Viajar à noite ou de dia? Descubra qual a melhor opção!

6 minutos para ler

Conheça as vantagens e desvantagens de viajar à noite ou de dia para optar pela melhor opção!

Quando nos preparamos para aquela viagem tão esperada, uma das principais dúvidas entre os viajantes, é se vale mais a pena viajar à noite ou de dia de ônibus, uma vez que cada horário conta com vantagens e desvantagens.

Se você deseja conhecer os prós e contras de viajar de ônibus à noite ou durante o dia, para escolher a opção que melhor se encaixa em suas expectativas, continue a leitura deste post!

Quais são os prós e contras de viajar durante a noite?

Veja, a seguir, as principais vantagens e desvantagens de viajar durante a noite.

Prós:

Melhor para descansar

Os trajetos de viagem que são longos, de maneira geral, costumam ser cansativos. Contudo, quando são realizados durante a noite passam “mais rápido”, já que esse costuma ser o momento ideal para dormir ou, ao menos, tirar boas sonecas, o que ajuda a descansar, elimina o tédio e ainda faz com que o tempo aparente passar mais rápido.

Os melhores veículos para esse tipo de trajeto são os ônibus com cama, como leitos ou semi-leitos — veículos que são usados na maior parte das viagens pela Buser —, pois eles contam com conforto indiscutível e são perfeitos para um bom sono durante a viagem noturna.

Já nos casos em que a viagem é mais curta, a viagem à noite também é uma boa opção, mas nesse caso é preciso atentar-se ao horário de chegada ao destino, pois em determinados casos pode não ser interessante chegar ao local de madrugada.

Temperatura mais confortável

Em geral, as temperaturas durante a noite são mais amenas do que durante o dia, o que torna a viagem mais confortável. Durante as viagens à noite, também não há incidência do sol — muitas pessoas não gostam de viajar com claridade, justamente porque costuma atrapalha o sono, por exemplo.

Independente do horário escolhido, o ideal é levar um agasalho que pode ser usado durante o trajeto, mesmo que o dia esteja quente, pois o ar-condicionado pode deixar o veículo mais gelado.

Menos tumulto

Se você não gosta de tumulto, o melhor horário para viajar é durante a noite, uma vez que durante esse horário todos os locais são muito mais vazios, uma vez que as pessoas que viajam de carro, geralmente não tem confiança para dirigirem enquanto está escuro.

Por essa razão, os pontos de parada na estrada, como restaurantes, banheiros, e até mesmo a própria via, são mais vazios durante a noite, o que faz com que haja menos trânsito e tumulto durante esse período.

Contra:

Menor visibilidade para o motorista

A maior desvantagem de viajar à noite costuma ser a visibilidade, que é afetada em razão da escuridão, especialmente em trechos sinuosos e que apresentam um perigo maior — o que pode tornar a viagem mais perigosa.

Powered by Rock Convert

Contudo, no caso das viagens de ônibus, é preciso lembrar-se que, ao optar por viajar com uma empresa de qualidade, como a Buser, os motoristas são profissionais que contam com experiência em várias estradas e situações, fator que gera tranquilidade mesmo nos trechos mais perigosos.

Quais são os prós e contras de viajar durante o dia?

Agora que você já sabe quais são os prós e contras de viajar durante a noite, vamos apresentar, a seguir, as vantagens e desvantagens de viajar durante o dia. Acompanhe!

Prós:

Mais seguro

Como citamos, ao viajar durante a noite a escuridão faz com que a visibilidade do motorista seja menor, o que já não ocorre em uma viagem diurna e faz com que esse seja o horário mais seguro para viajar.

Observação de paisagens

Se você é um amante de belas paisagens e gosta de apreciar o trajeto e aproveitar o momento para conhecer novos locais, sem dúvidas o momento ideal para a sua viagem é durante o dia, afinal, a falta de visibilidade de se viajar a noite costuma atrapalhar a observação.

Facilidade em fazer paradas

Durante o dia é mais fácil para o ônibus realizarem paradas em restaurantes, lanchonetes e banheiros, justamente porque, durante esse horário, todos os estabelecimentos costumam estar abertos.

Já em uma viagem noturna, a depender do horário, é possível encontrar em funcionamento apenas os locais que funcionam 24 horas por dia, o que é mais raro e pode aumentar o tempo entre as paradas.

Contra:

Dificuldade para dormir

A maior desvantagem de viajar durante o dia é que, nesse período, é comum que as pessoas tenham mais dificuldade para dormir, seja em razão da claridade ou do barulho, que é mais intenso durante esse horário.

Dessa maneira, se o seu desejo é aproveitar o trajeto realizado de ônibus para descansar, viajar durante o dia pode não ser a melhor alternativa.

Como realizar uma viagem segura ao viajar à noite ou de dia?

Agora que você já conhece os prós e contras de viajar, tanto à noite quanto de dia, é importante saber o que deve ser feito para garantir que a viagem seja segura e confortável.

Viajar de ônibus é sempre uma excelente opção, pois é possível descansar em qualquer período da viagem, o viajante tem menos gastos (especialmente nos casos em que a viagem é realizada com a Buser) e, ainda, a viagem é mais segura, pois o condutor é um motorista profissional qualificado.

Assim, se você quer fazer uma viagem inesquecível, seja à noite ou de dia, vá de ônibus e opte pela Buser para encontrar tarifas mais baratas e para viajar em veículos muito mais confortáveis!

Como vimos, viajar à noite ou de dia depende de suas preferências, pois cada período conta com vantagens e desvantagens. Por isso, o ideal é que o viajante opte pelo período que melhor atende às suas necessidades!

Para viajar de ônibus à noite ou de dia, conheça a Buser, a melhor opção para a sua viagem!

Posts relacionados