fbpx

Destinos de Inverno: viaje e descubra a riqueza de Ouro Preto

6 minutos para ler

Um verdadeiro museu a céu aberto, a cidade de Ouro Preto – MG é considerada um dos destinos de inverno mais interessantes do país.

Que tal conhecer uma joia no meio da Serra do Espinhaço em Minas Gerais? Sim, a cidade histórica de Ouro Preto é um verdadeiro tesouro de importância mundial, um dos destinos de inverno que mistura cultura e belezas naturais. Seu cenário bucólico proporciona uma verdadeira viagem no tempo – mais precisamente, o período colonial do século 18. Não é à toa que a cidade já foi eleita uma das 7 Maravilhas Brasileiras.

Vista panorâmica do Centro Histórico de Ouro Preto – MG.

Entre suas famosas ladeiras e ruas de pedra, é possível se surpreender com casarões antigos, igrejas históricas, tudo isso misturado a uma arquitetura barroca rica em detalhes. Tudo isso cercado por belas montanhas e paisagens, que fazem toda a diferença nessa época do ano, onde as temperaturas são menores. Esse verdadeiro berço de história é um destino de inverno que não pode ficar de fora do seu roteiro; nada melhor do que ver de perto obras arquitetônicas, museus e construções que foram palco de importantes momentos do Brasil. 

Além de toda cultura, Ouro Preto proporciona uma viagem gastronômica, com todas as delícias mineiras e também uma aventura em meio à natureza, com suas trilhas, morros e cachoeiras. Deu vontade de viajar nessas férias de inverno? Pois é, a Buser garante sua viagem para Ouro Preto com toda a segurança e praticidade, além do menor preço. Os ônibus parceiros da Buser possuem sistemas avançados de segurança e você só precisa fazer sua reserva direto pelo app ou site, sem sair de casa. E aí, partiu fazer as malas e garantir sua viagem?

Curiosidades de Ouro Preto

Além de toda a importância histórica de Ouro Preto no Brasil, a cidade ganhou um título mundial. Ouro Preto foi tombada e considerada um Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, devido à relevância do seu conjunto arquitetônico. Não é à toa que a cidade tem o apelido especial de “museu a céu aberto”, com seus casarões e prédios históricos que permanecem intactos.

Falando nisso, não tem como falar de Ouro Preto sem lembrar de suas igrejas. Essas construções religiosas se destacam por conta da presença do estilo barroco; aliás, Ouro Preto é um símbolo brasileiro desse importante movimento artístico. A riqueza arquitetônica é tão grande que a Igreja de São Francisco de Assis, uma das obras mais famosas do artista Aleijadinho, está entre as 7 Maravilhas de Origem Portuguesa do Mundo. Chique né?!

Mas a cultura de Ouro Preto não fica só no seu conjunto arquitetônico, mas também em suas festas e festivais tradicionais. Além da cidade ser um importante polo universitário, Ouro Preto possui uma importante programação cultural, como o famoso Carnaval de rua, que reúne foliões do Brasil inteiro nas ladeiras da cidade. Outro importante evento é o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, que conta com grandes apresentações e manifestações artísticas. 

Ouro Preto: descubra um dos destinos de inverno da Buser

Uma cidade pequena, mas gigante em sua importância turística. Quem vai para Ouro Preto se encanta e aproveita momentos de tranquilidade e descanso em meio a uma verdadeira caixa de tesouros, rica em cultura e belezas naturais. E é por isso que trouxemos algumas dicas de lugares que você não pode deixar de lado no seu roteiro de viagem, confira:

Turismo religioso

As igrejas e construções religiosas de Ouro Preto são a marca registrada das paisagens da cidade. Diante de tantas opções, algumas merecem destaque e valem uma visita. Coloque no seu roteiro a Basílica de Nossa Senhora do Pilar, que se destaca pelos seus mais de 400 quilos de ouro. A Igreja São Francisco de Assis foi projetada por Aleijadinho e é uma das maravilhas do país. Vale conhecer também a Igreja Matriz de Santa Efigênia e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo.

Vista da Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto – MG, considerada umas da 7 Maravilhas de Origem Portuguesa do Mundo.

Turismo cultural

Ouro Preto respira cultura e história e a sua grande diversidade de museus reflete isso. Para conhecer um pouco mais da importância de Ouro Preto durante o ciclo do ouro, vale visitar o Museu Casa dos Contos, uma construção no estilo barroco que promove a cultura nacional. Já o Museu da Inconfidência traz um acervo que conta a história dos inconfidentes, além de uma coleção de objetos de arte sacra do século 18. Vale a pena também visitar o Museu Casa dos Inconfidentes e a Estação Ferroviária de Ouro Preto.

Fachada do Museu dos Inconfidentes, o mais tradicional de Ouro Peto – MG.

Turismo ecológico

Ouro Preto é cercado por belas montanhas e morros, o que proporciona diversos passeios para quem gosta de se aventurar pela natureza. Para os radicais, as trilhas e cachoeiras proporcionam momentos de diversão. Então anota aí; para apreciar a paisagem com uma vista incrível, não deixe de conhecer o Mirante do Morro São Sebastião e o Mirante da UFOP. Para fazer trilhas, o Parque Estadual do Itacolomi e o Parque Natural Municipal das Andorinhas são um prato cheio. Para um banho de cachoeira, vale a pena se refrescar na Cachoeira dos Namorados ou a Cachoeira do Castelinho.

Vista do Pico do Itacolomi, uma das maiores atrações do Parque Estadual do Itacolomi em Ouro Preto – MG.

Além desses passeios, é bom incluir no roteiro alguns momentos para fazer comprinhas e trazer lembrancinhas da viagem. Na Feira de Pedra Sabão, você encontra diversos itens de artesanato. Já na Rua Direita, você vai conhecer uma das áreas mais tradicionais do centro histórico, com suas lojinhas charmosas. 

E aí, bora ? Ouro Preto é um dos destinos de inverno que se destaca na Buser, aproveite garantir a sua viagem pelo menor preço, só clicar aqui.

Esse conteúdo foi útil?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1.1 / 5. Número de votos: 604

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Posts relacionados