Joias do nordeste: descubra o que fazer no Recife (PE)

4 minutos para ler

O que fazer no Recife? Está planejando seus próximos destinos de viagem? Inclua Recife no roteiro e descubra a beleza, cultura e gastronomia de uma cidade incrível!

Já pensou em incluir a capital pernambucana em um dos seus futuros destinos de viagem? Monumentos históricos, boa gastronomia e temperaturas agradáveis na maior parte do ano, além das belas praias por perto, fazem de Recife um lugar incrível para sua próxima viagem!

Quer saber mais sobre os pontos de destaque da cidade e o que fazer em Recife? Então, continue a leitura de nosso post!

Descubra o que fazer em Recife

Apesar de ser uma cidade litorânea, as praias de Recife requerem cuidado, pois já foram relatados inúmeros casos de ataques de tubarões a banhistas. No entanto, para quem gosta do mar, isso não é um problema: uma das praias mais bonitas do país, Porto de Galinhas, fica a apenas 60 km da capital.

Outras boas opções são as praias de Calhetas (50 km ao sul de Recife, perto do cabo de Santo Agostinho) e Muro Alto (cerca de 60 km, também ao sul). Isso sem contar a ilha de Fernando de Noronha, que, embora distante de Recife, é um dos principais destinos de visitantes em Pernambuco. 

Na região urbana da cidade, a praia mais famosa é a de Boa Viagem, eternizada na canção La Belle de Jour, de Alceu Valença. Nela, a larga faixa de areia convida a caminhadas ou práticas esportivas. No calçadão, nada melhor do que uma cerveja ou água de coco em um dos quiosques, que oferecem boa infraestrutura aos turistas.

Mas a capital pernambucana não vive só de praia! Conheça outros programas em Recife. 

Cultura e história

A área conhecida como Recife Antigo, onde fica o marco zero da cidade (na Praça Barão do Rio Branco), reúne várias construções históricas. Na região, não deixe de visitar a Igreja barroca da Madre de Deus e a famosa Capela Dourada, ambas construídas no século XVII, e conferir a exposição que estiver em cartaz no Centro Cultural da Caixa. 

Um lugar que não pode ficar de fora de seu roteiro é a Embaixada dos Bonecos Gigantes de Olinda, situada na rua do Bom Jesus. Certamente, você já os viu — ou ouviu falar deles —, pois representam uma tradição do carnaval local. Também na Rua Bom Jesus, é possível visitar a primeira sinagoga das Américas, Kahal Zur Israel, construída no século XVII, com vestígios de escavação arqueológica. 

Powered by Rock Convert

Ainda no Recife Antigo, o Paço do Frevo merece a visita. Ele reúne figurinos, estandartes, guarda-chuvas e toda a história do tradicional ritmo pernambucano. Por fim, o Museu Cais do Sertão apresenta uma mostra da cultura sertaneja e o memorial de Luiz Gonzaga, dedicado ao famoso “rei do baião”. 

Com disposição, todos esses pontos turísticos podem ser percorridos em um ou dois dias. No entanto, se tiver mais tempo, prolongue a visita e aprecie detalhes locais, aproveite a gastronomia e, dependendo da época, participe de alguma das festas típicas, como o carnaval ou as festas juninas, que chamam a atenção de turistas de todo o país.

Arte e passeio de barco

Uma opção para conhecer Recife de um ponto de vista diferente é fazer o passeio de catamarã pelo rio Capibaribe, que sai do Restaurante Catamaran, no bairro São José. Nele, o guia aponta os principais pontos turísticos da cidade.

Para chegar ao Parque das Esculturas de Francisco Brennand e à Torre de Cristal, que se tornou um dos símbolos da cidade, o ideal é pegar um barco no marco zero.

O Instituto Ricardo Brennand também merece uma visita. No local, é possível conhecer os castelos de tijolos vermelhos em meio à Mata Atlântica e ir à pinacoteca, ao Museu Castelo São João e ao restaurante Castelus.

Veja como escolher os melhores destinos de viagem

Depois de conhecer um pouco mais de Recife e seus atrativos, não há como deixar a capital pernambucana fora de seus próximos destinos de viagem, não é? Planeje a sua viagem com antecedência, definindo a hospedagem e o meio de transporte mais confortável. Sabia que a Buser opera vários trechos saindo e chegando à cidade? Confira!

Recife – Natal

Recife – Salvador

Recife – Fortaleza

Vai incluir Recife em seu roteiro? Então, leia as nossas dicas para que a sua viagem de ônibus seja o mais confortável possível!

Posts relacionados