fbpx

Viajar de ônibus com bebês: 4 informações que você precisa saber

4 minutos para ler

As empresas de fretamento colaborativo têm regras claras sobre viagem de ônibus com bebês.

Que tal marcar uma viagem em família? Você pode visitar parentes que moram longe, amigos ou só relaxar alguns dias fora de casa. Para pais/responsáveis que tem bebê, sair da rotina e tirar esse momento especial juntos é muito valioso.

Contudo, as empresas que trabalham com transporte rodoviário têm cuidados redobrados quando o assunto é viajar de ônibus com bebês. Afinal, crianças tão pequenas são mais frágeis e precisam de um olhar humanizado durante o percurso.

Na Buser, nós prezamos pelo bem-estar e segurança dos bebês e responsáveis durante a viagem. Por isso, veja 4 informações que você precisa saber antes de fazer a sua reserva com a Buser.

É possível viajar de ônibus com bebês no colo?

Na Buser, você não pode viajar de ônibus com bebês no colo. A empresa exige que crianças com até 1 ano e 5 meses de idade usem o bebê conforto para qualquer destino, independente da distância.

Essa medida foi criada para garantir a segurança do bebê, como também para proporcionar mais bem-estar para o responsável. Nós sabemos que viajar com crianças pequenas é cansativo e queremos deixá-lo o mais confortável possível.

O bebê conforto deve ser usado em um assento individual, com cinto de segurança. O responsável não pode ficar em pé para cuidar do bebê, é preciso reservar outro assento para acompanhá-lo durante a viagem.

É preciso pagar a viagem para os bebês?

Sim! Bebês e crianças pagam valor integral para fazer qualquer viagem com a Buser. 

A gratuidade é um direito garantido apenas em transportes públicos e com rotas fixas. Nós trabalhamos com a modalidade de fretamento colaborativo, que funciona como uma divisão do valor referente à viagem entre os viajantes. 

Na hora de fazer a reserva para o seu bebê, o processo é bem simples: cadastre as informações na aba “Carteira”, confira se todos os dados estão corretos e finalize a compra.

Nesse caso, é possível usar a certidão de nascimento original ou a cópia autenticada em cartório para fazer a reserva. No embarque, deve-se apresentar o mesmo documento usado na compra da viagem

O que é necessário para fazer uma viagem com bebês?

Para viajar de ônibus com bebês é necessário ter em mãos a certidão de nascimento original ou a cópia autenticada em cartório. Os responsáveis também precisam embarcar munidos de RG ou demais documentos com foto.

Além disso, crianças com até 1 ano e 5 meses precisam do bebê conforto e da reserva de um assento individual. Lembramos novamente que não é possível viajar com bebês no colo, já que prezamos pela segurança e bem-estar de todos.

Menores de idade podem viajar sem os responsáveis?

Depende! Menores de idade podem viajar sem os responsáveis legais mediante as seguintes regras: 

Parentes de 3° grau

O bebê, criança ou adolescente precisa da certidão de nascimento original ou cópia autenticada em cartório, que prove o grau de parentesco com o familiar. É exigido também o RG para aprovar o embarque.

Já o parente de 3º grau precisa apresentar qualquer documento original com foto. RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho são válidos.

Responsáveis sem ligação familiar

Casos em que bebês, crianças ou adolescentes viajam sem os responsáveis legais ou parentes de 3º grau precisam de um documento a mais

A Buser disponibiliza um modelo de autorização que precisa ser assinado pelos pais ou responsáveis legais. Esse documento pode ser reconhecido em cartório por autenticidade, semelhança ou escritura pública.

Além disso, não podem faltar documentos como certidão de nascimento e RG para o menor; e documento com foto original para o responsável. 

Menor de idade desacompanhado

Nenhum menor de idade com até 16 anos pode viajar desacompanhado para fora da Comarca onde reside, sem autorização judicial reconhecida em cartório.

Para obter essa autorização é necessário recorrer à Vara da Infância e da Juventude da sua cidade, onde os profissionais irão orientar sobre como validar a viagem de menores.  

A Buser não se responsabiliza por essa etapa. Por isso, para viajar de ônibus com bebês (e demais menores de idade), chegue no embarque com todos os documentos em mãos e com a autorização judicial.

Quer viajar com a Buser? Clique aqui e reserve agora a sua viagem!

E aí, curtiu o conteúdo?

Clique nas estrelas

Como você curtiu esse post...

Siga nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido bom para você!

Queremos sempre melhorar nossos posts!

Sua opinião é importante, o que podemos mudar neste post?

Posts relacionados