fbpx

Aniversário de Vitória: guia de viagem da capital capixaba

5 minutos para ler

Vitória é a capital do estado do Espírito Santo, localizada no Sudeste do Brasil. Junto a São Luís – MA e Florianópolis – SC, Vitória é uma das três capitais brasileiras que ficam em uma ilha.

Vitória – ES, capital capixaba, faz aniversário essa semana e é considerada um dos maiores destinos turísticos da região Sudeste.

A comemoração do aniversário de Vitória acontece no dia 8 de setembro em vários pontos da cidade. Pensando nisso, essa é uma ótima oportunidade de colocar a cidade no seu roteiro turístico para uma próxima viagem! O que acha de saber um pouco mais sobre a capital capixaba? Vem com a gente!

História de Vitória

A localidade foi oficialmente apropriada em 23 de maio de 1535, na encosta do morro da Penha. Por conta das frequentes investidas dos indígenas que lutavam por sua terra e de europeus que buscavam ocupar a região, os portugueses acabaram se mudando para a ilha.

Após uma luta contra a tribo indígena local, estabeleceram a cidade e deram a ela o nome de Ilha de Vitória, indicando sua instauração no dia 8 de setembro de 1551. No período colonial, foram construídos alguns fortes, como o de São João, que foram importantes para afastar os ataques que vinham do litoral — hoje um dos pontos turísticos da cidade.

Apenas no século 19, com o comércio do café, a cidade teve contato com o desenvolvimento econômico. Mais adiante, em 1940, a capital capixaba seria beneficiada com a construção ao famoso Porto de Tubarão, que daria vazão ao minério explorado em Minas Gerais.

6 pontos turísticos para conhecer na cidade

Que tal aproveitar o aniversário de Vitória para conhecer a cidade? Veja 6 lugares que você deve conhecer.

1. Palácio Anchieta

O Palácio Anchieta é considerado um patrimônio histórico e sede do governo do Espírito Santo. O edifício é uma construção jesuítica erguida entre os séculos 16 e 18. 

Fachada do Palácio Anchieta em Vitória – ES.

Originalmente, o prédio era a igreja de São Tiago e um colégio local. Após passar por várias mudanças, o Palácio permanece abrigando o gabinete de governo, além de funcionar como ambiente cultural, recebendo exposições itinerantes e visitas em seu acervo permanente.

2. Convento de São Francisco

O Convento de São Francisco faz parte dos 51 pontos de visitação do Centro Histórico de Vitória. Construído por padres franciscanos, já foi usado como abrigo de crianças órfãs, cemitério, colégio e morada das Irmãs Carmelitas. 

Fachada do Convento de São Francisco em Vitória – ES.

Hoje, o convento está inserido em um projeto da Prefeitura que busca valorizar o seu Patrimônio Histórico. 

3. Capela de Santa Luzia

A Capela de Santa Luzia é o prédio mais antigo de Vitória, construído no século 16. O local foi uma capela exclusiva da fazenda de Duarte Lemos, conforme donatário da Capitania do Espírito Santo. 

A igreja se diferencia dos outros prédios em suas redondezas por ser a única que permaneceu com os aspectos arquitetônicos originais do período colonial brasileiro. 

4. Parque Moscoso

Inaugurado em 1921, o Parque Moscoso é considerado o parque municipal mais antigo da capital capixaba, além de ser uma unidade de conservação de Mata Atlântica.

O Parque Moscoso é o mais antigo da cidade de Vitória – ES

Com cerca de 24.000 metros quadrados, o Parque é sinônimo de tranquilidade e descanso para os turistas e capixabas. Além das áreas de lazer, o Parque conta com uma Concha Acústica, um lago central e diversos monumentos históricos!

5. Praia de Camburi

A praia mais famosa da capital Vitória é a Praia de Camburi. Não tem como conhecer a cidade e não tirar um tempinho para um banho de mar ou um passeio pela orla, que possui cerca de 6KM de extensão. Além de ser bastante frequentada, a Praia possui ótima infraestrutura, com diversos hotéis, restaurante e comércios ao seu redor.

Praia de Camburi em Vitória – ES, a mais famosa da cidade.

Além disso, a Praia de Camburi é calma, ótima para aproveitar com crianças. Com ondas relativamente baixas e uma faixa grande de areia, é o passeio perfeito para aproveitar os dias de sol frequentes na cidade.

6. Curva da Jurema

A Praia da Curva da Jurema é o ponto de encontro dos jovens, com uma vida noturna agitada. Com um belo calçadão e ciclovia, a Curva da Jurema proporciona uma bela vista das ilhas da cidade de Vitória, como a Ilha do Boi e a Ilha do Frade. A Curva da Jurema também é o ponto certo para quem quer conhecer quiosques especializados nas principais especialidades da gastronomia capixaba.

A praia da Curva da Jurema é uma das mais populares de Vitória – ES.

Importância de planejar a viagem com antecedência

Ao planejar uma viagem é extremamente importante fazer a reserva das passagens com antecedência. Assim as chances de imprevistos são minimizadas.

Até porque, quando buscamos viajar e conhecer novos lugares, o nosso principal objetivo é se divertir, não é mesmo? E fica melhor ainda quando o custo das passagens pode sair muito mais barato. Para isso, faça sua reserva de passagem de ônibus online com a Buser para curtir Vitória!

Não perca a viagem. Aproveite este artigo para fazer um checklist dos documentos para viajar de ônibus!

E aí, curtiu o conteúdo?

Clique nas estrelas

Como você curtiu esse post...

Siga nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido bom para você!

Queremos sempre melhorar nossos posts!

Sua opinião é importante, o que podemos mudar neste post?

Posts relacionados