fbpx

Dicas para roteiro de 3 dias: o que fazer no Rio de Janeiro?

8 minutos para ler

O Rio de Janeiro é um dos destinos turísticos mais famosos do Brasil. Mesmo quem nunca conheceu a cidade sabe que existe uma porção de coisas a se fazer. Com tantas opções, será que é possível fazer um bom roteiro no Rio de Janeiro com apenas 3 dias?

Saiba como montar um roteiro de viagem para um final de semana na Cidade Maravilhosa.

Sim, é possível fazer um passeio bacana pela Cidade Maravilhosa e até cidades vizinhas em uma viagem rápida de fim de semana! Separamos 3 dicas valiosas para você se organizar e aproveitar as atrações e belezas do lugar. Embarque nessa conosco!

1. Onde se hospedar?

Ao viajar para o Rio, o item essencial para que a estadia possa valer a pena é a localização da hospedagem – isso vai interferir no tempo de deslocamento até as atrações e os passeios que vai fazer. No caso de um roteiro de 3 dias em terras cariocas, isso é ainda mais importante, já que o que não falta é opção para “turistar” na cidade. 

É importante saber que a Cidade Maravilhosa é dividida em 4 regiões: Sul, Norte, Central e Oeste; os passeios turísticos mais conhecidos se localizam principalmente na região Sul. Essa região é a preferida dos turistas, lá você encontra os pontos mais famosos como o Corcovado, o Bondinho Pão de Açúcar e a Praia de Copacabana.

Nos bairros próximos à zona sul, é possível encontrar opções de estações de metrô – o uso de transporte público pode facilitar a sua vida para conhecer a cidade sem gastar muito. Além disso, essa região sai na frente com relação à segurança, por conta da constante movimentação de pessoas e o alto fluxo de policiamento. Conheça os melhores bairros para se hospedar no Rio de Janeiro:

Copacabana

Copacabana é um dos bairros mais tradicionais e conhecidos no Rio de Janeiro – quem não quer ver de perto o famoso calçadão? A infraestrutura da região é completa para receber os turistas, com diversas opções de hotéis, comércios e restaurantes.

Além disso, a praia de Copacabana possui uma extensa faixa de areia e boas ondas, ideal para quem gosta de tomar um sol e praticar esportes, como o surfe. Outro fator que chama muito a atenção dos turistas que procuram Copacabana é o fato de ser um bairro que agrada a todos os gostos e bolsos. Se você procura um hotel de luxo ou um econômico, se curte balada ou um restaurante com a família, lá é possível encontrar todas as opções.

Botafogo

Botafogo é um bairro bem localizado e estratégico para quem procura se hospedar em bons hotéis e chegar nas melhores atrações com muita rapidez. Outro ponto positivo da região é que ela não é tão disputada por turistas, o que torna os preços das hospedagens excelentes.

Botafogo é um bairro seguro, com várias opções de bares e restaurantes para quem curte aproveitar o dia todo. Para quem gosta de vida noturna, pode ir sem medo!

Ipanema

Ipanema é um bairro muito disputado por turistas; então, se deseja ficar por ali, é importante fazer suas reservas em hotéis com bastante antecedência. 

A região é bastante versátil, frequentada por diferentes estilos de pessoas e turistas. Se você é da galera mais descontraída, a opção é conhecer o posto 7 e 8. Já o posto 10, próximo ao Leblon, é frequentado por um público mais familiar e boêmio, típico das saudosas novelas do Manoel Carlos.

Um ponto positivo desse bairro é a bela praia e o calçadão, que possibilitam tranquilas caminhadas para apreciar a paisagem. Caso pretenda ir para outros locais, existem duas estações de metrô que facilitam o deslocamento: a General Osório e a Nossa Senhora da Paz.

2. O que conhecer

Sejamos sinceros: para um roteiro de 3 dias no Rio de Janeiro, você vai ter que fazer escolhas. Que tal fugir um pouco do comum e conhecer atrações que vão além do Cristo Redentor e Pão de Açúcar? Anota aí!

AquaRio

O Aquário Marinho do Rio de Janeiro, ou AquaRio, é um ambiente moderno e multifuncional para visitação pública, com o objetivo de produzir conhecimento por meio do lazer, entretenimento e cultura.

O AquaRio é considerado o maior aquário marinho da América do Sul e é uma das atrações mais visitadas do Rio de Janeiro – RJ.

Ele é considerado o maior aquário marinho da América do Sul, com 26 mil m² de área e 4,5 milhões de litros d’água. Conta com mais de 2 mil animais de 350 espécies diferentes em exposição, com recintos e tanques grandiosos e toda a infraestrutura necessária para receber e possibilitar entretenimento aos seus visitantes. Passeio ideal para toda a família!

Museu do Amanhã

O Museu do Amanhã aborda temas referentes às transformações no planeta Terra, com narrativas que projetam o nosso modo de vida nos próximos 50 anos – isso tudo com muitas atrações interativas e lúdicas.

O Museu do Amanhã surpreende pela arquitetura e riqueza de atrações interativas.

O Museu busca possibilitar a inovação, divulgar os avanços da ciência e publicar os sinais vitais do planeta. Prepare-se para ver exposições fotográficas, esculturas e recursos audiovisuais de última geração!

O Museu fica muito próximo ao Aquário e o Museu de Arte do Rio. Você pode visitar as três atrações em um mesmo dia em rápidas caminhadas. Dá para aproveitar o caminho e apreciar de perto o Mural das Etnias, considerado o maior grafite do mundo, do artista brasileiro Eduardo Kobra.

Parque Lage

O Parque Lage é um parque público que fica localizado aos pés do Morro do Corcovado. Com uma área de mais de 52 hectares, foi tombado como patrimônio histórico e cultural da cidade do Rio de Janeiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1957.

O Parque Lage é um dos mais visitados na cidade do Rio de Janeiro – RJ.

Jardim Botânico

Após visitar o Parque Lage, vá até o Jardim Botânico. Fundado em 1808 por D. João, príncipe regente de Portugal, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro é famoso pela riqueza e variedade de plantas, assim como pela bela paisagem. A sua história bicentenária é manifestada em suas obras de arte, construções e monumentos. Com certeza vai render belas fotos no Instagram!

Interior do Jardim Botânico do Rio de Janeiro – RJ, uma das mais preservadas e belas áreas verdes da capital fluminense.

Mureta da Urca

Escolha um dos dias para assistir ao pôr do sol, tomando uma cervejinha ou uma água de coco na mureta da Urca. O bairro é bastante seguro e a paisagem é de tirar o fôlego. Você não vai se arrepender de fazer esse passeio super carioca!

3. Conhecendo as cidades vizinhas

Pode ser que apenas 3 dias não sejam suficientes para conhecer todas as belezas que tornam o Rio de Janeiro uma Cidade Maravilhosa. Mas, se tiver um tempo a mais disponível, conhecer cidades vizinhas e suas praias paradisíacas é uma ótima opção. Tirar um dia do seu roteiro no Rio de Janeiro para dar um pulinho em algumas praias próximas pode valer a pena, confira:

  • Arraial do Cabo: cidade pequena e cheia de história; suas principais atrações são os passeios de barco, mergulho com cilindro/snorkel e trilhas em meio às matas que rodeiam a cidade;
  • Búzios: passeio bate-volta que vale muito a pena estar no seu roteiro de viagem; você pode escolher entre 20 praias, como a Praia de Geribá (grande e bem agitada, com bares) ou a Praia da Ferradurinha (pequena e reservada); 
  • Cabo Frio: a maior cidade da Região dos Lagos, não deixe de visitar a Praia do Forte!

Mesmo que um roteiro no Rio de Janeiro de três dias seja curto, vale a pena encarar! Viajar para o Rio é sempre uma vantagem; o lugar é lindo, recheado de histórias e coisas a fazer. Conte com a Buser para fazer essa viagem com muito mais economia e segurança, aproveite para fazer sua reserva aqui.

Esse conteúdo foi útil?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1772

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Posts relacionados