fbpx

Veja 5 cidades históricas do Brasil que você deve conhecer!

7 minutos para ler

Conheça 5 cidades históricas do Brasil que te inspiram a conhecer mais sobre o desenvolvimento do país.

É um viajante nato e quer conhecer lugares novos? As cidades históricas do Brasil são ótimas opções de viagens para amantes de história. Afinal, o Brasil é um país cheio de encantos. Suas paisagens naturais e as construções arquitetônicas de séculos atrás encantam os turistas ao redor do país.

Algumas cidades, porém, guardam acervos da história do país. Ao visitá-las, você retorna ao passado desde ao observar os casarões a passear pelas ruas de pedras. Muitos desses municípios são considerados patrimônio histórico do país por entidades como a Unesco. Isso porque são importantes para a conservação da história do país.

Por isso, neste texto, vamos abordar 5 cidades históricas que você precisa conhecer. Continue acompanhando e anote para montar o seu próximo roteiro. Boa leitura!

Como escolher a cidade histórica no Brasil perfeita para visitar?

Ao decidir viajar, você precisa decidir algumas coisas. A primeira delas é escolher qual será o objetivo da viagem. Em seguida, você consegue escolher o destino ideal. Com isso, se você optou por uma viagem com aventura, pode escolher acampar. Agora, se você gosta de arte e história, a escolha perfeita é por uma das cidades históricas do Brasil.

Caso você tenha decidido viajar para lugares que vão te apresentar mais sobre a história do país, algumas regiões têm inúmeras cidades consideradas patrimônio cultural. A região sudeste, principalmente os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, estão repletos de cultura, arquitetura e história. Conheça as 5 principais cidades históricas do Brasil.

1. Diamantina – MG

Declarada patrimônio cultural da humanidade pela Unesco, em 1999, Diamantina é a terra natal do ex-presidente Juscelino Kubitschek. A cidade é conhecida por sua arquitetura de becos, casarões e igrejas com estilos coloniais e barrocos. Essas construções recontam a história dos anos do Ciclo do Ouro no Brasil.

Devido a sua construção ao pé de montanhas, a cidade é encantadora e um cenário perfeito para fotos. Com todas essas atrações, Diamantina recebe milhares de pessoas por ano, que vão em busca de conhecer mais sobre a história do país. As principais atrações da cidade, são:

  • Garimpo real;
  • Igreja de Nossa Senhora do Carmo;
  • Igreja São Francisco de Assis;
  • Casa de Juscelino Kubitschek;
  • Centro histórico.

2. Ouro Preto – MG

Ouro Preto é um dos principais destinos turísticos do país e, devido a sua deslumbrante arquitetura, é um Patrimônio Cultural da Humanidade, pela Unesco. O centro é repleto de ladeiras, além das românticas vielas. O pano de fundo de tirar o folego são as paisagens cheias de montanhas da Serra do Espinhaço.

A cidade é um polo estudantil, o que deixa as suas ruas muito bem conservadas cheias de universitários durante os dias. O carnaval é um grande destaque para o turismo local. Isso porque inúmeros turistas escolhem a data para aproveitar as belezas arquitetônicas da cidade. As principais atrações da cidade, são:

  • Centro histórico;
  • Museu da Inconfidência;
  • Casa dos contos;
  • Igreja de São Francisco de Assis;
  • Matriz de Nossa Senhora do Pilar. 

3. Tiradentes – MG

Conhecida como antigamente, como Arraial Velho de Santo Antônio, a cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, é destaque entre as cidades históricas do Brasil. Por esse motivo, é parada obrigatória para os amantes de história, sendo uma das cidades mais bem conservadas do país, mantendo as origens belas de suas construções.

Tiradentes é muito conhecida pelo turismo religioso, devido as suas igrejas e ao Museu da Liturgia. Entretanto, há inúmeros programas que podem ser feitos pela cidade. Um deles é o passeio de charrete pelas famosas ruas de pedras. Além disso, a gastronomia mineira pode ser apreciada, já que há vários restaurantes típicos na região. Alguns pontos turísticos de destaque da cidade, são:

  • Matriz de Santo Antônio;
  • Capela São Francisco de Paula;
  • Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos;
  • Chafariz de São José;
  • Museu Casa Padre Toledo;
  • Centro histórico.

4. Petrópolis – RJ

Localizada na região serrana do Rio de Janeiro, Petrópolis foi a cidade escolhida por Dom Pedro II para a construção de uma casa de verão. Hoje, a construção é o Museu Imperial, que guarda diversas recordações do período do reinado de Dom Pedro II. Sendo assim, o município é uma opção de destino para os amantes da história brasileira.

A boa gastronomia e o conforto também são pontos fortes de Petrópolis. Isso porque a cidade construída em meio as montanhas, está repleta de pousadas que refletem todo o charme e conforto do local, fazendo com que os turistas tenham uma ótima experiência. Alguns locais que você não pode deixar de ir, são:

  • Museu Imperial;
  • Museu da Cervejaria Bohemia;
  • Catedral de São Pedro de Alcântara;
  • Mausoléu Imperial.

5. Paraty – RJ

A cidade de Paraty foi fundada em 1667 ao redor da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios. Devido ao seu centro histórico ser um dos mais românticos do país, a cidade é uma ótima opção de viajem a dois. Ou seja, se o seu desejo é visitar um lugar que mescla história e romance, Paraty é a melhor opção.

Com suas ruas de pedras, a cidade é uma ótima pedida para quem deseja aventura, além de passeios de barco pelas praias da cidade. As casas coloniais são conservadas, o que permite uma volta ao passado. Um destaque atual de Paraty é a Festa Literária Internacional, a famosa Flip, que é considerado um dos eventos literários mais importantes do país. Os destaques da cidade são:

  • Igreja Matriz;
  • Igreja de Santa Rita;
  • Museu de Arte Sacra de Paraty;
  • Centro histórico;
  • Saco do Mamanguá;
  • Praias (o passeio de barco é a melhor escolha para conhecer as belas praias do município).

Por que conhecer as cidades históricas do Brasil?

Um dos motivos para conhecer qualquer uma das cidades citadas acima, é aprender mais sobre a nossa história. Afinal, o Brasil é um país rico em história e cada uma dessas cidades fizeram parte de um momento importante para o desenvolvimento do país.

Além disso, viajar faz bem para respirar novos ares e conhecer lugares. Por isso, se você gosta de aventura pode optar por uma dessas cidades históricas do Brasil e viva o que elas oferecem de melhor. Seja uma imersão na história, as praias de tirar o fôlego ou, até mesmo, a boa gastronomia. 

Neste texto, apresentamos 5 cidades históricas do Brasil que você não pode deixar de conhecer. A região sudeste do país tem inúmeras opções de destinos para o turismo histórico. Por isso, milhares de turistas optam por conhecer esses lugares, devido a bagagem de conhecimento adquirem. Além disso, o objetivo principal de viajar é descansar e renovar as energias, e esses destinos são perfeitos para isso.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais! 

Conheça com a Buser as principais cidades históricas do Brasil:

  1. Diamantina – MG
  2. Petrópolis – RJ
  3. Paraty – RJ

E aí, curtiu o conteúdo?

Clique nas estrelas

Como você curtiu esse post...

Siga nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido bom para você!

Queremos sempre melhorar nossos posts!

Sua opinião é importante, o que podemos mudar neste post?

Posts relacionados