fbpx

Quais são os principais museus do Brasil? 5 melhores para conhecer

3 minutos para ler

Você sabe quais são os principais museus do Brasil? Muitas pessoas têm o hábito de fazer passeios culturais ao viajar para o exterior, mas fazer o mesmo pelo nosso país é igualmente importante para conhecer diferentes culturas, histórias e arte locais.

Tem interesse pelo tema? Quer conhecer os 5 principais museus do Brasil e suas características? Então, continue a leitura do post e confira nossas dicas!

1. Inhotim – Brumadinho (MG)

O museu de Inhotim, localizado na cidade de Brumadinho, a aproximadamente 60 km de Belo Horizonte, se destaca dos demais por ser a céu aberto em uma grande área verde.

Seu principal diferencial é a união entre a natureza e obras artísticas, em uma perfeita singularidade. O local tem um jardim com mais de 4 mil espécies de plantas e 22 galerias. Vale a pena conhecer!

2. Museu Oscar Niemeyer (MON) – Curitiba (PR)

O Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, é conhecido como “Museu do Olho”, justamente por causa do seu formato peculiar, e conta com aproximadamente 2 mil peças em seu acervo.

Como o próprio nome do museu sugere, o prédio foi arquitetado por Oscar Niemeyer e em seu interior é possível encontrar obras de importantes artistas, como Tarsila do Amaral e Cândido Portinari.

3. Museu Ricardo Brennand – Recife (PE)

O Museu Ricardo Brennand, em Recife, é um dos museus do Brasil que mais recebem visitantes — cerca de 2 milhões de pessoas passam por lá a cada ano!

Sua entrada conta com uma parede medieval que remete a uma fortaleza, unido a modernidade e a Idade Média. Entre as coleções do museu, se destacam “As Paisagens Brasileiras do Século XIX” e “Frans Post e o Brasil Holandês”.

4. Pinacoteca – São Paulo (SP)

Quando o assunto são os principais museus do Brasil não podemos deixar de lado a Pinacoteca de São Paulo, um projeto do arquiteto Ramos de Azevedo realizado no ano de 1895 para ser o primeiro museu de artes do estado. Na ocasião, o local foi chamado de Liceu de Artes e Ofícios.

A Pinacoteca passou a funcionar apenas em 1911 e, atualmente, tem um acervo de mais de mil obras, inclusive com um local voltado para a restauração de peças antigas.

5. Museu do Amanhã – Rio de Janeiro (RJ)

A cidade do Rio de Janeiro, que já era conhecida por causa de suas belezas naturais, monumentos e eventos famosos, apostou na criação do Museu do Amanhã para também se firmar como uma cidade cultural.

O Museu do Amanhã, um projeto de arquitetura da Santiago Calatrava, é um museu de artes e ciências localizado na Praça Mauá — a sua criação também teve como finalidade a reurbanização da zona portuária da cidade.

Seu acervo principal tem uma exposição digital com foco em ideias e não em objetos que visam alertar os visitantes acerca da degradação ambiental, alterações climáticas e colapso social. O Museu do Amanhã se destaca por causa de sua construção e escolhas sustentáveis.

Agora que você já sabe quais são os principais museus do Brasil, procure programar a sua próxima viagem para algum dos destinos que apresentamos para conhecê-los e, é claro, também fazer outras atividades!

Gostou das dicas que apresentamos? Então, curta nossa página no Facebook para receber atualizações sobre nossos novos conteúdos!

E aí, curtiu o conteúdo?

Clique nas estrelas

Como você curtiu esse post...

Siga nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido bom para você!

Queremos sempre melhorar nossos posts!

Sua opinião é importante, o que podemos mudar neste post?

Posts relacionados