fbpx

Conheça 8 melhores lugares para fazer uma viagem sozinho

12 minutos para ler

Uma viagem sozinho pode ser uma das experiências mais enriquecedoras que existem. Mudar de cenário, conhecer uma cultura distinta, viver outros costumes e hábitos e até interagir com outras pessoas são partes de uma viagem que têm o poder de transformar a vida e ampliar horizontes.

É muito comum viagens entre amigos ou casal, mas não é necessário ter companhia para realizarmos nossos sonhos. Afinal, quem disse que não é possível viajar e desfrutar de novas experiências estando sozinho? Fazer uma viagem só é também uma grande oportunidade para conhecer pessoas novas e até fazer amigos. 

destinos para viagem sozinho
Que tal fazer sua primeira viagem sozinho? A Buser possui mais de 700 destinos pelo Brasil, selecionamos os 8 melhores para essa aventura.

Além disso, viajar sozinho também é uma forma de entrar em contato com nós mesmos. Pode ser uma forma de sair da zona de conforto, explorar nossos potenciais e descobrir traços próprios que nem imaginamos ter.

Então, que tal aproveitar e conhecer os melhores destinos para encarar sua primeira viagem sozinho? Separamos 8 destinos para você visitar e aproveitar sua própria companhia. Confira!

1. Foz do Iguaçu – PR

Foz do Iguaçu tem como atração principal a maior parte das 275 quedas d’água das Cataratas do Iguaçu, considerada uma das 7 maravilhas naturais do mundo. Só isso já é razão suficiente para visitar a cidade na sua primeira viagem sozinho.

Além do Parque do Iguaçu, onde se localizam as cataratas, outro passeio que vale a pena é a visita ao Parque das Aves, a maior reserva dedicada à conservação de espécies de aves da Mata Atlântica. No parque, que abriga por volta de 150 espécies de aves, assim como espécies de insetos, roedores e até frutas, é possível entrar em viveiros e tirar fotos bem próximas dos pássaros.

cataratas do iguaçu
As Cataratas do Iguaçu são consideradas uma das 7 maravilhas do mundo em Foz do Iguaçu – PR.

Importante mencionar, Foz do Iguaçu está em uma tríplice fronteira que liga o Brasil, Argentina e Paraguai, e isso faz com que o local seja multicultural e porta de entrada para os dois outros países.

A gastronomia local oferece opções de pratos de cultura estrangeira como parrilla argentina, churrasco, muito característico da região sul, e o eleito típico da cidade: pirá de foz. O prato consiste em um peixe com molho de gengibre, acompanhado de purê de mandioca, arroz e espinafre.

2. Salvador – BA

Salvador é o paraíso dos solteiros, então, nada melhor do que comemorar uma viagem sozinho nessa cidade maravilhosa. Salvador tem várias atrações que combinam com vários gostos. Para os baladeiros de plantão, o bairro boêmio Rio Vermelho, que é localizado na orla de Salvador, oferece bares, casas de show e baladas de diversos estilos musicais.  

farol da barra
O Farol da Barra é um dos cartões-postais de Salvador – BA.

Se a pedida é visitar pontos turísticos, o Elevador Lacerda é parada obrigatória em Salvador. O meio de transporte público, que possui 74 metros de altura, conecta a zona portuária da Cidade Baixa com o centro histórico da cidade alta e oferece uma vista de 180 graus da Baía de Todos os Santos. Além do elevador, é imprescindível visitar o Pelourinho, parte do centro histórico que carrega ao símbolo da escravidão na Bahia durante o período colonial. 

Outras opções de visita são o Mercado Modelo, a Basílica do Senhor do Bonfim e as diversas praias regionais, além do Farol da Barra.

Para comer, é impossível deixar Salvador sem experimentar o Acarajé da Cira, símbolo da culinária baiana, e o mais famoso da cidade. A culinária local também oferece os pratos vatapá, moqueca, abará, caruru, entre outros.

3. Paraty – RJ

Paraty é uma atração que mistura natureza, cultura e história. Com uma riqueza de biodiversidade misturando Mata Atlântica com a baía de Ilha Grande e uma diversidade cultural que mescla quilombolas, indígenas e caiçaras, a cidade já foi porto escoadouro do ouro extraído de terras brasileiras e hoje é reconhecida como patrimônio mundial pela UNESCO.

Dentre seus principais atrativos naturais, a Praia do Sono é um ponto obrigatório para visita. Sua faixa é curta, com extensão de apenas 1 km, mas com águas clarinhas e rodeada por montanhas, a praia fica a cerca de 25km de Paraty e pode ser visitada tanto por trilha, por barco ou pela entrada do Condomínio das Laranjeiras.

centro histórico de paraty
Paraty – RJ une a beleza do litoral com o centro histórico mais famoso do Brasil.

Além de outras praias populares como Praia do Saco do Mamanguá, Praia da Lula, Praia Antigos e Antiguinhos, é possível encontrar na região algumas quedas d’água como a Cachoeira do Tobogã. O nome vem da facilidade de escorregar pelo fluxo de água que jorra em cima de uma pedra lisa, caminho que deságua em uma piscina natural. O ponto é ótimo para refrescar e se divertir.

Além das belezas naturais locais, Paraty possui um centro histórico com uma arquitetura colonial marcada por janelas e portas coloridas, que conferem um charme à cidade e que encantam os turistas. Quando a maré fica alta, a água encontra caminho nas ruas e forma uma paisagem única para se fotografar. Nada mal para uma viagem sozinho, certo? 

Ao visitar Paraty, não se esqueça de experimentar a culinária caiçara e um de seus pratos principais: o camarão casadinho.

4. Ouro Preto – MG

Ouro Preto é uma ótima opção de destino para quem está sozinho. A cidade abriga a UFOP, Universidade Federal de Ouro Preto, e por isso é cheia de repúblicas e estudantes durante os meses letivos. Se tratando de repúblicas, é fato que a cidade é muito animada por festas e encontros universitários.

Para quem é atraído pelo aspecto histórico, Ouro preto, que já foi capital do estado mineiro e sede do movimento da Inconfidência Mineira, é recheada de pontos turísticos e carrega uma história que data do século 17, que teve grande impacto no Brasil colônia.

centro histórico de ouro preto
Conjunto arquitetônico e histórico de Ouro Preto – MG.

A cidade possui uma arquitetura barroca e a paisagem singular chama a atenção de visitantes pelos detalhes e traços coloniais. Dentre as várias igrejas espalhadas pela cidade, a principal é a Igreja São Francisco de Assis, com construção iniciada em 1766, obra do famoso escultor Aleijadinho.

Em Ouro Preto é possível também visitar museus como o da Inconfidência, que conta a história da cidade, o Museu da Ciência e Técnica da escola de Minas, que aborda a atividade mineradora que acontecia no local, e museus de arte que exibem a obra de Aleijadinho e a arte sacra.

Com uma variada opção de restaurantes, é possível experimentar o melhor da comida mineira no Bené da Flauta Ouro Preto ou no Restaurante Conto de Réis. A comida típica da região inclui frango com quiabo, tutu à mineira, feijão tropeiro, pão de queijo, goiabada e mais uma gama de pratos deliciosos.

5. Florianópolis – SC

A capital do estado de Santa Catarina é um destino certeiro para quem está sozinho. Carinhosamente chamada de Floripa, a cidade é considerada uma das melhores para se viver no Brasil, pela beleza das praias e qualidade de vida. É muito comum encontrar turistas vindos de todo o país, inclusive estrangeiros. 

litoral de florianópolis
O litoral de Florianópolis – SC é um dos mais badalados do país.

A praia mais famosa e que deve ser ponto de parada obrigatório é a badalada Praia do Jurerê, localizada na Ilha da Magia, a cerca de 25km de Florianópolis. A praia conta com um mar calmo, de águas claras e mornas, além de ótima infraestrutura local para quem procura hospedagem e gastronomia de qualidade. Existem uma variedade de belas praias e quem visitar a cidade nunca deve se limitar a uma só!

À noite, Florianópolis oferece pontos badalados para quem curte festa e agitação. Jurerê e Jurerê Internacional possuem casas de shows e festas para diferentes gostos frequentados por turistas brasileiros e internacionais. Algumas das opções mais populares são o Terraza Music Park, Donna Dinning Club ou Milk Jurerê. Melhor lugar para conhecer novas pessoas definitivamente não há!

6. Recife – PE

Recife é uma cidade litorânea, que conta com praias paradisíacas e belezas naturais, além de ser conhecida como a “Veneza Brasileira”, por ser cortada por dois rios e ter dezenas de canais. 

Para visitar, é possível fazer um roteiro a pé para explorar a cidade e conferir pontos turísticos como o Marco Zero, o Parque das Esculturas Francisco Brennand, a Torre de Malakoff e o Museu Cais do Sertão.

praia de boa viagem
Orla da Praia de Boa Viagem em Recife – PE.

Além das atrações principais, tire um tempo para explorar as praias da Boa Viagem e Porto de Galinhas. Com águas claras e quentes, os dois lugares recebem um grande fluxo de turistas ao longo do ano e são perfeitos para curtir e conhecer pessoas novas. 

Ao visitar a capital do estado de Pernambuco, dê um pulo em Olinda para conhecer seu centro histórico e a Casa dos Bonecos Gigantes de Olinda que traz a tradição da cidade. A arquitetura do lugar, inspirada no barroco, entrega uma paisagem colorida e única para explorar.

7. Bonito – MS

Bonito, localizado no estado do Mato Grosso do Sul, é considerado um dos principais destinos de ecoturismo no Brasil por suas belezas naturais, infraestrutura para turismo e preservação. 

Suas principais atrações, em meio à natureza, variam entre cachoeiras, lagos, rios, grutas e trilhas, e existem uma variedade de agências e guias turísticos que promovem passeios e atividades esportivas pela região. Com isso, não é preciso se preocupar com a segurança, desde que siga protocolos e contrate um guia experiente. 

cidade de bonito ms
Bonito – MS é um dos principais destinos de ecoturismo do país.

Pontos turísticos imprescindíveis para visitação são a Gruta do Mimoso, que tem milhares de anos e que confere um lago de águas claras e azuladas para mergulho com mais de 70 metros de profundidade.

Para quem não gosta de se aventurar em lugares fechados, o Rio Sucuri, que tem as águas mais cristalinas da região, é muito procurado para a prática de flutuação – uma das atividades principais das águas locais.

Outra opção de atração turística, principalmente para pessoas com curta estadia, é a visita ao Parque das Cachoeiras. O parque fica próximo à cidade e, por meio de um passe, o turista pode visitar 7 cachoeiras, explorar a beleza da fauna, flora e até de pequenas grutas locais.

8. João Pessoa – PB

Para marcar sua primeira viagem sozinho, outra boa pedida é João Pessoa, também chamada carinhosamente de Jampa. O destino é considerado barato e isso é mais uma desculpa para estender a estadia e explorar sua cultura e belezas naturais.

Vista panorâmica do litoral de João Pessoa – PB.

Um dos pontos turísticos principais da cidade são as piscinas naturais de Picãozinho e do Seixas. Ambas são parecidas e é possível ver peixinhos nas suas águas cristalinas. Ponto certo para a selfie perfeita, não esqueça de tirar fotos para postar nas redes sociais. Para chegar às piscinas, é possível contratar passeios de catamarã ou barco e aproveitar a paisagem.

Para visitar praias, não se esqueça de separar um dia para a Praia de Tambaú. Muito procurada por turistas, a praia tem águas calmas, esverdeadas e é ótima para banho. Além de tudo, Tambaú é uma das praias mais limpas, apesar de ser bastante movimentada.

Visite também o centro histórico de João Pessoa. Com arquitetura inspirada nos estilos barroco, colonial, art nouveau e art deco, o lugar possui várias edificações tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Com influência portuguesa e holandesa, a cidade foi a terceira capital do Brasil e tem vários pontos turísticos que contam a história local, como a Casa da Pólvora, que data de 1710.

Na área de gastronomia, não vá embora de Jampa sem experimentar o famoso prato típico rubacão. O prato é feito com arroz, feijão verde, tempero, leite de vaca e de coco, queijo coalho e carne de sol, e é possível encontrá-lo em diversos restaurantes da locais.

Viajar é uma forma de descobrir o mundo ao nosso redor e também de nos conhecermos internamente. Basta escolher um destino, fazer uma viagem sozinho e explorar as possibilidades no caminho. 

Vale lembrar que viajar de ônibus com a Buser é vantajoso em vários sentidos: os valores são mais acessíveis que as passagens de rodoviária convencionais, além de possuir itens de segurança tecnológicos diferenciados, como câmeras de fadiga e telemetria. Uma vez que o destino foi escolhido, basta reservar as viagens em apenas 3 minutos, pelo aplicativo ou site.

Animou e quer preparar sua viagem sozinho? Visite o site da Buser e reserve suas passagens com facilidade e rapidez!

E aí, curtiu o conteúdo?

Clique nas estrelas

Como você curtiu esse post...

Siga nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido bom para você!

Queremos sempre melhorar nossos posts!

Sua opinião é importante, o que podemos mudar neste post?

Posts relacionados