Planejando a próxima viagem? Conheça os melhores roteiros gastronômicos do Brasil

6 minutos para ler

Se a única coisa que ronda a sua mente neste momento é o planejamento da sua próxima viagem pós-quarentena, conheça 5 tipos de roteiro gastronômico no Brasil

Se você é daqueles que antes mesmo de planejar a viagem já está pensando em que restaurante ir, olhando as avaliações do Trip Advisor e tentando encaixar tudo o que você quer comer nos dias em que vai viajar, este post definitivamente é para você. 

O Brasil é um país de muitas cores e sabores. De norte a sul a gastronomia se diferencia tanto que parece que estamos em países diferentes. Vamos combinar não dá para falarmos que conhecemos um lugar de verdade sem provar a comida de lá. E se tratando de comida, o Brasil é um paraíso.

Então, bora conhecer os roteiros gastronômicos que vão te conquistar pelo estômago?

Leia também: 7 dicas para ter uma viagem de ônibus sem problemas

1- Belo Horizonte

Vista de Belo Horizonte, o principal roteiro gastronomico do brasil

BH certamente tinha que estar no topo desta lista. Afinal, a capital mineira se especializou para ser um polo de turismo gastronômico. Em outras palavras, é impossível falar de comida de qualidade no Brasil sem falar de comida mineira. 

A capital de Minas resume tudo o que é encontrado em termos de culinária no resto do estado  —  que é muito diferente de região para região. Por lá, não faltam lugares para servirem os famosos frango ao molho pardo, leitão à pururuca, feijão tropeiro, tutu, bolinhos de tudo o que você puder imaginar, torresmo e, claro, pão de queijo. Ah, e não pense que em BH se come apenas bons pães de queijo. É mais do que isso, são receitas inesquecíveis e com recheios inusitados.

Se seu roteiro gastronômico na cidade ainda não está definido, não deixe de visitar o Mercado Central e a Feira Hippie, o paraíso da comida de rua.

2- Salvador

Se você tivesse que falar de cabeça os pratos típicos brasileiros, certamente iria citar acarajé e outras delícias baianas. Salvador precisa ser parte do roteiro gastronômico de qualquer pessoa que queira conhecer a história do Brasil comendo. Afinal, história e gastronomia se misturam. Em Salvador conhecemos mais sobre a formação cultural e gastronômica brasileira, com a introdução de diversas tradições trazidas pelos negros escravizados junto com temperos indígenas e portugueses. 

As receitas soteropolitanas proporcionam uma festa na boca com sabores marcantes, tempero sem moderação e, claro, muita pimenta! Ela (pimenta) e o azeite de dendê estão na maioria das preparações. Se for à capital baiana não deixe de comer um delicioso acarajé no Rio Vermelho, um abará na Rua da Mouraria ou uma moqueca em um bom restaurante no Pelourinho.

3- Belém

belém do pará é um dos principais roteiros gastronomicos do brasil com suas comidas típicas

A gastronomia paraense sempre foi muito característica, mas tem ganhado mais destaque nos últimos anos. Com forte influência indígena, os pratos têm os sabores típicos da região norte e são fantásticos. O que faz com que Belém mereça estar presente no seu roteiro gastronômico.

Alguns dos ingredientes mais importantes das receitas locais só são encontrados no Pará. Se for até lá, experimente os deliciosos Pato com Tucupi (caldo amarelo extraído da raiz da mandioca brava), tacacá, maniçoba e chibé no Mercado Ver-o-Peso ou na Estação das Docas.

4- Recife

Pernambuco vai muito além das praias maravilhosas e do frevo. Se só isso já era suficiente para uma visita, acrescente culinária típica e deliciosa na conta.

Em Recife muitos pratos são considerados patrimônio e não se come apenas comidas típicas de regiões de litoral, como frutos do mar. Tem muita carne de boi e bode. Se a cidade estiver no seu roteiro turístico, não deixe de comer uma deliciosa carne de sol com macaxeira e manteiga de garrafa, a famosa buchada de bode e o cozido (feito com a perna do boi, charque, bacon em pedaços e linguiça calabresa). Mas olha, na sobremesa não pode faltar o delicioso bolo de rolo (bolo de massa extremamente fina enrolado como um rocambole e recheado de goiabada). 

Nas redondezas da praça do Marco Zero é possível encontrar bons lugares para comer essas iguarias.

5- Goiânia

Goiânia tem seu lugar ao sol quando o assunto é gastronomia. São muitos os pratos típicos do estado de Goiás e da região centro-oeste como um todo. Os sabores são muito diferentes e agradáveis na boca. Em resumo, assim como a gastronomia soteropolitana, os goianos não fazem miséria quando se trata de tempero. 

Com influência das culinárias de MG e SP, os goianos introduziram aos pratos elementos que os tornaram diferentes de todos do sudeste: os sabores do Cerrado. 

Um roteiro gastronômico na cidade precisa incluir os pratos: empadão goiano, frango com guariroba (palmeira nativa da região do cerrado brasileiro), peixe na telha e galinhada com pequi (fruto da região do cerrado).

6- Bento Gonçalves

Bento Gonçalves é uma excelente opção de roteiro gastronômico por sua herança italiana

Bento Gonçalves compartilha com vários outros municípios da Serra Gaúcha sua gastronomia patrimonial. Muito do que se come por lá foi trazido pelos imigrantes italianos.

História, comida e vinho não faltam. E nada melhor do que comer um belo prato saboreando os deliciosos vinhos produzidos na região. Os pratos típicos mais famosos são a sopa de capeletti, galeto assado, polenta frita, linguiça assadan e radiche com bacon. Na sobremesa não pode faltar a deliciosa cuca (espécie de bolo recheado) e sagu (redução de vinho tinto com creme de baunilha).

Bento Gonçalves é um pedaço bem italiano do Brasil que vale a pena conhecer.

Gostou das nossas dicas? Seja no norte, nordeste centro-oeste, sudeste ou sul, não faltam destinos para comer no Brasil. Afinal, o turismo gastronômico tem crescido no país e não é necessário ir à Europa para ter experiências gastronômicas fantásticas.

No momento, o que podemos fazer é planejar a próxima viagem, porque a quarentena está aí para todos. Contudo, quando tudo voltar ao normal, explore o Brasil, de preferência de Buser.


Acompanhe as nossas dicas de viagem no Blog da Buser e até a próxima!

Posts relacionados