mês de março para evitar o risco de contaminação entre seus usuários e a população em geral.

“A Buser possui um compromisso com a sociedade e a saúde das pessoas. Fomos a primeira empresa da área a parar as operações para evitar o risco de contaminação. De forma constante, avaliamos nossos planos de retomada e o faremos quando entendermos que temos um ambiente de segurança para nossos clientes, parceiros e colaboradores”, explica Marcelo Abritta, CEO da Buser.

Leia também: Presidente da Buser se pronuncia sobre Covid-19

O auxílio

A ajuda financeira concedida pela Buser serve de suporte aos empresários parceiros durante o período de suspensão das viagens. Enquanto não retornam às operações, eles recebem uma antecipação financeira para se prepararem para a retomada e manterem suas empresas sustentáveis. Para este fim, a Buser destinou 2 milhões de reais do seu caixa. 

Este suporte tem como objetivo incentivar os empresários parceiros a não demitirem seus motoristas, bem como funcionários que trabalham nas áreas administrativas, de serviços e manutenção. A expectativa é que a ação impacte direta e indiretamente mais de 300 famílias que fazem parte dos laços destes colaboradores.

Até agora, mais de 50 empresas de ônibus foram beneficiadas com o valor do primeiro lote de pagamentos e, nos próximos dias, mais adiantamentos serão feitos, priorizados de acordo com a necessidade. 

Além de proporcionar esse respaldo financeiro, a Buser não vai cobrar juros sobre o valor antecipado. Com o retorno das operações e conforme as viagens acontecerem, o valor será abatido de forma parcelada no decorrer dos meses, sem taxas ou encargos.

Saiba de todas as novidades da Buser acompanhando o nosso Blog.

Buser investe em novas tecnologias de segurança nas frotas parceiras

Buser investe em novas tecnologias de segurança nas frotas parceiras

Novas tecnologias de segurança como câmeras de fadiga, telemetria e sensores de cinto de segurança estão sendo implementadas nas frotas das empresas que trabalham com a plataforma

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 90% dos acidentes de trânsito são causados por falhas humanas. Ainda segundo a mesma organização, as principais causas de acidente são, respectivamente:

  • excesso de velocidade;
  • associação de bebida alcoólica e direção;
  • falta de uso de capacete, cinto de segurança e equipamento de retenção para crianças.

Com o objetivo de proporcionar mais segurança na condução dos veículos e para os passageiros, a Buser tem promovido investimentos em novas tecnologias de segurança para as empresas parceiras, como câmeras de fadiga, sensores de cinto de segurança e telemetria.“Trabalhamos com estratégias de segurança preventiva para evitarmos qualquer tipo de acidente e, para isso, usamos algumas tecnologias”, declara o head de segurança e operações da Buser Brasil, Rodrigo Souza.

Entenda melhor como funcionam tais tecnologias e que resultados elas trazem. Continue a leitura!

Câmera de fadiga

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET) em parceria com a Academia Brasileira de Neurologia e o Conselho Regional de Medicina indicou que cerca de 42% dos acidentes de trânsito estão relacionados ao sono. Assim, o cansaço é uma das principais causas de morte nas rodovias brasileiras.

Para evitar expor seus usuários a riscos desnecessários causados por sono, a Buser está implantando câmeras de fadiga em toda a frota. Tal câmera monitora os motoristas e traduz em parâmetros o nível de fadiga em que eles se encontram. 

Esses dados são mostrados de forma visual em gráficos que mudam de cor, entre verde, amarelo e vermelho. Sendo verde o motorista que apresenta níveis normais, amarelo representa que ele está em estado de fadiga e vermelho é um alerta de que o profissional não pode dirigir. Os gráficos são monitorados por uma central que funciona 24h por dia.

“Se o motorista entra em um nível de fadiga alto, o sistema fica vermelho e a equipe entra em contato com ele. Se for necessário, pode-se até enviar outro motorista para substituí-lo, mas a ideia é que eles não fiquem cansados e que não precisemos chegar a esse ponto”, declara Rodrigo Souza.

Ainda em 2020, 100% da frota das empresas precisará terá câmera de fadiga instalada para que sigam sendo parceiras da Buser.

Acompanhe as novidades do blog da Buser AQUI

Telemetria

Outra estratégia que tem sido utilizada pela Buser é a Telemetria. O sistema controla a velocidade dos ônibus e gera dados em tempo real, que também ficam plotados em gráficos. Assim, equipes de segurança podem fazer a gestão 24h por dia desses dados e dos motoristas junto às empresas parceiras. 

Essa gestão constante é um grande diferencial da Buser em relação ao mercado. “Monitoramos os motoristas a fim de diminuir a probabilidade de acidentes fazendo com que eles dirijam de forma mais prudente e segura. Para isso, atuamos com medidas corretivas para motoristas que dirigirem acima da velocidade permitida. Se algo fugir do planejado, veremos no sistema”, esclarece Rodrigo. 

Caso o motorista ultrapasse a velocidade de 90 km/h é ativado um aviso sonoro no veículo a fim de alertar o profissional. Através do sistema também é possível saber se um ônibus quebrou, se chegou ou saiu com atraso ou se passou do tempo de parada. 

Cinto de segurança com alerta

Uma pesquisa da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) feita no fim de 2019 concluiu que seis em cada dez passageiros de ônibus intermunicipais não usam o cinto de segurança.

Apesar de ser altamente difundida a informação de que o uso do cinto reduz os riscos de morte e de lesões graves, os passageiros resistem a usá-lo.

Com o objetivo de fazer com que seus clientes usem a proteção, a Buser está investindo, na frota de suas empresas parceiras, em uma tecnologia desenvolvida internamente que emite alertas sonoros e visuais caso o passageiro não esteja com o cinto. “Caso o usuário se sente no assento e não afivele o cinto em até um minuto e meio, vai soar um alarme sonoro e visual, com uma  luz vermelha. Assim, a equipe e até outros passageiros podem intervir. Queremos garantir que, caso ocorra uma fatalidade, todos estejam usando o cinto”, acrescenta Rodrigo.

Segurança: uma prioridade

Em cada ônibus existem, pelo menos, 40 vidas. Todos os dias, milhares de pessoas são transportadas com a intermediação da Buser. Assim, os investimentos em novas tecnologias de segurança estão só começando, pois a busca pela excelência vai continuar. “A segurança para a Buser é um valor e vai estar acima de qualquer outra coisa”, acrescenta o head de segurança e operações da Buser.

Quer ser nosso parceiro? Então entre em contato através do e-mail: savio.carissimo@buser.com.br. Quer viajar com com mais segurança e qualidade? Então acesse o nosso site AQUI e veja os nossos grupos.

Até logo!

Buser vai oferecer viagens de ida grátis para os usuários depois da quarentena

Buser vai oferecer viagens de ida grátis para os usuários depois da quarentena

Para promover reencontros entre as pessoas que se amam e estão distantes, empresa vai oferecer viagens grátis após o período de quarentena. Entenda!

A quarentena não tem sido fácil para ninguém, afinal, manter a distância de quem a gente ama não é algo comum ou prazeroso. Todo mundo está com saudade do amor, do pai, da mãe, do crush, da vó, cachorro, amiga… por isso a Buser resolveu dar uma força pra você!

Com a campanha “Saudade de Você” a Buser quer garantir que você reveja sua saudade dessa quarentena. Para isso, vamos oferecer viagens de ida grátis. Exatamente o que você leu: uma viagem for free, na faixa, R$0! A ida, tá?

Ah, mas quando vou poder viajar?

Não podemos afirmar quando. Em função da COVID-19, as nossas operações estão congeladas. A gente ainda não sabe quando as viagens vão voltar a acontecer, mas que tal já garantir o seu passe livre para matar a saudade de quem você ama? 

É simples! Para garantir, basta acessar o site www.buser.com.br e nos contar de onde para onde você quer ir e marcar três amigos. É rápido, mas as viagens grátis são limitadas. 🙂

Isso quer dizer que você tem que garantir a sua viagem o quanto antes.

E o regulamento?

Assim que tivermos uma previsão de retorno das operações da Buser enviaremos um e-mail ou SMS para todos os participantes da promoção com as instruções para que você faça a sua reserva.

Mas vai um spoiler… quem já viajou com a ida grátis na promoção Boomerang pode viajar gratuitamente de novo com essa.

Enquanto isso…

Nós da Buser também estamos com saudade de você e torcendo para que tudo isso passe logo, mas enquanto enfrentamos esse período tão difícil de quarentena queremos reforçar a importância de que você #FiqueEmCasa e se mantenha saudável e seguro, assim como os seus familiares. Logo logo estaremos de volta com muitas rotas para serem exploradas por esse brasilzão.

Até breve!

Leia também: Presidente da Buser se pronuncia sobre COVID -19

Cai decisão de sindicato de empresas que buscavam proibir a Buser de funcionar em SC

Cai decisão de sindicato de empresas que buscavam proibir a Buser de funcionar em SC

Buser conquista mais uma vitória na justiça para oferecer uma alternativa de transporte interurbano com qualidade e preços justos em Santa Catarina. Entenda!

O Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, em decisão do Desembargador Francisco José Rodrigues de Oliveira Neto, no último dia 26 de março suspendeu os efeitos de uma decisão contrária à Buser em processo que questiona a legalidade dos serviços prestados pela empresa.

A ação foi movida pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de Santa Catarina (SETPESC) para impedir que a Buser prestasse serviços do estado, alegando que a empresa faria transporte clandestino e ofereceria uma concorrência desleal.

Leia também: Buser ganha ação movida por empresa de transporte de passageiros, em São Paulo

Reconhecimento da legalidade

O desembargador entendeu que, de fato, a Buser não é uma empresa de transportes e limita-se a conectar as pessoas interessadas em fazerem um mesmo trajeto e companhias de fretamento.

“Portanto, o contrato social e o modus operandi descrito na inicial, o qual está exposto no site, corroboram com a tese lançada pela recorrente no sentido de que é uma plataforma tecnológica que permite conectar, de um lado, grupos de pessoas interessadas em viajar para um destino em comum e, de outro, um fornecedor de transporte privado na modalidade fretamento eventual – atividade bem distante daquela exercida pelas empresas responsáveis pelo transporte coletivo público”, pontua o magistrado em um trecho da sentença.

Além disso, o Desembargador julgou que o fato de não haver leis específicas sobre a forma de contratação dos serviços da Buser não torna a atuação da empresa ilegal.

“Portanto, o fato de não haver lei específica regulamentadora da atividade não faz com que, por este único motivo, ela seja considerada ilegal.” O magistrado ainda acrescentou que que não há ilegalidade uma vez que  “as viagens são realizadas mediante autorização do poder público”.

O Desembargador pontuou, também, que não há concorrência desleal, uma vez  que os serviços oferecidos pela Buser não fizeram com que houvesse uma queda na demanda das empresas tradicionais havendo prejuízo das mesmas. 

A decisão ainda destaca a diferença das viagens viabilizadas pela Buser e suas parceiras em relação às realizadas pelas empresas convencionais.

“Outra diferença existente entre as viagens realizadas pela Buser das realizadas pelas concessionárias de serviço de transporte público é que as de cunho privado não possuem a garantia da prestação, pois só ocorrem com quórum mínimo de interessados, ou seja, o risco de a viagem ocorrer ou não fica a cargo do contratante (…) não havendo a cobrança de passagem individual, mas apenas o rateio do custo envolvido na viagem contratada”. 

Todos contra o retrocesso

Essa foi mais uma vitória da Buser contra o retrocesso. Seguiremos firmes e fortes na busca pela democratização do transporte interurbano brasileiro e para oferecer um serviço com qualidade e preço justo em todo o Brasil.

Vale lembrar que as nossas operações estão paralisadas em virtude da COVID-19, mas assim que voltarmos a atuar, as viagens para o estado de Santa Catarina também voltarão a acontecer.

Acompanhe o Blog e saiba de todas as novidades da Buser!

Presidente da Buser se pronuncia sobre COVID-19

Presidente da Buser se pronuncia sobre COVID-19

A pandemia da COVID-19 está impactando a vida de todos os brasileiros, especialmente daqueles que dependem das empresas de transporte e turismo, seus clientes e colaboradores. Este é um momento sem precedentes no nosso país e no mundo.

Sendo assim, a Buser tem tomado todas as providências possíveis para conter a propagação do Coronavírus e seguido as recomendações das autoridades. Todos os dias surgem novas determinações, e o poder público tem imposto, acertadamente, um número crescente de restrições às viagens.

Como ficam nossas operações?

A Buser concorda com a extrema necessidade dessas restrições. Por isso, temos reduzido o número de viagens diariamente e a previsão é que elas sejam totalmente suspensas até sábado, 21 de Março. Todas as reservas serão comunicadas aos clientes e reembolsadas integralmente. Isso é triste para nós, que vínhamos crescendo 30% ao mês, mas haverá tempo para a retomada no futuro. É hora de sermos responsáveis.

Responsabilidade para com a população, parceiros e motoristas

Tomamos essa séria decisão como medida para ajudar a sociedade a superar este momento de crise. Nossa responsabilidade não é somente com nossos clientes e empresas parceiras, com mais de mil motoristas viajando diariamente pelo Brasil, mas também com toda a população. Todas as nossas decisões para conter o avanço do Coronavírus seguem as melhores práticas e exemplos mundiais. Na Europa, quase toda a frota de ônibus rodoviários já está parada.

Acho importante destacar que, apesar de estarmos inseridos no setor de transportes, um dos mais afetados pela crise, não pediremos ao governo nenhum tipo de auxílio específico. Acreditamos que os recursos públicos devem ser destinados à área de saúde, e saberemos lidar com a situação junto aos nossos parceiros de maneira independente.

Estamos criando um plano de ação para ajudar nossos parceiros a se manterem até voltarmos com as operações. É importante dizer que mais do que empresas, são pessoas e famílias que estão sendo impactadas financeiramente como consequência da pandemia. 

Parceiros, nossa equipe entrará em contato nos próximos dias.

Nossa missão continua

A Buser está pronta para voltar com as operações a qualquer momento com ainda mais força para a democratização do transporte interurbano no Brasil. Mais do que nunca, viagens mais baratas serão importantes para a retomada da economia do nosso país. Essa é a nossa missão.

Agradecemos a compreensão dos nossos usuários e nos comprometemos a manter ativos os nossos canais de informação durante todo este período. 

Contem com a Buser.

Marcelo Abritta


COMUNICADO SOBRE CORONAVÍRUS (COVID-19)

COMUNICADO SOBRE CORONAVÍRUS (COVID-19)

Atualização 17/03 11h:

Para ajudar a conter a propagação do Coronavírus e respeitando decisões de autoridades, a Buser poderá suspender a qualquer momento, viagens já confirmadas. Caso sua reserva seja cancelada/suspensa você será reembolsado automaticamente.

Atualização 17/03, 12:00:

Devido ao Decreto nº 46.973 publicado hoje Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro pelo Governador Wilson Witzel, todos os ônibus vindos de estados com casos de Coronavírus (Covid-19) confirmados serão impedidos de entrar no estado por 15 dias.

COMUNICADO

Em virtude da situação global de propagação do Coronavírus (COVID-19) e por considerar que saúde e segurança são valores inegociáveis, a Buser informa que está monitorando de perto a situação com o máximo de cuidado.

Estamos seguindo as diretrizes da Organização Mundial de Saúde e preparados para implementar qualquer nova diretriz sugerida pelas instituições responsáveis no Brasil e no mundo. 

O bem-estar e a saúde de nossos usuários, funcionários das empresas parceiras e motoristas são a nossa prioridade. No momento, os grupos estão funcionando normalmente, no entanto, por motivo de segurança, podem acontecer cancelamentos e suspensão de grupos já confirmados. Eventuais cancelamentos não terão custos para os usuários.

Reafirmamos que estamos à disposição para sanar eventuais dúvidas nos canais de suporte da Buser.

O que estamos fazendo?

  • Monitoramos todas as viagens realizadas em todo território brasileiro e estamos atentos às orientações das autoridades;
  • Além da limpeza dos ônibus realizada ao fim de cada viagem, estamos acompanhando as regulamentações e diretrizes do transporte rodoviário;
  • Reforçamos junto às empresas parceiras os procedimento de como agir para manter a segurança na viagem.

Recomendações gerais:

  • Lave frequentemente as mãos e as unhas com água e sabão por pelo menos 20 segundos, ou álcool gel, caso a primeira alternativa não seja possível;
  • Se estiver espirrando ou tossindo, use máscara;
  • Evite comer alimentos crus;
  • Evite o contato com pessoas com suspeita de contaminação pelo COVID-19;
  • Se você tiver sintomas e um histórico de ter estado perto de um caso confirmado ou em um país com casos confirmados nos últimos 14 dias, procure um centro de saúde o mais rápido possível. Pedimos, nesses casos, que você cancele suas reservas para a segurança dos demais passageiros.

Cancelamentos e remarcações

Nossa política de cancelamento, reembolso e remarcação sem taxas continua válida para todos os usuários.

Recomendamos que idosos, pessoas com doença crônica ou sintomas característicos da doença cancelem ou adiem sua viagem.

ATENÇÃO: qualquer SUSPENSÃO de viagem já confirmada será comunicada ao usuário com antecedência de, pelo menos, três dias.

Caso reste alguma dúvida, confira a aba “Me Ajuda” do nosso site. https://www.buser.com.br/ajuda/coronavirus-covid-19

*Se você desejar cancelar uma viagem é so ir no menu “Viagens”, em seguida clicar na viagem que deseja cancelar e apertar o botão “Cancelar reserva”. Para remarcar/mudar de grupo basta cancelar a reserva atual (sem multa). O saldo ficará disponível na “Carteira” e poderá ser utilizado na realização de nova reserva.

Se ainda restar dúvidas sobre a nossa política de reembolso, clique AQUI.

A Buser reforça o compromisso que tem com a população brasileira e recomenda que, antes de viajar, é necessário atentar-se para os cuidados recomendados pela Organização Mundial de Saúde  organizados nesta cartilha do Hospital Albert Einstein.

Equipe Buser