fbpx

Guia completo sobre como organizar a mala para não esquecer nada

12 minutos para ler

Como organizar a mala? Vai viajar, mas não sabe como organizar a mala do jeito certo? Veja as dicas que você precisa conferir!

Você avaliou os destinos para viajar de ônibus, fez a sua reserva e contratou a hospedagem? Ótimo, sua viagem está tomando forma, mas ainda falta algo importante: saber como organizar a mala.

Essa tarefa é essencial para que você tenha tudo aquilo de que precisa durante os dias de viagem, o que garante boa experiência e ajuda a criar ótimas lembranças. Com uma boa dose de planejamento, tudo sairá conforme o previsto.

Para ajudar nessa tarefa, preparamos um guia com todas as dicas que você precisa para criar a sua mala. Venha conferir!

Quanto tempo antes devo arrumar a mala?

No geral, agir com antecedência permite ter mais tranquilidade sobre a viagem — e não é diferente com a tarefa de como organizar a mala. Em relação ao momento de iniciar a arrumação da bagagem, é possível começar a pensar desde quando você reserva e confirma a sua viagem.

Comece a observar o que você mais usa no dia a dia e faça uma lista dos itens mais importantes e que não podem ficar para trás.

Com uma semana de antecedência, já é possível conferir como estará o seu destino, em termos de clima e temperatura. Nessa hora, já há como começar a organizar os itens que você não vai precisar usar nos próximos dias.

Com 2 ou 3 dias antes da viagem, é hora de colocar tudo na mala. Na véspera, organize apenas a bagagem de mão, que tem itens mais cotidianos. Não deixare essa parte para a última hora diminui as chances de erros ou esquecimentos e torna o processo mais fácil.

Por que organizar corretamente?

Uma viagem bem-sucedida exige planejamento e organização de forma geral e em todos os sentidos. Entre os aspectos relevantes, a sua organização de mala está relacionada ao resultado que será obtido.

Pode até não parecer, mas as condições da sua bagagem terão, sim, grande influência nos resultados. Descubra por que vale a pena deixar tudo em ordem e prepare-se para começar a organizar.

Garante conforto em toda a viagem

Com uma boa mala organizada, toda a sua viagem será mais tranquila e confortável. Quer ver? Durante as horas em que estiver no busão, a mala de mão é essencial para atender às suas necessidades do trajeto.

Quando chegar ao seu destino, a mala organizada corretamente permitirá que você aproveite ao máximo as experiências da viagem. Então, pode ter certeza que isso tem tudo a ver com a satisfação e com as boas memórias, viu?

Evita gastos desnecessários

Além disso, saber como organizar a mala é uma forma de economizar, sabia? Afinal, você consegue levar o que é importante e não se esquece de nada. Então, não tem que comprar na viagem uma escova de dentes nova ou um casaco para encarar o frio só porque não se planejou corretamente.

Mesmo na hora de comprar presentes e lembranças de viagem, a organização é essencial. Sabendo quanto espaço há disponível, não há o risco de você exagerar nas compras.

Permite aproveitar o espaço disponível

Nem sempre você tem que ter a maior mala possível para levar o que precisa para curtir a viagem. Dependendo do tempo de passeio e da sua organização, uma bagagem só já é suficiente para dar conta do recado.

Para mandar bem nesse sentido, é essencial saber como manter tudo arrumado. Assim, você usa todo o espaço da melhor maneira e consegue ótimos resultados com o que tem disponível.

Devo considerar a estação do ano?

Sim, na hora de organizar a mala, é importante considerar em qual estação do ano estamos. Afinal, as peças ideias para o verão são bem diferentes dos casacos que dão as caras no inverno, não é?

Mas não basta apenas considerar a estação, pois você deve pensar no seu destino e no seu objetivo de viagem. Se você pretende usar uma bela banheira de hidromassagem do hotel, mesmo no inverno, vale levar roupas de banho, por exemplo. Já se o local for uma serra, até o verão pode ser mais ameno, então vale ter algumas peças um pouco mais quentinhas.

Como organizar a mala adequadamente?

Tudo bem, você aprendeu a importância de manter tudo arrumado e de separar os itens certos. Mas como fazer, na prática, e ter uma mala realmente organizada? Pode parecer um grande mistério, mas o processo só exige um pouco de planejamento e boas decisões.

Para facilitar, separamos algumas dicas que você pode aproveitar para saber como organizar a mala. Venha conferir!

Separe os itens por categorias

Para facilitar a organização, o melhor mesmo é dividir a sua mala em seções ou categorias. Se cada item tiver o seu lugar, vai ser mais fácil encontrar o que você precisa — e não será necessário desfazer a mala toda para achar aquilo que está lá no fundo, né?

Entre as categorias que você pode criar, estão:

  • roupas;
  • calçados;
  • acessórios;
  • itens de higiene e assim por diante.

A dica é ficar de olho na quantidade e nos tipos de peças para encontrar o lugar certo na mala, combinado?

Escolha a mala certa

Outro passo importante consiste em selecionar o modelo certo porque não, mala não é tudo igual. Há modelos para diversas necessidades e você precisa escolher aquele que tem mais a ver com você.

A mala de rodinhas, por exemplo, é mais fácil de carregar. Se ela for de tecido e mais flexível, pode até ter uma capacidade maior. Também há a mala de alças, ideal para quem não pretende carregar muita coisa.

Ah, por falar nisso, é preciso ficar de olho no tamanho: P, M ou G. Quanto mais itens você levar, maior deve ser o tamanho.

Prefira cores neutras para as peças

Na hora de separar as roupas, vale mais a pena investir em itens de cores neutras. O motivo? São peças mais fáceis de combinar, então você não precisa se limitar porque aquela peça vermelha não combina com o outro item amarelo.

Preto, branco, cinza e marrom são escolhas clássicas. Para não deixar tudo sem cor, escolha algumas peças-chave ou acessórios com tons marcantes.

Aposte na versatilidade dos visuais

Por falar na criação dos looks, uma das dicas de como organizar a mala consiste em pensar em visuais versáteis. A mesma calça jeans pode ser combinada com várias blusas e casacos, por exemplo. Isso também vale para calçados, acessórios e outros elementos que possam ser usado várias vezes.

Se quiser aumentar a praticidade, monte os looks em saquinhos. Assim, você só precisa tirar as peças de acordo com o dia da viagem, de maneira bem prática.

Dobre ou enrole de forma correta

Já que estamos falando em como organizar a mala, não adianta tirar as peças do armário e jogá-las na mala. Tudo deve estar bem dobrado ou enrolado para ocupar menos espaço e manter arrumado.

No fundo da mala, você pode colocar as peças menos usadas ou mais pesadas, como calças e casacos grossos. Blusas, camisetas, vestidos e agasalhos podem ser enrolados, assim como a toalha. Isso economiza espaço e permite que você veja tudo o que está disponível.

Por cima, devem ir peças mais leves ou que amassam com maior facilidade, que não precisam estar dobradas. Assim, sua mala fica pronta para encarar o passeio!

Aproveite espaços

Não basta comprar a maior mala disponível na loja e achar que isso é suficiente para manter tudo organizado. Além de separar a quantidade certa de itens, você tem que aproveitar os espaços corretamente.

Sua mala tem aquele fecho com um tipo de rede? Aproveite para deixar os calçados ali! Achou um bolso extra na bagagem? Use para itens menores. Deixe tudo bem compacto e pense na volta, pois é normal precisar de mais espaço disponível.

Verifique a previsão do tempo

Para selecionar o que levar, você viu que é necessário considerar a estação do ano. Só que também é crucial conferir a previsão do tempo para o período da sua viagem. Afinal, o inverno ou a primavera no Brasil podem ser bem diferentes entre as cidades.

Se houver risco de chuva no seu destino, por exemplo, pode ser interessante ter uma capa. Se a previsão for de noite fria, ao menos um pijama mais quente é necessário — mesmo se for época de verão.

Por que fazer um checklist?

Agora que você já sabe como organizar a mala, de forma física, é preciso garantir que tudo já está separado, antes de arrumá-la de vez. Para facilitar a tarefa, o melhor é elaborar um checklist.

A proposta é simples: liste todos os itens que têm que ser levados e as suas quantidades. Depois, é só conferir e dar um “check” no que já estiver pronto para ir para a mala.

Além de ser um método muito fácil de aplicar, essa listagem tem outros pontos positivos. Usar essa solução é uma ótima forma de diminuir os riscos de você se esquecer de algo — principalmente, daqueles itens importantes.

Também é uma maneira de facilitar o planejamento e a organização. Com a lista pronta, dá para saber quantos itens são e como você terá que organizá-los na mala. Inclusive, isso pode reduzir o tempo necessário para a organização.

Na hora de voltar, é só usar a lista para não deixar nada perdido na hospedagem. Em uma próxima viagem para um destino parecido, você pode até usar a mesma lista. Legal, né?

O que levar na mala de mão?

Tudo bem, você já sabe como organizar a mala que vai ao bagageiro. Mas já pensou na mala de mão do ônibus? Não importa se estivermos falando de uma bolsa ou de uma mochila, o importante é ter tudo bem-arrumado. Então, veja o que vale a pena levar!

Documentos e dinheiro

É indispensável ter sempre à mão a sua carteira, com os seus documentos, seus cartões e seu dinheiro. Assim, se você quiser comprar algo numa parada, por exemplo, pode fazer sem problemas.

Também é essencial para a hora do desembarque. Desse jeito, você só precisa pegar a mala do bagageiro e seguir para onde desejar, sem ter que parar tudo, abrir a mala e pegar esses itens.

Eletrônicos

Viagem no busão nos dias de hoje é sinônimo de música nos fones de ouvido, internet no celular e assim por diante, né? Então, deixe os seus eletrônicos principais junto a você na mala de mão.

Isso inclui o celular, o carregador, os fones de ouvido e outros itens, se fizer sentido. Vai viajar a trabalho? Deixe o notebook por perto. Quer ler enquanto viaja? Seu leitor digital também deve estar por perto.

Lanches rápidos

Dependendo da distância ou do horário da viagem, bate aquela fome, né? Então, vale a pena ter alguns lanches rápidos na mala de mão, assim como uma garrafa de água ou de suco, por exemplo.

Só tome cuidado para não levar itens que possam atrapalhar outros passageiros, como aqueles com cheiro forte. Também é preciso ter cuidado com a necessidade de refrigeração, certo?

Itens de cuidado pessoal

Para ter uma viagem ainda mais confortável, é interessante ter alguns itens de cuidado pessoal. Medicamentos para enjoo ou dor de cabeça, por exemplo, podem ser levados de forma fácil.

Também é válido contar com outros itens, como escova e pasta de dentes, uma muda de roupa para o caso de se sujar e álcool gel para a viagem pós-quarentena.

Agasalho

Ao viajar de ônibus, é comum que os veículos sejam climatizados com ar-condicionado. Em certos momentos, pode ser que você queira uma temperatura um pouquinho mais alta. Para não passar frio, basta levar um agasalho com você — mesmo que esteja quente do lado de fora.

Assim, na hora de dormir ou quando a temperatura cair um pouco, você pode se esquentar e ter a melhor e mais confortável experiência.

Só tome cuidado com a quantidade de itens da mala. A regra para os ônibus é que ela deve caber no compartimento superior, o que dá, mais ou menos, uns 5 kg. Se for preciso, pese a bagagem antes de embarcar.

Saber como organizar a mala para a sua próxima viagem é mais fácil que parece. Com essas orientações, você tem a chance de deixar tudo em ordem para focar no que mais importa: aproveitar ao máximo toda a experiência!

Quer acompanhar mais dicas e novidades? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro!

Posts relacionados