fbpx

Litoral capixaba: veja os destinos mais procurados

6 minutos para ler

Litoral capixaba: que tal conhecer o litoral capixaba e todos os seus encantos, como gastronomia e cultura? Veja as nossas dicas!

Belas praias, algumas tranquilas e outras bastante badaladas, com mar calmo ou ondas que convidam à prática do surfe: assim é o litoral capixaba. No estado do Espírito Santo, há praias para todos os gostos, além de passeios culturais, como a visita ao Convento da Penha, em Vila Velha, e a gastronomia típica, com as famosas moquecas. 

O estado, que fica na região Sudeste do Brasil, tem uma faixa litorânea com pouco mais de 400 km, além de 73 ilhas, o que garante uma grande diversidade de atrativos para quem quer aproveitar as praias locais e todos os seus encantos. 

Com a aproximação da temporada mais quente do ano e também dos feriados, que tal colocar o Espírito Santo em seu roteiro de férias? Confira a nossa lista com as principais praias e seus atrativos!

Quais os principais destinos do litoral capixaba?

O Espírito Santo recebe visitantes de diversos estados próximos, especialmente de Minas Gerais (que não tem uma faixa litorânea), Rio de Janeiro e São Paulo. Os destinos mais procurados, normalmente, são a capital, Vitória, a cidade de Guarapari ou Vila Velha. No entanto, o litoral capixaba tem muito mais do que isso a oferecer. Confira as nossas sugestões!

Conceição da Barra

A cidade, localizada no Norte do estado, quase na divisa com a Bahia, é uma das que mais recebem turistas. Um dos seus atrativos é a Vila de Itaúnas, com estrutura bastante rústica e belas paisagens formadas por dunas que chegam a 30 metros de altura. Ela é considerada o berço do forró pé de serra.

Na região, também fica o Parque Estadual de Itaúnas, com 3,5 mil hectares, que engloba vários ecossistemas, como dunas (que chegaram a soterrar uma vila antiga), manguezais e praias. 

No município, ainda fica a famosa Praia do Riacho Doce, onde o rio de mesmo nome encontra o mar. Ela já foi eleita a segunda praia deserta mais bonita do Brasil. Já a Praia da Barra é uma das preferidas da região por quem procura infraestrutura, já que há vários quiosques e bares à beira-mar. 

Aracruz

Ainda ao Norte, o município de Aracruz é famoso pela badalada Praia da Barra do Sahy. Com cerca de 3 quilômetros de extensão, a praia fica em uma bucólica vila de pescadores. 

No verão e em feriados, no entanto, o local é o principal destino de Aracruz. O calçadão, com mais de 1,6 km de extensão, oferece aos visitantes diversos bares, restaurantes e quiosques.

São Mateus

O município de São Mateus tem 43 quilômetros de extensão, mas a sua praia mais famosa (e agitada) é a de Guriri, com águas mornas, tranquilas e cristalinas. No verão, e principalmente na época de Carnaval, o local realmente lota, com visitantes de todo o país. 

Além dessa temporada, em Guriri acontece (em abril) o Festival de Moqueca Capixaba. Em novembro, o calendário de eventos inclui um festival de jazz e blues e o evento Gastronômico Guriri Sabor

Linhares

Essa é uma praia naturista do estado, com acesso somente por barco, o que garante a privacidade dos frequentadores. É a única praia com esse perfil no Espírito Santo. Ela conta com regras e código de ética específico.

Grande Vitória

A capital do estado (e seus municípios vizinhos) oferece várias praias e atrativos aos visitantes. A Praia Grande, por exemplo, na cidade de Fundão, tem águas rasas e tranquilas, sendo considerada um point para os adeptos do mergulho.

Em Vitória, a Praia de Camburi é uma das mais famosas. Sua orla é frequentada por pessoas que fazem caminhadas e praticam esportes. Em seus 6 quilômetros de extensão, há espaços para a prática de diversos esportes, como circuitos, futebol, corrida e voleibol. No entanto, a água é considerada imprópria para banhos. 

Vale a pena visitar, na região, a Ilha do Boi, onde se localizam as Praias da Esquerda e da Direita, com ampla infraestrutura e faixa de areia bem disputada.

No município de Vila Velha, as praias mais famosas são a da Costa e de Itaparica. Mas o principal ponto turístico da cidade, separada de Vitória pela Terceira Ponte, é o Convento da Penha, construído em um penhasco com 154 metros de altitude. Além da história e religiosidade, o local proporciona uma visão privilegiada do litoral da ilha.

Guarapari

Apesar de fazer parte da chamada Grande Vitória, Guarapari merece um tópico à parte. É uma das regiões balneárias mais conhecidas do Espírito Santo, com grande agito durante todo o verão. 

A cerca de 60 quilômetros da capital, Guarapari tem diversas praias conhecidas, como a dos Namorados, Areia Preta, Bacutia, Castanheiras (uma das mais visitadas e badaladas da cidade), Virtudes e Meaípe (localizada em uma aldeia de pescadores, bastante agitada na alta temporada e famosa pelos excelentes restaurantes e casas noturnas).

Anchieta

No litoral Sul do estado, o município tem várias praias conhecidas, como Ubu, Castelhanos e Iriri, todas bastante calmas. 

Piúma

Um pouco mais ao Sul, as praias Linda e do Corujão são movimentadas e oferecem aos turistas boa infraestrutura, com quiosques, passeios em banana boat e veleiros. 

Alguns quilômetros em direção ao Sul, a Praia das Falésias, em Marataízes, oferece uma paisagem única, de tirar o fôlego, com seus costões rochosos e visual deslumbrante.

Como programar uma viagem incrível para o Espírito Santo?

Como você percebeu, as praias do estado oferecem diversão para todos os perfis de turista, além de toda a beleza natural. Construções históricas, boa gastronomia e diversidade de hotéis e pousadas são os grandes destaques do Espírito Santo, além do litoral.

Para planejar uma viagem e conhecer o incrível litoral capixaba, vale a pena escolher os pontos de interesse com antecedência e verificar a possibilidade de deslocamento entre eles. É possível contratar o serviço de transfer, alugar um carro ou mesmo se informar sobre as principais rotas de ônibus locais — dessa forma, você economiza e ainda garante o conforto no trajeto!

Gostou de conhecer melhor os encantos do litoral do Espírito Santo e quer incluir o roteiro em seus próximos destinos? Então continue sua visita em nossa página e descubra como viajar de ônibus de forma confortável!

Aproveite e conheça alguns destinos operados pela Buser!

Vila Velha

Vitória

Guarapari

Posts relacionados