fbpx

7 cidades do litoral do Rio de Janeiro para viajar nesse fim de ano

12 minutos para ler

Cidades do litoral do Rio de Janeiro: conheça os melhores destinos para aproveitar neste verão!

As cidades do litoral do Rio de Janeiro atraem cada vez mais turistas em razão de seus pontos turísticos maravilhosos e belezas naturais. Além disso, os visitantes de locais próximos, como São Paulo, Belo Horizonte e Espírito Santo, podem fazer viagens curtas de poucos dias para conhecer a região ou até mesmo, antecipar a reserva da viagem das férias.

cidades do litoral do rio de janeiro
As cidades do litoral do Rio de Janeiro são ótimas opções para quem está planejando uma viagem de fim de ano.

Além de ser um dos locais mais bonitos do Brasil, com cenários dignos de filmes, o litoral do Rio de Janeiro também é o terceiro maior do país, ficando atrás apenas dos estados do Maranhão e da Bahia. Por isso, não faltam boas opções para visitá-lo.

Se você deseja ir além e conhecer mais do que apenas a capital do Rio de Janeiro, continue a leitura. Vamos apresentar quais são as praias mais buscadas entre as cidades do litoral do Rio de Janeiro e como a Buser pode te levar pelos menores preços nessas férias de final de ano!

1) Arraial do Cabo

Arraial do Cabo é uma cidade da Região dos Lagos. Ela é conhecida por ser o “Caribe Brasileiro”, por conta dos maravilhosos tons do seu mar paradisíaco, que variam entre diversos tons de azul e verde. A beleza das suas praias de areias branquinhas faz com que a viagem toda valha a pena.

O mar de Arraial do Cabo costuma ter águas geladas; porém, como as temperaturas da cidade costumam ser elevadas durante todo o verão, é uma ótima opção para se refrescar. Se você deseja águas mais cristalinas, conheça a Praia do Farol que, inclusive, conta com acesso controlado pela Marinha para garantir a preservação ambiental.

cidades do litoral do rio de janeiro
A Praia do Forno é um dos destaques da cidade de Arraial do Cabo – RJ.

Outra praia famosa é a do Pontal do Atalaia, que impressiona pelo mar azul-claro e pela areia limpíssima. Durante o passeio de barco, também é possível conhecer a Gruta Azul, um dos melhores pontos de mergulho livre no Brasil. Arraial do Cabo é o local perfeito para mergulho, já que a transparência do seu mar permite uma boa visibilidade da vida marinha. É possível se aventurar com snorkel ou fazer um mergulho de cilindro pelo mar da região.

Se você prefere tranquilidade e praias mais tranquilas, a melhor época para visitar Arraial do Cabo é durante os dias de semana, onde as praias ficam mais vazias. Mas se gosta de agito, o período de fim de ano e as férias escolares são o de maior temporada na cidade de Arraial. A dica é chegar cedo nas praias e programar o roteiro com todos os passeios com uma certa antecedência.

2) Búzios

Entre as cidades do litoral do Rio de Janeiro, Búzios é a mais charmosa. Isso porque a região conta com belas praias que podem ser frequentadas durante o ano inteiro. mas é no verão que as praias ganham um destaque a mais. Localizada na Região dos Lagos, Búzios está a 160 km do Rio de Janeiro. Se você for viajar para a capital do estado nesse final de ano, a dica é passar pelo menos um dia em Búzios para conhecer.

Búzios era uma pacata vila de pescadores que, na década de 50, passou a ser frequentada para veraneio. Mas a história do local mudou quando a jovem e famosa Brigitte Bardot passou duas temporadas naquele balneário, entre 1964 e 1965, e revelou as suas belezas para o mundo todo. Desde então, a cidade nunca mais saiu da lista de destinos de viagem mais procurados do país.

cidades do litoral do rio de janeiro
Vista do litoral de Búzios com destaque para a Praia de João Fernandes.

O seu charme se dá por conta da Rua das Pedras, que conta com pousadas- boutique, restaurantes elegantes, casario baixo e vitrines chiques, que se assemelham ao cenário do Mediterrâneo. Quando falamos das praias, são mais de 20 espalhadas pela península, com opções para todos os gostos! A Praia de Geribá é a mais badalada da cidade, já os paraísos de João Fernandes e João Fernandinho, Azeda e Azedinha, Ferradura e Ferradurinha, e Praia da Tartaruga contam com belezas naturais surpreendentes.

Mas Búzios não para por aí; ainda existem opções como a Praia do Forno, com a incrível areia cor de rosa; a movimentada Praia da Armação e a Praia Olho de Boi, especialmente dedicada à prática do naturismo. Para aproveitar o pôr do sol, o local mais recomendado é a Praia de Manguinhos.

Ao visitar Búzios no verão, é possível encontrar muita badalação e festas famosas. Mas se você prefere tranquilidade tanto nas praias quanto à noite, prefira fazer uma viagem em dias úteis e chegue cedo.

3) Cabo Frio

Outra opção de cidades para viajar no estado do Rio de Janeiro é Cabo Frio, também localizada na Região dos Lagos e referência em infraestrutura, já que é repleta de boas hospedagens, quiosques e restaurantes. Por essa razão, Cabo Frio é uma ótima opção de destino e é um bom local para ser usado por quem pretende explorar outras cidades litorâneas da Região dos Lagos, como Búzios (distante 25 km) e Arraial do Cabo (distante 10 km).

Mas não é só a infraestrutura da cidade que merece destaque, já que ela também tem um visual encantador, com mar cristalino e dunas de areia brancas. Além disso, a extensa Praia do Forte é a principal do local, repleta de bares e restaurantes.

cidades do litoral do rio de janeiro
Vista da Praia do Forte do alto do Forte de São Mateus em Cabo Frio – RJ.

Antigamente, a região foi habitada pelos índios tamoios e enfrentou intensos períodos de invasões e disputas, especialmente devido à grande presença de pau-brasil. Até hoje é possível encontrar lembranças daquele tempo na cidade, como o Forte de São Mateus, localizado na orla principal, e em casarões do período colonial, localizados no bairro da Passagem.

Apesar de Cabo Frio ser uma cidade com praias bem movimentadas, basta optar pelo local e a época corretos para aproveitar os dias de tranquilidade. Vale também aproveitar durante a viagem todo a beleza da Praia das Conchas e da Praia do Peró, os encantos da bela Ilha do Japonês e explorar a Praia Brava.

4) Paraty

Paraty, localizada na Costa Verde, é mais uma das cidades litorâneas do estado do Rio de Janeiro que encantam os visitantes, tanto por suas belas praias e cachoeiras, quanto por causa da sua história.

Fundada oficialmente em 1667, Paraty era somente um pequeno povoado. Mas entre os séculos 18 e 19, a cidade se tornou um dos principais entrepostos comerciais do país, por fazer parte da Rota do Caminho do Ouro e ser o ponto final da Estrada Real. Até hoje, a cidade preserva a sua arquitetura colonial, especialmente no seu famoso Centro Histórico, onde os visitantes fazem uma verdadeira viagem no tempo pelos casarões com portas e janelas coloridas.

cidades do litoral do rio de janeiro
Paraty une a beleza do litoral com o centro histórico mais famoso do Brasil.

O Centro Histórico também é repleto de ateliês de artistas locais, pousadas charmosas, lojas de artesanatos e livrarias – a cidade abriga a famosa Festa Literária Internacional de Paraty — a FLIP. Já os restaurantes e cafés contam com mesas ao ar livre e vista para igrejas históricas, reunindo uma paisagem espetacular com a boa culinária.

Paraty também é cercada pela Mata Atlântica e sua baía oferece águas de mar calmo. A cidade tem mais de 120 opções de praias e ilhas e é impossível não se apaixonar por uma delas! A maioria das praias da região são acessíveis por barco. Por isso, há uma grande oferta de passeios de escuna e lanchas, que levam o visitante para conhecer locais como o Saco do Mamanguá, a Praia da Lula e a Praia do Pontal.

Uma das regiões mais famosas de Paraty é a Vila de Trindade, no sul da cidade. Localizada a 25 km do Centro Histórico, ela apresenta fácil acesso e belas praias, como a Praia do Cachadaço, a Praia do Meio, a Praia do Cepilho e a Praia Brava.

5) Niterói

Muitas pessoas que visitam o Rio de Janeiro não sabem que a cidade vizinha, Niterói, possui diversas atrações turísticas e boas opções de passeios aos seus visitantes.

cidades do litoral do rio de janeiro
Vista da Praia de Itacoatiara, uma das mais famosas de Niterói – RJ.

A cidade conta com opções para todos os tipos de turistas. O Museu de Arte Contemporânea (MAC), por exemplo, foi projetado por Niemeyer e é uma das principais atrações de Niterói, especialmente por conta da sua bela vista para a Baía de Guanabara. Também é possível incluir em seu roteiro os fortes da cidade, como a famosa Fortaleza de Santa Cruz da Barra.

Vale a pena visitar também as praias do local, como a Praia de Itacoatiara, a mais procurada pelos jovens e que conta com mar bastante agitado de águas azuis e cristalinas. Ela é localizada próxima ao Morro das Andorinhas, que permite caminhar até o seu topo para apreciar uma vista privilegiada da região.

6) Angra dos Reis

Curiosidade: você sabia que é possível visitar uma ilha diferente por dia durante um ano em Angra? Sim, existem nada mais nada menos que 365 ilhas pela cidade litorânea, com um pedacinho da Mata Atlântica circundado por um mar esverdeado. Por isso, o turismo em Angra dos Reis tem como principais atrativos os passeios de lancha, escuna e táxi-boat. É por isso que para conhecer as belezas naturais de Angra, é obrigatório utilizar os serviços de transporte marítimo.

As ilhas mais procuradas são a de Cataguás, que fica mais perto do continente e possui uma areia branca e mar transparente; a da Gipóia, que é ideal para a prática do surf; a linda e badalada Praia do Dentista e a Praia da Flechas, que possui diversos restaurantes e bares.

cidades do litoral do rio de janeiro
Vista da Lagoa Azul na Ilha Grande, uma das mais de 300 ilhas de Angra dos Reis – RJ.

Em Angra dos Reis, além de passear de lancha, também é possível mergulhar com cilindro. A região, que inclui a maravilhosa Ilha Grande, é reconhecida como um dos melhores locais para essa prática no Brasil. Já na cidade, o cenário possui uma infraestrutura com passeios históricos pelo Centro, a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a Praça Zumbi dos Palmares, que conta com o Mercado de Peixe e várias edificações que valem a visita. O Museu de Arte Sacra, por exemplo, possui mais de 100 objetos dentro da Igreja de Nossa Senhora da Lapa e Boa Morte, erguida no século 18 e tombada pelo IPHAN.

7) Rio das Ostras

Praias, muito sol e os belos delineamentos naturais na Região dos Lagos te esperam em Rio das Ostras. Essa cidade está a 180km da capital Rio de Janeiro e recebe milhares de turistas no verão, principalmente no Carnaval. No entanto, em outras épocas é normal que seja bem tranquilo; ou seja, se você quer curtir o mar e descansar nas férias essa é uma ótima opção de destino.

cidades do litoral do rio de janeiro
Vista panorâmica do litoral da cidade de Rio das Ostras – RJ.

Existem muitos lugares que você poderá visitar por lá. A Praia Costa Azul é badalada, possui ótimos bares, restaurantes e quiosques, e você pode encontrar hotéis e pousadas por várias regiões e preços. O mar agitado é propício para praticar o surf e o píer possibilita perfeitas vistas de toda a faixa de areia. Já a Praia da Joana é vista como uma das praias mais bonitas de Rio das Ostras. Ela possui águas calmas e é excelente para um passeio em família, por conta do mar menos agitado. Além disso, ela possui um contorno de arvores que formam sombras e uma bela paisagem para fotografias.

A cidade também abriga a Reserva Biológica União, uma área verde de extrema importância que também abrange os municípios de Macaé e Casimiro de Abreu. A reserva possui mais de 7 mil hectares, com predomínio do ecossistema da Mata Atlântica, sendo uma área de preservação ao mico leão dourado e outras espécies em extinção, como a jaguatirica, jacaré de papo amarelo e o macaco bugio.

Agora que você já conhece 7 opções de cidades do litoral do Rio de Janeiro, programe a sua viagem com a Buser para conhecer o destino que interessou. Aproveite para já planejar o roteiro da sua próxima viagem. Se você deseja descobrir como viajar barato, saiba que pode contar com a Buser para fazer essas e outras viagens com muito mais economia, praticidade e segurança.

Acesse agora mesmo o site e confira todos os destinos oferecidos pela Buser!

E aí, curtiu o conteúdo?

Clique nas estrelas

Como você curtiu esse post...

Siga nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido bom para você!

Queremos sempre melhorar nossos posts!

Sua opinião é importante, o que podemos mudar neste post?

Posts relacionados