6 destinos a região Sudeste do Brasil que você não pode perder

13 minutos para ler

Descubra quais são os 6 destinos da região sudeste do Brasil e por que você não pode deixar de conhecê-los

Você já pensou em conhecer os destinos da região Sudeste do Brasil? O Sudeste é a região mais industrializada e urbanizada do Brasil e boa parte das maiores empresas instaladas no país tem sede na região, mas o local também conta com diferentes atrações turísticas.

A região Sudeste se diferencia das demais regiões do Brasil porque ele reúne diferentes características em seus quatro estados — Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo —, como praias, montanhas, cachoeiras, locais históricos e cidades urbanizadas.

Se você tem interesse em conhecer os destinos do sudeste do Brasil, continue a leitura deste post e confira todos os detalhes. Não deixe de conhecer as belezas dessa região!

Características da região Sudeste do Brasil

A região Sudeste do Brasil é uma das regiões mais completas quando o assunto é turismo e conta com características distintas em seus estados, além de ter ampla oferta de restaurantes, a maior rede hoteleira do país, excelente infraestrutura, entretenimento e comércio. A seguir, vamos apresentar algumas de suas principais características.

Clima

No caso do clima, por exemplo, as regiões litorâneas apresentam temperaturas mais elevadas do que nas áreas de maior altitude — razão pela qual cidades como Santos e Rio de Janeiro são mais quentes do que Belo Horizonte e São Paulo, por exemplo.

Contudo, a região sudeste também conta com cidades montanhosas que apresentam até mesmo temperaturas negativas no inverno com a formação temporária de geadas. É o caso, por exemplo, de Campos do Jordão, em São Paulo, cidade que se localiza na serra da Mantiqueira e apresenta altitude superior a 1.500 metros.

População

A região Sudeste é a mais populosa e a mais povoada do país, especialmente em razão da maior oferta de empregos em suas cidades, contando com duas metrópoles globais (São Paulo e Rio de Janeiro) e uma metrópole nacional (Belo Horizonte).

O sudeste apresenta grande diversidade étnica, uma vez que desde o início de seu povoamento a região recebeu grande variedade de povos que vieram do exterior, como imigrantes italianos, japoneses, entre outros, além de pessoas das demais regiões do Brasil, como os nordestinos e os sulistas.

Nas últimas décadas, o sudeste também passou a receber imigrantes de outros países, como os chineses, bolivianos, coreanos, paraguaios, haitianos e peruanos. Essa grande diversidade faz com que a região seja a junção de diferentes culturas.

Motivos para conhecer

Não faltam motivos para conhecer o Sudeste, afinal, a região que engloba 4 estados diferentes oferece experiências culturais, paisagens naturais inesquecíveis e cenário urbano com diversas atrações. Confira, a seguir, diferentes motivos para conhecer o Sudeste!

Cidades Históricas

No Sudeste estão localizadas algumas das cidades mais antigas do Brasil e há, até os dias de hoje, diversos patrimônios culturais e arquitetônico que ainda estão preservados. O Rio de Janeiro, por exemplo, foi a capital do Brasil por aproximadamente 200 anos e ainda conta com importantes prédios históricos, como o Mosteiro de São Bento, fundado em 1590.

No estado do Rio de Janeiro há, também, a bela cidade de Paraty que além de belas praias também apresenta um Centro Histórico conservado, com diferentes construções do período colonial.

No quesito cidades históricas, o estado que merece destaque é MG, afinal, lá é possível encontrar verdadeiros tesouros artísticos e arquitetônicos nas cidades do interior de Minas Gerais, como casarões e igrejas do período colonial. Alguns dos municípios mais famosos para esse tipo de turismo são Mariana, Ouro Preto, Diamantina e Tiradentes.

Praias

Não faltam belas praias no Sudeste, sendo que algumas das mais famosas do Brasil estão por aqui, como a praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Contudo, além da orla da capital do estado o RJ também tem outras cidades que se destacam no quesito praia, como Cabo Frio e Angra dos Reis — locais com paisagens impressionantes!

Já o extenso litoral do Espírito Santo, com mais de 400 quilômetros de extensão, conta com dunas, trechos de Mata, baías e enseadas, com águas calmas e transparentes. Entre os destinos mais famosos estão Guarapari, Vitória e Vila Velha.

São Paulo, por sua vez, também tem belas cidades litorâneas rodeadas pela Mata Atlântica que merecem destaque, como São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba.

Serras

Para aqueles que preferem o frio, no Sudeste também existem ótimas opções que são ideais para conhecer nos meses de inverno. Em São Paulo, os principais destaques são Campos do Jordão e Serra Negra.

Já no Rio de Janeiro a região serrana tem cidades que guardam lembranças do Brasil Império, como Petrópolis e Teresópolis, ou ares europeus em Nova Friburgo. Em Minas, as regiões montanhosas se localizam no sul do estado, como em Gonçalves e Monte Verde.

O Espírito Santo também tem uma bonita região serrana e não fica atrás dos estados vizinhos, sendo representado pelas cidades de Domingos Martins e Afonso Cláudio.

Eventos

O calendário de eventos do Sudeste é um dos mais agitados do país e tem diversas atrações! Ao longo do ano existem grandes eventos como GP de Fórmula 1 no autódromo de Interlagos, jogos de futebol em grandes estádios como o Maracanã, São Paulo Fashion Week, Bienal do Livro, entre outros.

Na virada do ano no Sudeste também estão localizadas duas festas muito famosas e que recebem milhões de pessoas: o show de fogos da praia de Copacabana e da Avenida Paulista. Já na época do Carnaval em São Paulo e no Rio de Janeira há os desfiles das escolas de samba.

Planejamento da viagem

Ao planejar uma viagem para o Sudeste, existem alguns quesitos que devem ser considerados, especialmente o que você espera de sua viagem. Se você pretende curtir as praias da região, por exemplo, a melhor época para viajar é no verão, mas se a sua preferência são as cidades nas montanhas o inverno é a melhor opção.

Durante o planejamento da viagem também é importante se preocupar com itens como hospedagem, orçamento, como chegar ao seu destino, os passeios que você pretende fazer e seus respectivos ingressos, entre outros quesitos.

No quesito hospedagem a região Sudeste, de maneira geral, conta com diversas opções que vão desde hostels a hotéis com várias estrelas e resorts. Há, ainda, a opção de alugar uma casa por temporada, a depender do destino.

Também é preciso pensar em como você vai chegar ao seu destino, de carro, ônibus ou avião. De maneira geral, o ônibus costuma ser a melhor opção para as viagens, pois permite que todos os viajantes descansem durante o trajeto, além de ser mais barato e mais prático do que as demais opções.

Outro ponto relevante é montar o roteiro de sua viagem considerando o seu orçamento, os pontos turísticos que você pretende conhecer e o valor de seus ingressos. Nesse momento, é interessante verificar a possibilidade de comprar os tickets online a fim de evitar filas e economizar tempo.

Esse é momento, também, de analisar as opções gastronômicas do seu destino, verificar quais são os melhores restaurantes da região e as suas comidas típicas para não deixar de experimentar nenhuma das delícias do local.

Por fim, é preciso considerar, ainda, como vai ser a sua locomoção no local. Existem lugares em que alugar um carro costuma ser mais vantajoso, em outros usar táxi e Uber pode ser a melhor opção. Algumas cidades contam com ônibus de turismo que são interessantes para as pessoas que desejam conhecer diversos pontos turísticos.

Melhores destinos

Agora que você já sabe como fazer o seu planejamento e conhece detalhes importantes sobre a região Sudeste, chegou o momento de apresentarmos 6 destinos para ajudá-lo a decidir qual vai ser a sua próxima viagem!

1. Belo Horizonte — MG

Belo Horizonte, apesar de ser a capital mineira, ainda mantém ares de uma cidade do interior, apesar dos seus mais de 2,5 milhões de habitantes. A capital mineira tem atrações para todos os gostos, bolsos e paladares.

Seja a trabalho ou em uma visita a lazer, determinadas atrações são imprescindíveis para quem visita BH pela primeira vez, como o Mercado Central, um verdadeiro parque de diversões de sabores e aromas — não deixe de comprar o famoso queijo mineiro e uma boa goiabada!

Em Belo Horizonte também é possível encontrar uma bela arquitetura, com muitas obras de Oscar Niemeyer. Entre as suas atrações estão os museus, a Lagoa da Pampulha, as praças e, é claro, os bares — a capital conta com mais de 14 mil estabelecimentos!

2. Cabo Frio — RJ

Cabo Frio é uma bela cidade litorânea na Região dos Lagos, Rio de Janeiro, que conta areia branca e mar cristalino que é vizinha de famosas cidades, como Búzios e Arraial do Cabo.

Viajar para Cabo Frio é uma ótima opção para as pessoas que desejam fugir das multidões de Arraial do Cabo e dos altos preços de Búzios. Além disso, as cidades são tão próximas que é possível conhecê-las na mesma viagem.

Cabo Frio costuma proporcionar uma experiência menos dependente de agências ou tours em grupo e, por essa razão, o viajante não precisa se preocupar em fechar passeios com antecedência, pois as atrações da cidade podem ser visitadas por conta própria.

3. Ouro Preto — MG

Ouro Preto conta com uma arquitetura maravilhosa no estilo colonial em seu centro histórico. Não há como não se impressionar com as construções da cidade que, em geral, são coloridas e bem preservadas.

Ao caminhar pelas ruas da cidade a sensação é a de que ainda estamos no século XVIII, época em que a região foi uma das mais importantes do Brasil. Ouro Preto tem, ainda, marcantes igrejas históricas.

4. Vitória — ES

Vitória, capital do Espírito Santo, é uma cidade litorânea que além de belas praias também tem famosos pontos turísticos, como o Convento da Penha, construído entre 1558 e 1658, que se localiza no alto de um penhasco e proporciona uma bela vista aos seus visitantes.

Para curtir a noite capixaba, a região chamada de Triângulo das Bermudas é a mais indicada, já que a área conta com diversos bares e restaurantes em que é possível provar a famosa moqueca capixaba. A orla da Praia de Camburi também é uma atração da cidade, com excelente estrutura e opções de lazer, como academias ao ar livre.

5. São Paulo — SP

São Paulo, é uma cidade referência nos quesitos rede hoteleira e atrações turísticas, com atrativos como o Pátio do Colégio, Mercado Municipal, Parque do Ibirapuera, MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand), museu do Ipiranga, bairro da Liberdade e a famosa Avenida Paulista.

A cidade também figura entre os principais roteiros gastronômicos do Brasil, uma vez que conta com inúmeros restaurantes, sendo possível experimentar a culinária das mais diversas regiões do mundo!

6. Rio de Janeiro — RJ

Já a cidade do Rio de Janeiro é um destino famoso mundialmente, com belezas naturais como a Floresta da Tijuca, orla charmosa que inclui Copacabana e Ipanema e, é claro, atrações turísticas como Pão de Açúcar e Cristo Redentor.

Escolha dos destinos ideais

Para escolher o destino ideal é imprescindível que o viajante analise as suas expectativas com a viagem, pois, como vimos, os destinos da região sudeste do Brasil são capazes de agradar a todos os gostos.

Se você quer curtir um mar de águas quentes, aproveitar uma saborosa culinária e conhecer um local em que a qualidade está entre as melhores do Brasil o Espírito Santo é o lugar ideal. Entre as principais cidades do estado podemos citar Vitória, Guarapari e Vila Velha.

Contudo, se o seu desejo é curtir um clima de interior, conhecer cidades históricas e belas construções, Minas Gerais costuma surpreender os seus visitantes com muita arte, cultura simpatia arte e gastronomia sem igual.

Já o Rio de Janeiro tem paisagens de tirar o fôlego, belas praias e exuberante natureza tanto na sua capital quanto das demais cidades do estado, como em Cabo Frio, além de contar, é claro, com atrações turísticas incríveis e mundialmente famosas.

São Paulo, o estado mais rico do país, apresenta qualidade nos serviços e excelente infraestrutura de turismo, além de uma gama enorme de atrações. É possível encontrar agito e atrações 24 horas na capital, belas praias no litoral e calmaria no interior, agradando a todos os gostos.

Razões para viajar de ônibus

Viajar de ônibus apresenta diversas vantagens, afinal, dirigir horas na estrada costuma ser cansativo para quem não está acostumado e preparado para isso. Além disso, ao optar por viajar de carro é preciso considerar, ainda, o preço da gasolina e os pedágios que devem ser pagos, tanto na ida quanto na volta.

Já com relação ao avião, apesar de ser um meio de transporte mais rápido, é preciso considerar que muito mais burocrático embarcar em um aeroporto e, por essa razão, o passageiro precisa chegar com antecedência de horas, além de haver limite de peso de bagagem, por exemplo.

No caso da viagem de ônibus, são algumas das suas principais vantagens:

  • mais conforto e comodidade, pois durante a viagem é possível assistir a filmes e séries, mexer no celular, dormir etc.;
  • menos gastos, levando em conta que é preciso pagar somente a passagem;
  • mais tranquilidade, não é preciso se preocupar com a condução na estrada;
  • há um bagageiro em que as malas se acomodam melhor;
  • maior segurança, pois o veículo é conduzido por um motorista profissional;
  • diversificação na saída dos ônibus.

Agora que você já conhece os destinos da região sudeste do Brasil, deve estar com vontade de programar uma viagem para uma de suas atrações, não é mesmo? Então, descubra como funciona a Buser para tornar sua viagem mais prática e econômica!

Se você gostou das nossas dicas, compartilhe este post em suas redes sociais e divida com os seus amigos os 6 destinos da região sudeste do Brasil!

Confira os destinos que a Buser trabalha e reserve agora a sua viagem para conhecer os destinos a região Sudeste do Brasil!

  1. Vitória.
Posts relacionados