Quando viajar? Escolha as melhores datas para economizar nos dias de folga!

7 minutos para ler

Quando viajar? Ter flexibilidade para escolher as datas e saber como fazer um bom planejamento são ações determinantes para descobrir quando viajar gastando menos!

Curtir as férias com economia e sem deixar de aproveitar tudo o que o seu destino oferece. Esse é um dos grandes desejos de todo viajante, não é mesmo? Afinal, quanto menos dinheiro for gasto, mais vezes será possível programar novas viagens. Quer descobrir como e quando viajar com o melhor custo-benefício?

Existem várias dicas para isso, desde trabalhar durante algumas horas em troca de hospedagem até optar pelo turismo social, tornando-se voluntário em alguma causa. Porém, uma das melhores estratégias para viajar gastando pouco é escolher a melhor data para o destino que deseja visitar. Por exemplo, durante festas locais tradicionais, tudo tende a ser mais caro — inclusive passagens.

Quer entender melhor e descobrir quando programar a sua viagem? Então, continue a leitura do nosso post!

Como escolher a melhor época para viajar?

Se você tem flexibilidade para escolher a data, o ideal é evitar os períodos tradicionais de férias e feriados (sejam eles nacionais, sejam de onde você mora ou do seu local de destino). Quer um exemplo? Se resolver viajar de São Paulo para Belo Horizonte, no dia 24 de janeiro, muito provavelmente a passagem será mais cara. 

Isso ocorre porque dia 25 de janeiro é um feriado local (aniversário da cidade) e, especialmente se houver uma ponte com o final de semana, muita gente pode querer sair da cidade. Assim, a lei da oferta e procura acaba fazendo com que as passagens de véspera de feriado tenham custo mais elevado.

Da mesma forma, quem quiser visitar a histórica Ouro Preto, ou outras cidades do Caminho Real, em Minas Gerais, deve evitar o período de 5 a 12 de janeiro, quando ocorre uma das mais tradicionais festas locais (Reinado de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia), declarada patrimônio imaterial da cidade. 

Em tais ocasiões, além das passagens, o preço de hotéis e pousadas geralmente é maior. Claro que se você só tiver essas datas para viajar ou se a intenção for justamente conhecer a atividade artística/ cultural de seu destino, essa dica não faz muito sentido. No entanto, sempre que possível, procure ter flexibilidade. 

Ou seja, usando os exemplos citados, visite Ouro Preto no início de janeiro e retorne dia 6 (será possível conhecer a festa). Ou saia da cidade de São Paulo dias antes (ou depois) do feriado, evitando se deslocar na data em que mais pessoas querem sair (ou retornar) para a cidade. 

Qual a melhor maneira de chegar ao destino?

Além de ficar de olho nos períodos de alta e baixa temporada, vale a pena já definir o seu meio de transporte e acompanhar o valor das passagens. Por exemplo, se optar por viajar de avião, fique de olho nas tarifas, que variam de acordo com a data, horário da viagem e até a antecedência da compra. 

Nesse caso, cadastre alertas de preços, para conferir qual a melhor data para comprar. Mas, lembre que, ao optar pela viagem aérea, vários fatores devem ser considerados:

Powered by Rock Convert
  • preço da bagagem despachada;
  • distância do aeroporto até o local em que irá se hospedar (o que pode significar custos extras com táxi);
  • necessidade de chegar mais cedo ao aeroporto e aguardar o horário de embarque, além de demora no desembarque. 

Para ilustrar, uma viagem aérea de São Paulo ao Rio de Janeiro leva cerca de 45 minutos. Porém, é necessário chegar no aeroporto com no mínimo uma hora de antecedência. Dependendo do local da cidade em que você está e do trânsito, facilmente o trajeto pode levar mais de uma hora. Só aí já foram quase três horas.

Supondo que o seu destino, no Rio, também seja distante do aeroporto (como Búzios ou Paraty), coloque mais algumas horas na conta. Além da duração da viagem, do ponto de vista econômico também é preciso acrescentar o preço do táxi ou de outro meio de transporte. Será que compensa ir de avião?

Uma alternativa segura (e mais confortável do que fazer o percurso guiando) é optar pelo ônibus. Na maior parte dos casos, os locais de embarque e desembarque são tem a localização mais estratégica, o que reduz o tempo de deslocamento e a viagem se torna mais confortável. Procure por uma empresa confiável, que tenha seguro, sistemas de telemetria e motoristas certificados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). 

Como descobrir quando viajar com os melhores preços?

Já escolheu seu destino, o meio de transporte e tem flexibilidade de datas? Então, é hora de começar a pesquisar as opções de hospedagem, passagens e atrações locais. O planejamento antecipado é uma boa estratégia para garantir os melhores preços.

Escolha com cuidado onde ficar

Pesquise preços de hotéis e pousadas com antecedência. Alugar uma casa ou quarto também são opções econômicas, já que, na maior parte dos locais, é possível fazer refeições rápidas, com ingredientes comprados em mercearias ou padarias da região, além de poder lavar as roupas, economizando com bagagem. 

Quando encontrar um local adequado às suas preferências e orçamento, reserve! Porém, um cuidado fundamental antes de fazer isso é verificar as avaliações de outros viajantes. Em sites como o Airbnb ou TripAdvisor é possível conferir as resenhas dos hóspedes. Além disso, verifique as redes sociais do local.

Compre as passagens no momento certo

Ao acompanhar os valores com antecedência, é possível ter em mente uma média de preços para a data escolhida. Assim, quando perceber uma queda, compre! Em média, o ideal é comprar a passagem de ônibus ou avião (para destinos nacionais) entre 25 e 40 dias antes da data de viajar. 

Organize o roteiro

Planeje o que deseja fazer e conhecer durante a viagem. Você sabia que, em algumas cidades, determinados pontos turísticos, como museus ou igrejas, podem ter entrada gratuita em certos dias da semana? Parques também costumam ter datas com entrada mais em conta. 

Qual a importância do planejamento?

Ao planejar todos os detalhes com antecedência, é possível conseguir bons preços, aproveitar melhor a viagem e as atrações do lugar. Assim, sobra aquele dinheiro extra para usar em um restaurante típico, fazer compras e até trazer aquela lembrancinha para a família. Sabendo escolher corretamente quando viajar, sem dúvida, sua experiência será a melhor possível!

Gostou das dicas? Curta a nossa página do Facebook e descubra outras estratégias para viajar com economia, além de conhecer todas as rotas da Buser!

Confira alguns destinos da Buser e comece agora mesmo a planejar a sua viagem:

  1. São Paulo  Rio de janeiro
  2. o Paulo Belo Horizonte
  3. Belo Horizonte Ouro Preto
  4. Belo Horizonte Vitória
  5. São Paulo Curitiba
  6. São Paulo Paraty
Posts relacionados