fbpx

Viajar com pacote ou por conta própria? Veja qual opção escolher

6 minutos para ler

Conheça neste post as vantagens e as desvantagens de viajar com pacote ou por conta própria e escolha qual modelo se adapta melhor ao seu estilo!

Quando você decide viajar, quais são os primeiros pontos que vêm à sua mente? Depois de decidir o destino e quanto está disposto a gastar, você pensa se vai fazer uma viagem com pacote ou por conta própria?

Se você não considera essa decisão, deveria começar a fazer isso. O destino, a disponibilidade de tempo para planejamento, o custo da viagem e o perfil do viajante devem ser levados em conta na hora de tomar essa decisão. Não existe certo ou errado, mas sim o mais adequado para o momento.

Com este artigo, iremos apresentar alguns pontos relacionados à sua viagem e que devem ser analisados. Assim, poderemos ajudá-lo a escolher entre os pacotes ou as viagens organizadas por você mesmo. As duas opções têm vantagens e desvantagens, é isso que você vai descobrir agora. Boa leitura!

Planejamento

O primeiro aspecto que diferencia as viagens por conta própria das viagens com pacotes, é o seu planejamento.

Enquanto as viagens por conta própria demandam uma maior organização do viajante, que precisa pesquisar sozinho todos os pontos, como o transporte, a hospedagem, a alimentação, os passeios, entre outros temas, o pacote já oferece essas respostas, pois é formatado por agências de viagens.

Por outro lado, essa facilidade tem um preço. Qualquer mudança no pacote pode acarretar uma mudança no valor proposto, normalmente, para cima.

Diferença nos valores

Os valores do pacote são formados por acordos entre as operadoras de turismo e as agências, com os atrativos, as companhias aéreas e os hotéis. Por reservar uma grande quantidade de passagens ou quartos, as agências conseguem preços mais competitivos mesmo em datas muito procuradas.

Quando o turista opta por viajar por conta própria, precisa se virar sozinho, buscando em sites as ofertas para encontrar o melhor preço. Leva tempo, mas quem sabe garimpar bem consegue achar ofertas que garantem mais dias de estadia no destino do que no pacote, ou até mesmo uma acomodação superior.

Uma facilidade que a compra de pacote oferece é a possibilidade de somar todos os custos e parcelar o valor final, facilitando o pagamento, que pode começar antes mesmo da viagem. Por outro lado, quem organiza sua própria viagem precisa pagar tudo integralmente, só conseguindo parcelar a passagem aérea.

Roteiros

Para quem viaja por conta própria, a viagem começa no planejamento de roteiro, por exemplo, ao escolher hotéis e programações nos destinos. É a opção ideal para quem tem tempo para esse planejamento e interesses muito específicos no local de destino.

Já para quem define a viagem em cima da hora ou não tem tempo para se dedicar a essa pesquisa, os pacotes de viagem são mais práticos, por já contarem com um planejamento feito anteriormente por um profissional de turismo que pesquisou as opções e vende um produto pronto para o consumidor.

Flexibilidade de horários

Para quem prefere viajar com flexibilidade de horários e liberdade para mudar de programação durante a viagem, é melhor optar por viajar por conta própria. Você chega ao seu destino e, dependendo da sua animação, troca os dias que havia programado antes.

Ao optar por uma viagem com pacote, o viajante deve obedecer aos horários e à programação estabelecida anteriormente, pois tudo estava predeterminado e comunicado na hora da compra. Claro que dentro do roteiro há horários livres, mas o restante da programação não pode ser modificado.

Reservas

As reservas de uma viagem requerem muita organização, para não correr o risco de ficar sem hospedagem em um feriado prolongado ou perder um evento importante, como a final de uma Copa do Mundo, por falta de ingresso.

Para quem quer viajar e costuma não ser muito organizado, os pacotes são boas opções, por incluírem tudo que você pode precisar. Atualmente, existem pacotes que incluem passagem, hospedagem, transporte e ingressos para eventos e atrações. Sua única obrigação é fazer as malas e ir.

Contudo, os viajantes organizados podem optar por viajar por conta própria e, dessa forma, escolher de acordo com suas preferências as datas e os eventos que querem frequentar durante a viagem.

Perfil de viajante

A decisão entre viajar com pacote ou por conta própria deve ser feita de acordo com o seu perfil de viajante, com quem você vai viajar e com seu estilo de vida. Existem destinos que funcionam melhor com pacote, por ele oferecer mais organização das atividades.

Já outros destinos funcionam bem quando se viaja por conta própria, por serem lugares com muitas opções de atrações e facilidade de mudar a programação de acordo com seu interesse. Os pacotes podem oferecer um preço melhor, mas graças às pesquisas feitas pela internet, quem viaja por conta própria consegue também ter acesso a bons preços de passagens, hospedagem e atrações.

Além disso, mesmo que você faça todo o planejamento de sua viagem sozinho, pode recorrer a uma agência de viagens para pontos específicos, como passagem ou algum serviço.

Possibilidade de mesclar dois estilos de viagem

Em alguns destinos, é interessante mesclar as duas formas de viajar. Por exemplo, você compra as passagens e reserva os hotéis por conta própria, por desejar escolher uma empresa ou hospedagem em especial e ter encontrado preços bons. Quando chega ao destino, contrata um pacote local, para fazer os passeios em grupo.

Isso acontece muito em destinos de ecoturismo ou em locais mais rústicos, com pouco transporte público disponível. Assim, você consegue economizar em parte da viagem e aproveitar melhor o local por usar empresas com experiência na região.

Por fim, destacamos que, ao viajar com pacote ou por conta própria, você pode contar com a Buser para comprar as passagens para o seu destino. Nossa plataforma oferece as melhores opções de transporte individual e em grupo para diversas cidades brasileiras, com o melhor custo.

Entre em contato conosco pelo nosso site agora mesmo e planeje sua próxima viagem com a gente! viajar com pacote ou por conta própria

E aí, curtiu o conteúdo?

Clique nas estrelas

Como você curtiu esse post...

Siga nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido bom para você!

Queremos sempre melhorar nossos posts!

Sua opinião é importante, o que podemos mudar neste post?

Posts relacionados