Calcular viagem: guia completo de como estimar seus gastos!

11 minutos para ler

Calcular viagem? Descubra como calcular os gastos da sua viagem e entender a importância disso? Confira este post!

No início do ano o desejo de viajar só aumenta, não é mesmo? Mas é preciso ser cuidadoso e planejar bem antes de pegar a estrada, isso se você não quiser ter surpresas desagradáveis e esbarrar com imprevistos que muitas vezes podem sair bem caros. Portanto, é preciso saber calcular a viagem.

Para isso, é necessário incluir todos os gastos com o percurso, a estadia e os custos extras. Apesar de não existir uma fórmula pronta, não é preciso se desesperar. Incluindo alguns itens indispensáveis na sua lista, você já vai poder tirar férias com a tranquilidade que a ocasião exige e fazer uma boa viagem.

Gastos com locomoção, hospedagem, alimentação, lazer e necessidades básicas são alguns dos itens que devem ser levados em consideração. Pensando nisso, preparamos este artigo completo para você saber como calcular uma viagem e começar a planejar a sua agora mesmo. Vamos lá!

Qual a importância de calcular uma viagem?

Uma viagem, seja qual for o destino, exige um nível deplanejamento para que tudo ocorra da maneira sonhada e para que imprevistos não atrapalhem o roteiro definido. Para quem vai viajar de carro, esse planejamento deve ser ainda mais meticuloso e englobar fatores técnicos do veículo, já que a segurança durante a viagem depende em grande parte da condução e das condições do carro. Não é hora de economizar esforços.

Por isso, não é hora de se restringir na pesquisa da viagem. Ao decidir o seu destino, busque todas as alternativas possíveis para suprir as suas necessidades. A escolha da melhor rota, para quem vai viajar de carro, é fundamental. Algumas rodovias são mais curtas e podem economizar tempo; outras já são mais longas, mas têm uma infraestrutura mais preparada e geram um desgaste menor no automóvel.

Além disso, sabendo a distância percorrida e o tempo que será gasto com a locomoção, é mais fácil estimar o combustível necessário, os pedágios que se encontram no percurso e a quantidade de paradas para alimentação e repouso, caso seja necessário.

Só quem já teve imprevistos durante uma viagem entende que isso pode gerar alguns gastos extras que muitas vezes inviabilizam a continuidade do passeio. Por isso é tão importante calculá-la e planejar tudo que é necessário para evitar transtornos. Ainda, quando não sabemos o custo de uma viagem, alguns destinos incríveis podem parecer inacessíveis por conta de mitos e falta de planejamento.

Como calcular a viagem?

Como já sabemos, não existe uma fórmula para realizar o cálculo. Tudo depende muito do perfil de quem está viajando. Algumas pessoas preferem mais conforto e comodidade,já outras preferem uma trip mais autônoma e viagens com menos luxo. Há ainda quem goste de utilizar os benefícios de uma viagem de ônibus, outros já curtem pegar a estrada de carro.

Ainda assim, podemos estimar o cálculo da viagem fazendo o levantamento de tudo que será preciso para conhecer o tão sonhado destino. Como adiantamos, hospedagem, transporte, alimentação e lazer, além dos gastos extras, são alguns dos itens que quase todo viajante vai precisar para desfrutar das férias.

Portanto, defina o seu destino, identifique a melhor maneira de chegar até ele e como se locomover na região. Saiba onde serão feitas as principais refeições, pesquise sobre os pontos turísticos desejados, encontre a hospedagem ideal e tenha uma renda mínima para gastos extras (medicamentos, lembrancinhas, acessórios, aquele passeio imperdível que não estava no roteiro etc).

Para facilitar o calculo da viagem, coloque no papel ou em apps especializados todos os gastos necessários para que ela seja realizada. A ideia é tentar ser o mais meticuloso possível nesse momento. Dessa forma, você vai conseguir tirar muito mais proveito das férias. Para quem vai viajar de carro, é preciso incluir o período que antecede a viagem, pensando na revisão, na manutenção prévia do veículo e na documentação do condutor e do automóvel.

Quais itens considerar para calcular os gastos de uma viagem de carro?

Para os viajantes que amam a estrada e gostam de dirigir até o destino, é preciso tomar alguns cuidados para evitar imprevistos e transtornos, ainda mais quando o percurso é mais longo e vai exigir muito mais do motorista. Lembre-se de que, quanto mais distante a viagem, maiores serão os gastos na estrada e maior o tempo necessário para realizar o trajeto.

Veja a seguir alguns itens importantes.

Gasto com combustível

Um dos maiores custos para esse perfil de viajante será com o combustível. Para iniciar, é preciso saber qual o gasto que o seu carro demanda durante o dia a dia. Ou seja, quantos litros por km o veículo consome. Caso o carro não seja próprio, basta pesquisar o ano e o modelo na internet que você vai encontrar uma estimativa confiável.

Depois, é preciso saber a quilometragem que será percorrida. Com o auxílio do Google Maps ou Waze, fica mais fácil descobrir esse dado. Depois, subtraindo a distância percorrida pelo consumo médio do carro, teremos a quantidade de combustível necessária. Aí, é só multiplicar pelo valor da gasolina na sua cidade. Não se esqueça de averiguar os melhores locais para abastecer durante o percurso, os preços costumam variar por estado.

Gasto com pedágios

Deixar de calcular a quantidade de pedágios e o valor cobrado por eles pode ser um divisor de águas entre uma viagem tranquila ou mais apertada financeiramente. Os valores são variáveis e consideráveis para quem já terá outros gastos no destino, e é preciso incluí-los no calculo da viagem. Não se esqueça de somar os pedágios da ida e da volta, além de pesquisar por alternativas de pagamento.

Com algumas ferramentas online e sites, você consegue mapear os pedágios que se encontram no trajeto, os valores cobrados e estimar o gasto total.

Revisão do carro

A atenção com as condições do carro deve ser levada muito a sério. A qualidade das estradas varia, e o condutor dividirá o espaço com motoristas que podem não ser tão prudentes. Por isso, é importante se certificar de que o carro estará em bom estado.

Powered by Rock Convert

Inclua na revisão os seguintes fatores:

  • pneus em boas condições;
  • triângulo, macaco e chave de roda no veículo;
  • alinhamento da suspensão e balanceamento da roda;
  • sistema elétrico funcionando;
  • freios, amortecedores e rodas revisados;
  • documentação em dia.

Paradas e refeições

Nem o mais hábil dos motoristas consegue percorrer grandes distâncias sem uma ou duas paradas no caminho, correto? Por isso, é preciso estipular onde serão feitas essas paradas e em quais regiões. Além disso, inclua na pesquisa alguns pontos de paradas que sejam mais econômicos, geralmente aqueles menos tradicionais; ou aqueles mais completos, dependendo do perfil de cada viajante.

As paradas podem ser feitas para abastecer e fazer alguma checagem no carro e/ou para a alimentação no geral: café da manhã, almoço, lanche/cafezinho ou jantar. Se a distância é grande, é possível cogitar um pernoite em algum local entre o percurso estipulado.

São muitos os cuidados para quem quer fazer uma viagem de carro, mas com uma boa pesquisa e atenção, é possível calcular a viagem e garantir bons momentos. Existem, ainda, outras opções para quem quer pegar a estrada, como as viagens realizadas de ônibus, que costumam ser bem vantajosas e acessíveis.

Como comparar uma viagem de carro com uma de ônibus?

Para quem está planejando uma viagem, pode surgir uma dúvida bem comum: viajar de carro ou ônibus? As duas opções podem ser vantajosas de acordo com o perfil de cada viajante. Logo, é preciso levar alguns fatores em consideração para escolher a melhor alternativa para você.

Para iniciar, é preciso entender se haverá um ou mais motoristas habilidosos para pegar a estrada de carro. Isso porque é preciso ter atenção redobrada durante o percurso, e algumas vezes trocar de motorista ou mesmo parar para descansar pode ser indispensável. As viagens feitas com empresas de ônibus capacitadas costumam contar com motoristas profissionais que se revezam durante o trajeto.

O tempo disponível para a viagem também é fundamental, pois quando viajamos de carro o desgaste do trajeto pode ser significativo e requerer um descanso merecido no destino. As viagens de ônibus costumam proporcionar momentos de descanso e tranquilidade, no entanto, podem diminuir a autonomia do viajante no local escolhido.

São muitos os prós e os contras, mas ambas as opções vão proporcionar momentos incríveis de lazer. Para auxiliar na escolha do transporte da viagem, vamos apresentar as vantagens das duas opções. Confira.

Quem viaja de ônibus pode contar com:

  • motoristas profissionais;
  • tranquilidade no percurso;
  • momentos de descanso até o destino;
  • valor único na passagem, sem precisar se preocupar com revisão de carro, pedágio etc;
  • conforto e comodidade na viagem.

Quem viaja de carro pode contar com:

  • autonomia de locomoção;
  • viajar com mais pessoas;
  • conhecer locais fora do roteiro estipulado;
  • conforto e comodidade na viagem.

É importante considerar as duas opções ao calcular a viagem. Como ambas apresentam vantagens e desvantagens, o valor mais acessível pode ser determinante para possibilitar o passeio desejado. Além disso, veja qual das opções será mais confortável e vai garantir o melhor aproveitamento da sua viagem no destino escolhido.

É possível ter uma viagem de ônibus confortável?

Algumas pessoas não estão acostumadas com as tradicionais viagens de ônibus e por isso, não se sentem muito confortáveis ou desconhecem as principais vantagens de fazer o trajeto dessa forma. No entanto, além de ser uma opção segura, é possível encontrar muito conforto e preços acessíveis, além da possibilidade de fazer a reserva e o pagamento online.

Para realizar uma viagem de ônibus, não é preciso se preocupar com a estrada, já que a direção fica sob a responsabilidade de profissionais capacitados e que se revezam durante o caminho. Alguns veículos disponíveis contam com telemetria (que controla a velocidade do ônibus em tempo real) e câmera de fadiga.

Ao pesquisar por passagens, a maioria das companhias oferece diferentes categorias de poltrona: executivo, semi-leito, leito e cama. Isso proporciona ao viajante momentos confortáveis para dormir na viagem e a garantia de chegar descansado ao destino. Os preços cobrados pelas passagens costumam ser muito mais vantajosos. Inclusive, com a Buser, as viagens costumam sair até 60% mais baratas.

Como escolher a melhor empresa de ônibus para viajar

Se você se interessou pelas vantagens de viajar de ônibus e busca por uma alternativa, inclua essa modalidade de transporte ao calcular a viagem e entenda na prática as suas vantagens. Além disso, a fim de escolher a melhor empresa de ônibus para as suas férias, leve em consideração alguns fatores.

Certifique-se de que é uma companhia confiável e que oferece um serviço com segurança e conforto, além de estar devidamente regulamentada. Essas informações podem ser encontradas nas redes sociais, site e blog das empresas. Os modelos dos ônibus, a facilidade de reservar e os tipos de poltrona também devem ser levados em conta. E, é claro, confira os preços cobrados. Afinal, além de confortável, essa opção pode ser sinônimo de viajar barato.

Conhecer novos destinos, visitar familiares e pessoas queridas ou apenas fazer uma viagem sozinho exige um preparo, e é preciso saber realizar um planejamento de viagem. Portanto, seja cuidadoso em todas as etapas e lembre-se de ter um checklist para não se esquecer de nada durante os preparativos.

Coloque no papel todos os gastos necessários. Se for realizar o trajeto de carro, não se esqueça de que combustível, pedágio, alimentação, manutenção e possíveis paradas devem fazer parte do plano ao calcular a viagem. Considere outras opções, como as viagens de ônibus, e veja qual delas melhor atende aos seus desejos. A pesquisa será um importante mecanismo para testar a viabilidade do passeio.

Então, ainda restou alguma dúvida sobre o assunto? É bem simples, nossa equipe está pronta para te ajudar. Basta entrar em contato com a gente por aqui!

Posts relacionados