fbpx

11 cidades religiosas do Brasil para você conhecer

13 minutos para ler

Conheça as principais cidades religiosas brasileiras e programe a próxima viagem para unir fé e diversão

Além de expressar a fé e a devoção dos viajantes, o turismo religioso proporciona a oportunidade de conhecer culturas e paisagens diferentes, em momentos de lazer e de descanso. O Brasil é um país extremamente rico nesse quesito, com diversas opções de cidades religiosas e eventos tradicionais ligados às crenças locais.

Os principais destinos são católicos, com santuários e eventos cristãos de grande importância para os fiéis. Mas, embora muitos desconheçam, existem locais no Brasil que reúnem fiéis de crenças distintas, como budismo, espiritismo, entre outras religiões.

A diversidade cultural e religiosa do Brasil proporciona experiências únicas para os turistas que querem conhecer roteiros diferentes e fazer uma verdadeira experiência de imersão na fé. Por isso, reunimos neste post várias opções de lugares, aliando cultura local, gastronomia típica, experiências religiosas e, claro, as crenças de cada um.

Vamos conhecer alguns roteiros nacionais para conciliar os momentos de conexão religiosa com o seu lazer? Para ficar ainda mais completo, separamos não só destaques de cidades, mas também estados inteiros. Então, anote as nossas dicas e já comece a planejar a sua próxima viagem!

Saiba sobre o turismo religioso

Você conhece alguém que quis visitar a chamada Terra Santa, em Israel, que foi ao Vaticano ver o Papa ou que carregou uma cruz por quilômetros, antes de subir a escadaria de uma igreja de joelhos, em homenagem a uma graça recebida?

O turismo religioso, no entanto, vai muito além das conhecidas peregrinações. Embora a fé seja predominante, os viajantes também querem conhecer a arquitetura local, as paisagens, a cultura e as encenações que remetem a eventos históricos, como no caso das comemorações do Círio de Nazaré, em Belém, no Pará, ou do espetáculo Paixão de Cristo, em Nova Jerusalém, em Pernambuco.

As visitas aos santuários costumam acontecer em épocas específicas, especialmente em feriados religiosos, mas permanecem em alta durante o ano inteiro — afinal, os fiéis não precisam de datas determinadas para expressar a sua fé e agradecer pelas bênçãos recebidas, não é?

Além disso, os brasileiros sofreram (e ainda sofrem) muito com a pandemia, que obrigou a maioria das pessoas a passar bem mais tempo em casa. Na sua primeira viagem após esse período, nada melhor do que se apegar à fé.

Conheça a força do turismo religioso no Brasil

De acordo com dados do Ministério do Turismo (coletados antes da pandemia do novo coronavírus, mas que tendem a retornar aos mesmos patamares com as medidas de segurança adequadas), as viagens motivadas pela fé movimentam boa parte do setor, desde o transporte até a rede hoteleira.

Em 2019, segundo o calendário de eventos do Ministério, havia nada menos que 513 eventos cadastrados no país. Em 2020, por força das medidas sanitárias para conter a Covid-19, muitas festas e comemorações religiosas foram postergadas, para evitar aglomerações.

Porém, essa é uma medida temporária e as viagens devem voltar a ocorrer em breve, reunindo novamente os milhares de fiéis que desejam expressar suas crenças e gratidão. O turismo religioso, aliás, é um dos que mais movimentam o setor no Brasil.

Confira 11 principais cidades e trechos religiosos no Brasil

Independentemente de sua fé, o Brasil oferece vários roteiros incríveis de turismo religioso. Conheça alguns deles e comece, agora mesmo, a se programar!

1. Aparecida, em São Paulo

A cidade paulista é o principal destino religioso do Brasil. Localizada a 170 quilômetros da capital (um percurso de cerca de duas horas), Aparecida tem o segundo maior templo católico do mundo, em homenagem à padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

Ao longo de todo o ano, a cidade recebe milhares de turistas, inclusive peregrinos e romeiros, que percorrem longos trechos a pé para chegar até lá e mostrar sua devoção. Mas no dia 12 de outubro, que é o feriado de Nossa Senhora Aparecida, o santuário chega a receber cerca de 300 mil fiéis.

Além da igreja em si, em Aparecida existe também um teleférico, de onde é possível contemplar a magnitude do templo, o Museu de Nossa Senhora Aparecida e o Morro do Presépio.

2. Juazeiro do Norte, no Ceará

Juazeiro do Norte é o segundo maior centro de turismo religioso nacional. A cidade recebe visitantes o ano inteiro, mas julho é o mês de homenagem a Padre Cícero, o santo popular local, que além de ser padre, também teve atuação política, como prefeito.

Embora Padre Cícero não seja reconhecido pela igreja católica como santo, muitos milagres são atribuídos a ele. Assim, ao longo de todo o mês de julho, milhares de visitantes saem em procissão às ruas para agradecer as bênçãos recebidas e fazer novos pedidos.

Bem no alto da Serra do Catolé, existe uma estátua de 27 metros, em homenagem a Padre Cícero. Ao chegar até lá, os fiéis costumam dar três voltas em torno de sua bengala, um ritual para manifestar a gratidão.

Além da estátua, o Museu Vivo, com representações bastante realistas de Padre Cícero, e o Casarão do Horto são pontos de destaque para os turistas e fiéis.

3. Nova Jerusalém, em Pernambuco

A cidade é bastante famosa por ter o maior teatro a céu aberto do mundo, no qual, todos os anos, nas semanas antes da Páscoa, é realizado o espetáculo da Paixão de Cristo.

Na verdade, Nova Jerusalém é uma cidade cenográfica, que fica em Fazenda Nova. O impressionante espetáculo acontece nos nove palcos instalados em uma área de 100 mil metros quadrados, cercada por muralhas e torres.

4. Igreja de São Francisco de Assis, em Salvador, na Bahia

Em Salvador, cujo centro histórico é reconhecido como Patrimônio da Humanidade, existem várias igrejas que chamam a atenção dos turistas, mas a de São Francisco de Assis impressiona os visitantes pelos seus detalhes em ouro e pela beleza das capelas.

A igreja data da época do descobrimento do Brasil e tem vários detalhes de arte barroca. Por isso, ela foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), como uma das sete maravilhas de origem portuguesa no mundo.

5. Círio de Nazaré, em Belém, no Pará

A imagem de Nossa Senhora de Nazaré apareceu às margens do Rio Igarapé, na capital do Pará. Isso deu origem a uma das maiores festas religiosas do país, que acontece no segundo domingo de outubro, data em que os fiéis percorrem as ruas em procissão, homenageando a santa.

O trajeto vai da Catedral Metropolitana até a Basílica de Nazaré, percorrendo 55 quilômetros. Depois da procissão, os paraenses costumam se reunir em família, para almoçar juntos, com pratos típicos do Pará.

6. Santuário do Divino Pai Eterno, em Trindade, Goiás

A cidade de Trindade, em Goiás, fica a cerca de 19 quilômetros da capital Goiânia, e recebe aproximadamente 4 milhões de peregrinos, todos os anos, especialmente no mês de julho.

Em sua avenida principal, existem representações da Via Sacra, em tamanho natural, retratando a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. No santuário, os fiéis encontram a Capela do Santíssimo, a Sala dos Milagres e a Gruta da Intercessão.

No roteiro religioso, há outras duas igrejas, a Matriz, tombada como Patrimônio Histórico de Goiás, e a do Padre Pelágio, que viveu em Trindade por muitos anos e está em processo de beatificação pela igreja católica, por seu reconhecido trabalho de evangelização.

7. Estado de Minas Gerais

Todo o estado de Minas Gerais reserva roteiros religiosos, seja em locais históricos, como Ouro Preto, seja na capital Belo Horizonte, onde está a igreja de São Francisco de Assis, projetada por Oscar Niemeyer.

Ouro Preto

Caso você só possa visitar uma das cidades que elencamos neste post, Ouro Preto pode ser a sua escolha. Afinal, a localidade oferece uma experiência completa. Ela conta com capelas, igrejas, mosteiros e muito mais. A cidade não é apenas um destino religioso, mas também histórico.

Isso porque Ouro Preto é o maior e mais significativo acervo da arquitetura e da arte do período colonial de todo o Brasil. Entre as celebrações religiosas mais tradicionais da cidade, podemos mencionar a Festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e de Santa Efigênia, que também é chamada de Coração de Chico Rei.

Trata-se de uma festividade ligada aos tradicionais congados, uma manifestação cultural afro-brasileira. As ladeiras históricas de Ouro Preto ficam ainda mais deslumbrantes em janeiro, quando ocorre o evento. E não deixe de visitar a igreja de São Francisco de Assis, construída em estilo Barroco, com obras de Aleijadinho!

Caeté

Tal como Ouro Preto, Caeté é outro local para quem quer curtir uma deliciosa mistura entre a religiosidade e a história nacional. Caso você tenha disposição, pode percorrer o Caminho Religioso da Estrada Real, um roteiro que conecta o Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade ao Santuário Nacional de Aparecida, que mencionamos anteriormente.

O trajeto é inspirado no histórico Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. A versão de Caeté passa por 32 municípios mineiros e pode ser percorrido a pé, a cavalo ou em veículos Off Road. Mas você pode contar com a Buser para chegar em Caeté, com viagens até 60% mais baratas em relação ao preço médio das passagens rodoviárias.

Outras localidades mineiras

Além das históricas Ouro Preto e Caeté, podemos mencionar algumas das outras principais cidades do interior de Minas que atraem os fiéis:

  • Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, onde seis capelas representam o caminho da Via Sacra;
  • Santuário do Caraça, na cidade de Catas Altas, onde está a igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens, construída entre 1876 e 1883;
  • Capela Nossa Senhora do Ó, em Sabará, datada de 1717 e construída em madeira, ouro e cedro;
  • Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, ponto de partida da Rota Oficial Caminho Religioso da Estrada Real (CRER), inspirada no caminho de Santiago de Compostela;
  • Santuário de São João Batista, em Barão de Cocais, também criado por Aleijadinho.

8. Templo de Salomão, na capital paulista

O Templo de Salomão se localiza no tradicional bairro do Brás, na capital paulista. É uma das principais atrações da Igreja Universal do Reino de Deus e a propriedade é uma alusão à localidade sagrada citada na Bíblia.

O Templo oferece uma experiência dinâmica, com o objetivo de fazer os fiéis sentirem que estão de fato na Terra Santa. Quando estiver lá, não deixe de conferir o Tabernáculo de Moisés e o Memorial de Jerusalém.

9. Nova Trento, em Santa Catarina

Se Aparecida é a cidade que mais atrai o turismo religioso no Brasil, quem fica em segundo? Essa honra cabe à Nova Trento, localizada em Santa Catarina. Lá, você poderá conferir o Santuário de Nossa Senhora do Bom Socorro e o Santuário de Madre Paulina.

Antes da pandemia, o local chegava a receber quase 1 milhão de turistas por ano. A proximidade com a turística Balneário Camboriú (apenas a 61 km de distância) também sugere uma dobradinha perfeita para os viajantes.

10. Cotia, em São Paulo

Quem se interessa pela religião oriental tem uma parada obrigatória: o Templo Zu Lai, em Cotia, o mais importante destino budista da América Latina. Ele conta com diversas esculturas de tirar o fôlego, assim como a arquitetura e os jardins da propriedade.

Anda precisando de reflexão e paz interior? Então, o Templo Zu Lai é ideal para você. Um ótimo programa é participar de uma das meditações guiadas realizadas ali.

11. Estado do Espírito Santo

Outro estado cujo ponto forte é o turismo religioso é o Espírito Santo. Entre seus destaques estão o Convento da Penha e a Igreja do Rosário, em Vila Velha. Embora as manifestações aconteçam durante o ano todo, a Festa da Penha, padroeira local, recebe cerca de 1,5 milhão de turistas.

Além dela, a Festa de São Benedito, que acontece em vários municípios, também é uma das manifestações religiosas mais conhecidas do estado.

Os Passos de Anchieta (primeiro roteiro cristão das Américas, que resgata o trajeto percorrido pelo Padre que leva o sobrenome), a festa de Corpus Christi de Castelo (cujos tapetes floridos são conhecidos em todo o país) e o Circuito Caminhos da Sabedoria também fazem parte do roteiro religioso.

Outros locais que valem a visita dos fiéis que buscam maior conexão com a espiritualidade são:

  • Santuário Nacional de Anchieta;
  • visita à Catedral, à Igreja Nossa Senhora do Carmo e ao Convento São Francisco, na capital, Vitória;
  • Catedral de São Pedro, em Cachoeiro do Itapemirim, onde é possível conhecer também a Casa de Cultura Roberto Carlos;
  • Igreja dos Reis Magos, no município de Serra.

Veja como planejar a sua viagem

Os destinos citados representam alguns dos principais pontos de turismo religioso no Brasil, embora existam inúmeras outras cidades, festas tradicionais e monumentos que também valem a visita de pessoas que desejam manifestar a sua fé.

Para planejar a viagem, é importante decidir a época da visita — durante as manifestações religiosas e populares ou não. Dependendo do destino escolhido, pode ser muito mais enriquecedor programar a ida durante o período correto.

Ou seja, se for para Nova Jerusalém, procure agendar a visita antes da Páscoa. Já as procissões no Espírito Santo acontecem no feriado de Corpus Christi. Em outubro, é a vez de Nossa Senhora Aparecida. Ou seja, cada destino tem uma época melhor para viajar!

Como em tais épocas as cidades recebem muitos turistas e ficam mais cheias, vale a pena se programar com antecedência, reservando hospedagem e também planejando a ida, especialmente se for viajar com crianças, o que exige mais atenção.

Para que tudo saia como o desejado, não deixe de contar com uma empresa que ofereça segurança e preços justos. Por isso, conte sempre com a Buser: oferecemos todo o suporte para que a sua viagem seja inesquecível!

Se você tem dúvidas sobre como chegar ao destino (de ônibus, carro ou avião), saiba que para várias cidades religiosas o percurso de ônibus é a melhor alternativa, proporcionando uma viagem segura, tranquila e confortável, com excelente custo-benefício.

Quer conhecer todos os nossos destinos e vantagens? Então, visite a nossa página e descubra as vantagens de viajar com a Buser!

E aí, curtiu o conteúdo?

Clique nas estrelas

Como você curtiu esse post...

Siga nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido bom para você!

Queremos sempre melhorar nossos posts!

Sua opinião é importante, o que podemos mudar neste post?

Posts relacionados