fbpx

Veja 3 destinos para fazer turismo rural no Brasil!

3 minutos para ler

O turismo rural no Brasil cresceu consideravelmente em 2020 e 2021, quando as pessoas buscaram por passeios mais calmos, sem aglomerações e com segurança. Essa é uma ótima oportunidade para quem deseja fazer uma viagem tranquila e com contato com a natureza, fugindo do movimento das grandes cidades.

Também conhecido como agroturismo, o turismo rural se caracteriza pelas atividades turísticas realizadas no meio rural, em que são feitas visitas a fazendas e locais com reservas que tenham essas características. Durante os passeios, os turistas podem ver na prática como são as plantações e, até mesmo, a fabricação de alguns produtos.

Para te deixar com um gostinho de quero mais, preparamos 3 dicas de locais para fazer turismo rural no Brasil. Acompanhe e prepare-se para a sua próxima viagem!

1. Circuito das Frutas (SP)

O Circuito das Frutas é uma ótima pedida para quem deseja se aventurar no turismo rural. Composto pelos municípios de Itupeva, Louveira e Jundiaí, no interior de São Paulo, o circuito pode ser feito em um final de semana. Ou seja, é um passeio para aproveitar a natureza que não requer muitos dias de programação.

O passeio é realizado durante as épocas de colheitas de frutas, como morangos, caquis, pêssegos, figos e uvas. Durante a visita à Itupeva, por exemplo, é possível visitar adegas e degustar sucos e vinhos deliciosos. O circuito conta com a culinária campeira, com comidas típicas de dar água na boca.

2 . Vale do Café (RJ)

Para os amantes de café, um destino de turismo rural no Brasil que pode agradar muito é o Vale do Café, no Rio de Janeiro. O turismo engloba a parte fluminense do Vale do Paraíba, com cerca de 12 cidades que contam com fazendas antigas, reconstruídas devido ao seu valor histórico.

Durante o passeio, é possível conhecer cada uma dessas construções e suas histórias datadas da era do café colonial. Além disso, a degustação do café local é outro fator que deixa a programação ainda mais atrativa, principalmente para as pessoas que gostam da bebida.

3. Betim (MG)

Minas Gerais é encantadora para o turismo em geral, mas também apresenta diversas oportunidades para o crescimento do turismo rural. Nesse contexto, uma das melhores cidades para visitar é Betim. O município é repleto de fazendas, alambiques e reservas naturais que atraem centenas de turistas o ano todo.

Um dos principais atrativos do passeio é poder aproveitar o melhor da comida mineira. Além disso, o local também proporciona uma experiência incrível e completa para os viajantes, que podem apreciar vistas exuberantes e passeios na natureza. As fazendas da região deixam a programação ainda mais atraente, devido às suas estruturas e histórias. 

Para escolher qual o melhor destino para você é necessário considerar alguns pontos. Entender quais são os seus gostos e quais atividades chamam mais a sua atenção é o primeiro passo para um passeio bem-sucedido. Também é preciso analisar os locais oferecidos, hospedagem e orçamento para aproveitar ao máximo.

Como você viu, o turismo rural no Brasil cresce a cada ano. Com opções de passeios que vão desde fazendas a reservas naturais, esse tipo de atividade tem atraído milhares de pessoas que desejam um passeio seguro e tranquilo. Além disso, vale destacar que esse tipo de turismo é responsável pela geração de renda e sustento das famílias da região. 

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe este post em suas redes sociais e comece a planejar o seu passeio!

E aí, curtiu o conteúdo?

Clique nas estrelas

Como você curtiu esse post...

Siga nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido bom para você!

Queremos sempre melhorar nossos posts!

Sua opinião é importante, o que podemos mudar neste post?

Posts relacionados