fbpx

Guia para quem vai curtir o São João de Caruaru 2022

7 minutos para ler

Após dois anos, o Maior e Melhor São João do Mundo em Caruaru – PE retoma sua tradicional programação de festividades 

Quem não estava com saudades da temporada de festas juninas? Uma das maiores festas típicas do país retornou em 2022 após dois anos e muita gente já estava aguardando ansiosamente por bandeirinhas, fogueiras, comidas típicas e muito forró. A cidade de Caruaru – PE que o diga! Mais conhecida como a Capital do Forró, Caruaru sedia o Maior e Melhor São João do Mundo, o São João de Caruaru, que retorna com 30 dias intensos de comemorações e programações especiais. Nesse ano especial de retomada, a festa foi carinhosamente batizada como o “São João do Reencontro”.

Decorações típicas na Estação Ferroviária, um dos pavilhões do São João de Caruaru – PE.

Entre 4 de junho a 2 de julho, a cidade mais festeira do Nordeste recebe foliões e turistas do Brasil todo, que querem conferir de perto como é o verdadeiro São João do Nordeste em Caruaru – PE. Desde o início do mês, já foram mais de 80 mil participantes, que se dividiram entre os diversos pavilhões do São João de Caruaru espalhados pela cidade. 

São mais de 24 polos espalhados pela cidade e 800 tipos de apresentações, com muito forró pé de serra, quadrilhas, apresentações de danças e bandas típicas. Isso tudo com entrada gratuita. E se você ainda não sabe como chegar em Caruaru, aproveite que a Buser te leva para lá a preços muito mais em conta, com viagens de ônibus confortáveis, práticas e seguras. Aproveite para já reservar sua viagem.

História do São João de Caruaru

Não é à toa que a cidade de Caruaru – PE sedia um dos maiores festejos de São João do mundo. Desde o século 19, as festas juninas que aconteciam na cidade já atraíam pessoas de municípios vizinhos e da própria capital pernambucana, Recife. Na época, as festas aconteciam em propriedades rurais particulares.

Desde 1994, o São João de Caruaru – PE tomou forma e passou a acontecer no Pátio do Forró Luiz Gonzaga, um complexo com mais de 44 mil metros quadrados, que homenageia o grande artista nordestino, pai do forró. A expectativa é que nesse ano, mais de 3 milhões de pessoas passem pela cidade e curtam as festividades do São João. 

O Pátio de Eventos Luiz Gonzaga é o local onde acontece o São João de Caruaru – PE desde 1994.

São João de Caruaru e suas tradições

Além de ser tradicionalmente uma das maiores festas de São João do mundo, o São João de Caruaru reserva algumas curiosidades para os visitantes de primeira viagem. 

Você conhece a tradição das comidas gigantes? Essa história marca o São João de Caruaru e acontece há mais de 25 anos. De lá para cá, tornou-se uma disputa entre os moradores para trazer novos pratos no formato gigante. Se está pensando em conhecer Caruaru no São João, prepare-se para experimentar o “maior cuscuz do mundo”, a broa gigante e outras iguarias típicas.

E a rivalidade de Caruaru e Campina Grande, na Paraíba? As duas cidades nordestinas disputam o título de maior São João do mundo – mas a gente sabe que, no fim das contas, quem sai ganhando é o turista, que tem a oportunidade de conhecer de perto a cultura do nosso país.

Pavilhões em Caruaru

As festividades em Caruaru já começaram, mas a gente sabe que tem muita comemoração pra acontecer até o final do mês. Grandes artistas ainda irão passar pelos palcos e pavilhões do São João de Caruaru, como João Gomes, Xand Avião, Tarcísio do Acordeon, Barões da Pisadinha, Cavaleiros do Forró e muito mais. Confira a programação completa aqui.

O São João de Caruaru – PE conta com diversas atrações como quadrilhas juninas, trios pé de serra, bandas de forró e apresentações de danças típicas.

Os grandes shows se dividem entre pavilhões. Para você não se perder, separamos os principais pavilhões que não podem ficar de fora do seu roteiro ao visitar o São João de Caruaru:

  • Polo Pátio de Eventos Luiz Gonzaga: é aqui que acontecem os shows com grandes atrações do forró e de outros estilos musicais;
  • Polo Alto do Moura: conhecido por trazer o forró tradicional de Pernambuco, começa a partir das 10h.
  • Polo Azulão: atrações voltadas para diferentes gêneros musicais, como MPB, rock, entre outros gêneros. A partir das 18h.
  • Polo São João na Roça: traz nomes do forró para os 4 distritos rurais de Caruaru.
  • Polo Mestre Camarão: é aqui que os trios pé de serra se apresentam, com muito forró ao som de triângulo e zabumba. Os shows começam às 20h.
  • Polo das Quadrilhas: o que é uma festa junina sem quadrilha? É lá que acontecem as apresentações e competições de quadrilhas, para se emocionar! Começam às 20h.
  • Estação Ferroviária: aqui a cultura popular nordestina fica evidente, com muitas casas temáticas, bandas e comida boa. 

A dica é chegar cedo e verificar a programação e os horários de cada pavilhão. Coloque uma roupa confortável e prepare-se para arrastar muito o chinelo no chão!

Turismo em Caruaru

Além de todas as apresentações típicas do São João de Caruaru, que já garante a oportunidade de um verdadeiro turismo cultural, a cidade também reserva alguns pontos turísticos imperdíveis. 

Para quem está de viagem marcada para Caruaru ou pensa em conhecer essa cidade tão tradicional na cultura do nosso país, anota aí as dicas:

Museu do Forró Luiz Gonzaga

O museu dedicado ao mestre do forró e um dos maiores compositores nordestinos é parada obrigatória para quem visita Caruaru – PE.

Feira de Caruaru

Localizada no Centro Histórico, mais conhecida como Feira da Sulanca, ela é considerada uma das maiores feiras ao ar livre do mundo e é um patrimônio nacional.

Parque Municipal Severino Montenegro

Com mais de 4 hectares, o Parque proporciona um contato direto com a natureza, um dos lugares mais relaxantes da cidade.

Museu do Barro

Neste museu, prepare-se para ver de perto mais de 2.300 peças de cerâmica de grandes artesãos locais, como Mestre Vitalino e Mestre Galdino.

Museu do Cordel

A literatura de cordel é tradicional no Nordeste, no Museu você vai conhecer histórias da cidade do baião a partir das obras em cordel. Imperdível!

E aí, bora curtir um forró em uma das cidades mais tradicionais e típicas do Nordeste brasileiro? A Buser te leva para curtir o maior São João do Mundo, é só clicar aqui. 

E aí, curtiu o conteúdo?

Clique nas estrelas

Como você curtiu esse post...

Siga nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido bom para você!

Queremos sempre melhorar nossos posts!

Sua opinião é importante, o que podemos mudar neste post?

Posts relacionados