O que é seguro viagem?

6 minutos para ler

O que é seguro viagem? Descubra o que é e como funciona o seguro de vida para viagens.

Você sabe o que é seguro viagem? Hoje em dia, cada vez mais pessoas se conscientizam da sua importância, afinal, acidentes e imprevistos também podem acontecer em uma viagem e, nesses casos, o ideal é estar preparado para tais situações.

Assim, o seguro viagem é um serviço que tem como objetivo auxiliar o viajante e prestar suporte para ajudá-lo a resolver diferentes tipos de problemas durante a sua jornada, oferecendo, inclusive, assistências ou indenizações para amenizar o efeito desses imprevistos.

Se você tem interesse em conhecer mais sobre o tema e as principais características do seguro viagem, como contratá-lo e dicas para escolher o melhor serviço, continue a leitura deste post, pois vamos apresentar todos os detalhes. Confira!

O que é seguro viagem e quais são as suas principais características?

O seguro viagem é um seguro contratado apenas para os dias em que você estará viajando. Ele funciona como uma prevenção aos problemas, uma vez que cobre imprevistos e infortúnios pessoais.

Ele funciona como os demais seguros, como o de carro: depois de contratado, uma apólice é emitida com as suas coberturas, os valores dos capitais segurados e da franquia, se houver.

Por meio do seguro viagem, é possível agir de forma rápida durante uma inconveniência, pois basta apenas um telefonema para requerer ajuda e ser atendido a qualquer hora do dia, durante todos os momentos.

Existem diferentes modalidades de seguro viagem, por isso, o ideal é se informar sobre as coberturas do produto antes de contratá-lo, para optar por aquele que melhor se encaixe às suas necessidades. É possível encontrar planos voltados para jovens, famílias, mulheres grávidas, estudantes e viajantes a trabalho, entre outros.

O seguro cobre as coberturas contratadas e descritas na apólice — em geral, as urgências médicas ou hospitalares e possíveis contratempos relacionados à própria viagem, como perda de malas, cancelamento ou atraso de transporte, cancelamento de viagem e regresso antecipado, entre outros.

Até mesmo no caso de viagens nacionais, o seguro viagem é relevante, já que muitos planos de saúde não contam com cobertura em todo território do Brasil. Nesse caso, é possível ter atendimento de urgência e emergência sem depender do Sistema Único de Saúde (SUS).

Como contratar um seguro viagem?

Para contratar o seu seguro viagem, não existe segredo: você pode realizar a contratação até mesmo da sua casa. Basta entrar em contato com as empresas especializadas em seguros, seja pela internet, em agências de turismo ou nas operadoras de cartão de crédito.

Contudo, se deseja enfrentar menos burocracia, a melhor opção é contratar o seguro diretamente no site das empresas, de forma ágil e segura. Para tanto, basta preencher um formulário com todos os seus dados e escolher a melhor cobertura de acordo com o seu perfil e as suas necessidades.

Por fim, você receberá em seu e-mail a apólice do seguro, podendo viajar protegido e tranquilo.

Powered by Rock Convert

Como escolher o melhor serviço?

Agora que você já sabe o que é seguro viagem e qual é a sua importância, deve estar se perguntando como escolher o melhor serviço, não é mesmo? Por isso, vamos apresentar algumas dicas para que você não erre em sua escolha!

Analise a cobertura

Os seguros de viagem devem ser realizados, levando em consideração o destino e as atividades que você pretende realizar durante a viagem, além da complexidade do plano, que pode ir do básico ao completo.

O ideal é informar os detalhes da sua viagem para a seguradora durante a contratação, a fim de garantir que a cobertura escolhida está dentro de suas expectativas. Nesse momento, a própria seguradora poderá informar ao viajante se há alguma especificidade para o seu caso.

Não se esqueça de mencionar, no momento da contratação do seguro, se você pretende realizar esportes radicais ou de aventura durante o passeio, como mergulho ou escalada. Nesses casos, em geral, é preciso optar por uma cobertura especial.

Também é importante informar os dados dos passageiros corretamente, já que mulheres grávidas, pessoas com doenças pré-existentes e idosos com mais de 70 anos, também costumam precisar de uma cobertura especial.

Além disso, é possível incluir na cobertura do seu seguro viagem uma proteção para os equipamentos eletrônicos, como celulares, máquinas fotográficas e notebooks.

Assim, o viajante poderá optar pela opção que melhor atenda às suas necessidades, como o pacote básico, ou acrescentar mais serviços e aumentar as franquias de atendimento e indenização.

Atente-se ao valor no momento da contratação

Os valores do seguro viagem variam de acordo com as coberturas contratadas e o número de dias da viagem. Assim, quanto mais caro for o seguro, maior devem ser os valores de cobertura.

Em geral, a diferença de valor de um plano de baixa cobertura para um completo é de poucos reais. Por isso, o ideal é analisar o estilo da viagem e o destino para que seja possível optar pelo seguro com a cobertura mais adequada.

O valor do seguro viagem não costuma ser muito alto, especialmente no caso de viagens nacionais. Na verdade, ele representa uma pequena parte do orçamento de uma viagem internacional, sendo um valor menor do que o de uma consulta médica particular.

Verifique se a seguradora é de confiança

Por fim, uma das dúvidas mais comuns costumam estar relacionadas à escolha da seguradora. Nesse caso, o ideal é evitar realizar a contratação de seguros desconhecidos, pois eles podem contar com um difícil atendimento ao usuário.

O recomendado é optar por seguradoras que sejam confiáveis e reconhecidas no mercado, já que, nesse caso, é possível contar com a certeza de ter um atendimento eficiente no momento em que precisar dele.

Agora que você já sabe o que é seguro viagem, como contratá-lo e o que analisar para optar pelo melhor serviço, lembre-se de sempre pesquisar para escolher aquele que melhor se adapta às suas necessidades. Ao optar por viajar de ônibus com a Buser, você já conta com o seguro da Buser e da empresa transportadora parceira, ou seja, está assegurado duas vezes!

O que você achou das nossas dicas sobre seguro viagem? Deixe um comentário e nos conte a sua experiência com esse tipo de serviço!

Posts relacionados