Em tempos de pandemia, planeje a melhor época para viajar em 4 passos

Em tempos de pandemia, planeje a melhor época para viajar em 4 passos

Está planejando sua próxima viagem pós-pandemia de Covid-19? Então entenda qual é a melhor época para viajar no Brasil

Planejar uma viagem envolve várias etapas e para fazer um planejamento eficiente é necessário ir além de estabelecer um orçamento, destino e meio de transporte: definir a data é uma decisão tão estratégica quanto as outras. Porém, para que você descubra qual é a melhor época para viajar é preciso levar em conta o seu perfil, sua disponibilidade, o seu orçamento, o seu estilo e, principalmente, o seu sonho. 

Em tempos de pandemia essa tarefa é ainda mais difícil, afinal, o futuro ainda é incerto. A boa notícia é que os hotéis e meios de transporte estão oferecendo condições flexíveis para remarcação e cancelamento. Então, como nós sabemos que você já não aguenta mais de ansiedade para viajar, que tal concluir essa etapa do planejamento e escolher quando tirar férias? Confira as nossas dicas a seguir e escolha a melhor época para viajar.

Leia também: Pensando na próxima viagem? Conheça 5 destinos surpreendentes para viajar de ônibus

1- Escolha que tipo de viagem quer fazer

Talvez o primeiro de todos os passos seja definir o foco da sua viagem. Ou seja, o que você quer fazer na viagem? Pode ser que a resposta seja ecoturismo, praia, compras, monumentos históricos, cultura, esportes radicais, eventos…existe uma infinidade de respostas possíveis.

Então, primeiro, defina quais atividades específicas você quer fazer. Se for um mergulho, por exemplo, isso pode depender de condições de maré e da época do ano. Já se você quiser acompanhar um festival cultural, ele possivelmente tem data marcada. Agora, se o foco for natureza, por exemplo, as condições climáticas são fundamentais.

Normalmente, ao estabelecer a sua prioridade você irá reduzir as suas possibilidades e poderá fazer uma escolha de data mais guiada.

Contudo, uma certeza nisso você pode ter desde o início. Viajar de Buser é sempre mais barato, seguro e confortável. Clique no botão abaixo e veja nossos preços.

2- Alta ou baixa temporada?

Escolher a alta ou baixa temporada também é relativo. No Brasil, para a maior parte do país a alta temporada é marcada pelos meses de verão, os preferidos para curtir as praias; ou os feriadões que fazem com que todos viajem ao mesmo tempo. Porém, características específicas do clima de cada região também podem marcar a alta temporada. No caso da região de Gramado, Campos do Jordão e Petrópolis, por exemplo, a alta temporada é concentrada nos meses de inverno, quando a temperatura nessas localidades cai.

Sendo assim, escolher entre baixa e alta depende dos seus objetivos. Se você quiser aproveitar o máximo do lugar, como ir a eventos, restaurantes de temporada e não ter medo da previsão do tempo, a sua escolha precisa ser entre os meses de alta. Agora, se o seu objetivo é economizar, não há dúvidas de que sua viagem precisa ser na baixa temporada.

É bom lembrar que na alta você vai enfrentar trânsito, lugares cheios e preços salgados. Na baixa, apesar de você não conseguir o pleno potencial do local, você vai aproveitar lugares vazios e preços mais suaves. 

imagem de mãos femininas encostadas em uma mochila e segurando um mapa que remete que a escolhe do destino influencia na escolha da melhor época para viajar

3- Entenda as estações do ano em cada região

Se você vai tirar férias em julho, por exemplo, é baixa temporada em todo o litoral brasileiro, já nas regiões serranas é alta. Além de entender quando a alta temporada se concentra no lugar que você deseja ir, é bom entender como cada estação do ano é naquele lugar. Por exemplo, se você quer fugir da chuva e ir para uma cidade de litoral do sudeste, a melhor opção não é o verão e sim o outono, com temperaturas mais amenas, meses mais secos e o melhor, preços mais baixos. Já no nordeste, chove muito menos no verão e é uma escolha mais segura para essa temporada. 

Além disso, antes de escolher é bom considerar que nem sempre o clima de baixa temporada é ruim. Afinal, sempre há períodos do ano com bom clima além da alta, mas com preços de baixa. A escolha vai depender mesmo da sua prioridade, disponibilidade e do destino escolhido.

4- A melhor época para viajar

Então, qual é a melhor época para viajar? A resposta é que você define. Neste post você pode perceber que há vantagens na alta, na baixa e que tudo depende do tipo de viagem e da sua disponibilidade. A melhor época é a que funciona melhor para você e o fundamental, mesmo, é tirar um tempo para fazer esse planejamento detalhado.

Como ainda estamos vivendo a pandemia de Covid-19 e o turismo ainda não é indicado por motivos de segurança, use esse tempo para planejar a sua viagem como nunca antes. Afinal, planejamento diminui a chance de erro e frustração. 

Mas nunca se esqueça de levar em consideração os seus sonhos, gostos pessoais e conforto. O orçamento direciona decisões, mas não deve impedir o seu sonho.

Então, bora começar a planejar a data das suas férias?

Para acessar mais conteúdos de planejamento de viagem acesse o Blog da Buser.

Até a próxima!

Comments are closed.