fbpx

Tudo o que você precisa saber antes de viajar de ônibus com crianças

5 minutos para ler

De itens de emergência a itens de segurança e documentos. Saiba tudo o que você precisa para viajar com crianças

Viajar com crianças e de ônibus exige cuidado e atenção. Além disso, planejamento é fundamental. Então, antes de viajar, confira este post para saber tudo o que você precisa para cumprir essa missão com sucesso. Continue a leitura.

Leia também: Santa Maria Turismo. Conheça a história de uma das primeiras empresas parceiras da Buser

Dica 1: organize todos os documentos necessários

Viajar com crianças em um ônibus não é tão simples quanto viajar com uma pessoa adulta. Para que elas tenham direito de embarcar, é preciso que todos os documentos necessários estejam em mãos.

Na Buser, é obrigatória a apresentação do RG, que permite a identificação do pequeno passageiro. Para menores de 12 anos, também é exigida a certidão de nascimento. Além disso, em viagens nacionais, nenhuma criança ou adolescente menor de 16 (dezesseis) anos pode viajar desacompanhada dos pais ou responsável. Para que outro adulto com grau de parentesco até terceiro grau a acompanhe, é necessário expressa autorização judicial, reconhecida em cartório.

Mas, atenção, caso haja dúvidas mais complexas, é preciso entrar em contato com a  Vara da Infância e Juventude

Dica 2: organize itens essenciais para crianças de colo

Crianças de colo têm necessidades mais específicas e, visando garantir o bem-estar dos bebês, é necessário fazer um check-list com todos os itens. Ninguém quer ser pego de surpresa dentro de um ônibus, não é?! Calcule a quantidade de fraldas que serão usadas no trajeto, mamadeiras, sucos e outros itens de alimentação. É fundamental abastecer a bolsa com itens básicos de higiene pessoal. 

Priorize amamentar e trocar a criança antes da viagem ou nas paradas, mas esteja preparado (a) para suprir as necessidades do pequeno na viagem.

Ah, e não se esqueça dos medicamentos! A criança pode ter algum mal-estar no caminho e não dá para contar com a possibilidade de comprar remédios na viagem.

Dica 3: lembre-se dos itens de segurança

É fundamental que sua criança use bebê conforto com o cinto de segurança. Na Buser, exigimos o uso da cadeirinha, então, além da bagagem, é fundamental levar a cadeirinha, pois, caso contrário, a criança não poderá viajar. 

E lembre-se: cinto de segurança é item obrigatório para todos, adultos ou crianças. 

Dica 4: invista no entretenimento

Crianças precisam se entreter. Principalmente em uma viagem grande, há grandes chances dos pequenos ficaram entediados e chorarem. Não economize em entretenimento de acordo com a faixa etária. Para bebês, um mordedor e brinquedos pode bastar. Para crianças um pouco mais velhas, contar histórias e propor brincadeiras relacionando à estrada ou ao próprio ônibus pode ser legal. Para crianças maiores, vale investir em entretenimento no tablet ou celular, com jogos ou desenhos animados.

Dica 5: prefira alimentos leves e tenha sempre um lanchinho reservado

Um dos maiores pesadelos dos pais ou de quem vai viajar com crianças são os enjoos. Apesar de comum, é possível minimizar os fatores que levam ao enjoo. Priorize refeições leves antes do embarque e com tempo suficiente para que os alimentos sejam digeridos antes da movimentação (que causa enjoo).

Além disso, é bem provável que as crianças sintam fome no caminho. Tenha sempre snacks leves à mão, como biscoitos, barras de cereal ou frutas. Se conseguir, alimente a criança nas paradas para minimizar o enjoo.

É muito  importante também controlar os líquidos. Não deixe as crianças com sede, mas muito líquido, além de aumentar a possibilidade de enjoos, faz com que haja a necessidade de ir ao banheiro em crianças que não usam mais fraldas. E vamos combinar que para uma criança usar o banheiro do ônibus não é fácil.

Dica 6: tente viajar com mais um adulto

Viajar sozinha com uma criança é bem mais difícil do que se você puder dividir a responsabilidade. Claro que nem sempre é possível, mas, se for, tente levar outra pessoa. Afinal, crianças não podem ficar sozinhas nem por um segundo em uma viagem e não dá para confiar em ninguém. Contudo, todo mundo precisa ir ao banheiro, comer e dormir. Então, se puder, reveze com alguém.

A gente sabe que nem sempre é fácil levar crianças para uma viagem de ônibus, mas seguindo essas dicas, vai dar tudo certo. E aí, gostou? Então acompanhe o Blog da Buser e fique por dentro de muitas outras dicas de viagem. Até a próxima!

E aí, curtiu o conteúdo?

Clique nas estrelas

Como você curtiu esse post...

Siga nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido bom para você!

Queremos sempre melhorar nossos posts!

Sua opinião é importante, o que podemos mudar neste post?

Posts relacionados