fbpx

Descubra os encantos de Brasília – DF

8 minutos para ler

A capital federativa do país completa 62 anos nesta semana e é conhecida por ser um patrimônio mundial da UNESCO, devido ao seu projeto arquitetônico e urbanístico 

Está pensando no seu próximo destino de viagem? Que tal incluir Brasília – DF no seu roteiro turístico? Além de ser uma cidade rica em cultura, sua arquitetura e gastronomia fazem com que a cidade reserve diversas surpresas aos turistas. 

No dia 21 de abril será comemorado o 62º aniversário de Brasília e pensando nisso, a Buser separou algumas dicas e curiosidades que tornam este destino um dos mais surpreendentes para se visitar pelo Brasil. 

Com sua arquitetura moderna rica em detalhes, a diversidade de parques e áreas verdes e as diversas opções culturais tornam Brasília – DF um lugar incrível para sua próxima viagem! Bora lá?

Cultura e História de Brasília

Às margens do famoso Lago Paranoá, Brasília – DF surpreende na riqueza de detalhes. A capital federal enche os olhos com a sua arquitetura, o que levou a cidade brasileira a ser a única no mundo a receber o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, sabia?

Sua história é diferenciada desde o começo. Imagine uma cidade inteira sendo construída em apenas 1000 dias? Esse é o caso de Brasília – DF, sonhada pelo presidente da época, Juscelino Kubitschek, que decidiu construí-la para ser a capital do país. Concebida por um dos maiores arquitetos modernistas do Brasil, Oscar Niemeyer, a cidade nasceu no meio do cerrado em 1960.

Curiosidades de Brasília

Em meio ao Planalto Central e dividida por setores, a cidade em formato de avião é muito mais do que só o centro político, é um dos cartões-postais mais incríveis do país. Uma curiosidade é que a cidade não é dividida por ruas ou esquinas e sim por quadras – não estranhe se você chegar lá e se deparar com siglas como SQN, SBS e etc. 

Conversar com brasilienses é ter a certeza do verdadeiro orgulho dos candangos. Sim, isso mesmo! Candangos são aqueles que ajudaram a construir a nova capital. E claro, a cidade possui um vocabulário próprio; para pegar um busão, é melhor que você fale que vai pegar um “baú” e aquele passeio de bike na verdade é de camelo –  já dizia Renato Russo em “A Mônica de moto e o Eduardo de camelo”. E se você achar o brasiliense gente boa, pode ter certeza que ele é “de rocha”,

Além de abrigar a maior bandeira hasteada do mundo, a cidade também abriga o maior parque urbano de toda a América Latina. Outra curiosidade são os famosos micro-ônibus “Zebrinhas”, muito utilizados nas décadas de 80 e 90, como parte de uma campanha para que os brasilienses deixassem o carro em casa – hoje fazem parte do patrimônio cultural da cidade.

A cidade atende a todos os gostos; dos que gostam de se conectar com a natureza, que adoram se aventurar pela história local, que curtem apreciar arte e cultura ou que querem conhecer novos lugares para passear ou apreciar uma boa gastronomia. Prepare as câmeras, com certeza as paisagens irão surpreender; no mínimo, você vai ver de perto um pôr-do-sol de tirar o fôlego! 

O que fazer em Brasília?

As principais construções históricas e obras arquitetônicas mais famosas de Brasília estão localizadas na região do Eixo Monumental, considerado o marco zero da cidade. Mas a cidade tem muito mais a oferecer. Separamos aqui alguns pontos turísticos que fogem do comum e que você não pode deixar de visitar na sua viagem.

Visite a Praça dos Três Poderes

A Praça projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer  e o urbanista Lúcio Costa abriga os principais prédios históricos de Brasília. De lá, é possível conhecer de perto a sede do Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal, projetados em formato de triângulo. O espaço aberto representa a independência e o monumento “Os Candangos” tem que estar no seu álbum de fotos de lembranças da viagem.

Vista da Praça dos Três Poderes em Brasília – DF

Conheça a Catedral Metropolitana de Brasília

Também projetada por Oscar Niemeyer, a Catedral de Brasília foi o primeiro monumento a ser criado na cidade, em 1958. O projeto arquitetônico modernista do templo católico surpreende tanto que foi considerado a principal obra-prima de Niemeyer – graças a ela, o arquiteto ganhou o Prêmio Pritzker, considerado o Nobel da arquitetura. Chique né?! Com um formato que remete à oração, a Catedral surpreende e é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.

Vista noturna da Catedral Metropolitana de Brasília – DF

Aventure-se pela Chapada Imperial

Nem só de arquitetura e obras modernas vive a cidade de Brasília! A cidade também abriga um santuário ecológico conhecido como Chapada Imperial. Essa área de preservação ambiental no meio do cerrado abriga diversas atrações para quem gosta de curtir a natureza. Lá você encontra mais de 30 cachoeiras, trilhas ecológicas, museu ecológico e pode até se aventurar em atividades radicais, como arvorismo e tirolesa.

Faça um passeio pelo Pontão do Lago Sul

Que tal se sentir na praia em meio ao cerrado? Então, você não pode deixar de conhecer o Pontão do Lago Sul, um dos maiores centros de lazer e entretenimento da cidade. À beira do Lago Paranoá, o parque é parada obrigatória entre os turistas; sua extensa área verde, as diversas opções gastronômicas e a programação cultural e esportiva fazem com que o lugar seja o queridinho da cidade. Sem contar que o parque é o ponto estratégico para ter a visão mais incrível do pôr-do-sol de Brasília. 

Mergulhe na história com o Memorial JK

Para quem gosta de se aprofundar na história, o Memorial JK é um dos pontos obrigatórios de visita em Brasília. Localizado no Eixo Monumental da cidade, o museu e centro cultural homenageia o presidente Juscelino Kubitschek e guarda os principais objetos, fotos e painéis – eles contam a história da construção da capital federativa do país. Vale a pena conferir!

Vista externa do Memorial JK em Brasília – DF

Monte seu roteiro de viagem para Brasília

Brasília abriga uma diversidade de pontos turísticos para todos os gostos. Anota aí: visite o Zoológico de Brasília, surpreenda-se com o Jardim Botânico, veja de perto a grandiosidade da arquitetura do Palácio da Alvorada, mergulhe na história com o Museu Nacional da República, faça um passeio rico em cultura no Centro Cultural Banco do Brasil e conheça o templo do padroeiro da cidade, o Santuário São João Bosco.

Isso sem contar as diversas opções de parques que Brasília oferece. Entre os principais, não deixe de conhecer o Parque da Cidade, a Praça dos Cristais e o Parque da Asa Delta – dá até para se aventurar pelos ares; aproveite também para fazer um passeio pelo Parque Nacional de Brasília, uma reserva ecológica com trilhas e piscinas naturais e um rolê radical pelo Parque Ecológico das Copaíbas. 

Escolha seu destino de viagem

Depois de conhecer um pouco mais de Brasília, não tem  como deixar a cidade mais moderna do país de fora de seus próximos destinos de viagem, não é? Planeje a sua viagem com antecedência e escolha o meio de transporte mais econômico e prático. Sabia que a Buser opera em vários trechos chegando à cidade? Confira algumas opções!

Belo Horizonte (MG) – Brasília (DF)

Rio de Janeiro (RJ) – Brasília (DF)

São Paulo (SP) – Brasília (DF)

Uberlândia (MG) – Brasília (DF)

Goiânia (GO) – Brasília (DF)

Ribeirão Preto (SP) – Brasília (DF)

Vai incluir Brasília em seu roteiro? Então, leia as nossas dicas para que a sua viagem de ônibus com a Buser seja o mais confortável possível!

Esse conteúdo foi útil?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 303

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Posts relacionados