fbpx

Afinal, grávida pode viajar de ônibus? Saiba aqui!

6 minutos para ler

Você sabia que grávidas podem viajar de ônibus? Saiba como aproveitar o passeio em segurança!

A gestação é um momento maravilhoso e único na vida de muitas mulheres. Ter um bebê crescendo, literalmente, dentro de si é inexplicável. Apesar de toda a magia que envolve esse universo, existem muitos cuidados que precisam ser tomados durante essa fase. Por isso, diversas dúvidas quanto ao que é ou não permitido podem surgir, e uma delas é se grávida pode viajar de ônibus ou não.

Muitas mulheres no período gestacional precisam se deslocar entre cidades ou estados. Seja para trabalhar, seja para visitar a família ou para aproveitar momentos de lazer. Se algum desses é o seu caso ou de alguma parente próxima, não há motivos para preocupação: grávida pode viajar de ônibus sim. Entretanto, é necessário observar as regras e tomar os devidos cuidados.

A seguir falaremos um pouco mais sobre essas regras e traremos dicas para fazer a melhor viagem possível na gestação. Acompanhe!

Descubra as regras para grávidas viajarem de ônibus

Diferentemente de uma viagem de avião, em que não é permitido o embarque a partir de determinado mês da gestação, não existem regras específicas para grávidas que desejam viajar de ônibus. Apesar disso, é extremamente indicado que a gestante agende uma consulta ou avise o seu médico sobre a viagem.

Algumas características, como a duração do deslocamento e a fase da gestação, devem ser consideradas para que a viagem seja segura. Próximo ao último trimestre, há mais chances de ocorrer um parto prematuro, e por isso, é interessante ter a permissão do médico que realiza o acompanhamento da gestante e do bebê.

Além disso, gravidez de risco, como as gemelares ou aquelas que tenham algum tipo de complicação também devem ser liberadas pelo obstetra para que se tenha mais segurança.

Confira as dicas para fazer a melhor viagem possível

Depois de avisar o médico e obter o aval para realizar a viagem, chegamos à próxima fase: o planejamento para se ter o melhor passeio possível. Para que você faça boas escolhas e se organize da melhor forma, preparamos diversas dicas neste tópico. Continue a leitura e confira cada uma delas.

Acerte na escolha do lugar

A nossa primeira dica para que uma gestante faça uma viagem mais tranquila é acertar na escolha da poltrona. Embora grande parte dos ônibus ofereçam modelos iguais, existem estratégias que facilitam a viagem.

Uma delas é optar pelas poltronas de corredor, principalmente quando se está viajando sozinha. A primeira vantagem dessa estratégia é que ela permite que o viajante se levante quantas vezes quiser sem incomodar quem está ao lado.

Sabemos que, durante a gestação, a vontade de ir ao banheiro aumenta, e ter a possibilidade de ir livremente já é o primeiro passo para uma viagem mais tranquila. Além disso, os lugares localizados no corredor permitem que a pessoa estique as pernas para o lado sempre que não houver outro passageiro se locomovendo dentro do ônibus.

Prepare e leve lanches

Outra dica que facilita muito a viagem durante a gravidez é preparar e levar o próprio lanche. Dependendo de qual semana da gestação a mulher está, é possível que ela esteja sofrendo com enjoos frequentes. Nesse caso, nada melhor do que ter à mão aqueles alimentos estratégicos que ajudam com esse mal-estar.

Além dos enjoos, as gestantes tendem a comer em menor quantidade, mas com uma maior frequência. Esse é outro motivo que faz com que as viajantes tenham o seu lanche preferido na bagagem de mão. Portanto, prefira alimentos mais leves, como frutas ou sanduíches feitos em casa.

Cuide da hidratação

Além da alimentação, é muito importante que a gestante se mantenha hidratada durante toda a viagem. A ingestão de uma quantidade elevada de água durante a gestação é benéfica para o bebê, auxilia nos enjoos e melhora a saúde da mulher. Portanto, a garrafinha de água é um item indispensável na bagagem de mão.

Se puder, dê preferência para os modelos confeccionados de materiais térmicos. Assim, a água estará sempre gelada e pronta para o consumo. Contudo, para quem não tiver a garrafa térmica, uma alternativa é apostar nas produzidas de vidro ou de plásticos que não contenham elementos prejudiciais, como o BPA.

Leve um encosto para as costas

Uma ótima dica para que a viagem da gestante seja mais confortável é levar um pequeno encosto para as costas. Durante a gestação, devido às mudanças na estrutura do corpo, é comum que as grávidas tenham dores nessa região da coluna, mais especificamente na lombar.

Quanto mais tempo a pessoa fica sentada na mesma posição, maior é a tendência de resultar em desconforto. Contudo, uma simples almofada ou, até mesmo, uma toalha dobrada ajudam a amenizar o problema.

Evite carregar peso

Quando a própria gestante tiver que carregar a sua bagagem, é importante que ela controle o peso, principalmente se for se deslocar com a mala. O ideal é investir em um modelo de rodinha para evitar carregar peso em excesso.

Aquelas que precisarem, de fato, carregar a sua própria mala por algum percurso, precisam cuidar para que ela não esteja muito pesada. Uma ótima dica de viagem é: mesmo que o passeio dure mais de 7 dias, não carregue roupas e acessórios para mais de uma semana. Pense em combinações de looks, reduza as peças e, sempre que necessário, lave para usar novamente.

Acerte na colocação do cinto de segurança

Por fim, a nossa última dica para as mulheres grávidas que precisam viajar de ônibus está relacionada ao uso do cinto de segurança. Dependendo da fase da gestação, a barriga já terá aumentado bastante e, nesse caso, para não apertar ou doer a região, é importante afivelar o cinto abaixo da cintura.

Grávida pode viajar de ônibus e aproveitar todas as vantagens que esse meio de transporte traz, como mais praticidade e segurança. Apesar disso, é muito importante conhecer todos os cuidados necessários para que a viagem seja tranquila e sem imprevistos. Se você chegou até aqui, já aprendeu sobre cada um deles.

Então, gostou do post? Agora que você já sabe que grávida pode viajar de ônibus, desde que tome os devidos cuidados, que tal adquirir o seu bilhete? Entre em contato com a Buser e garanta uma viagem com segurança, praticidade e conforto.

Ah, e se você ficou animado com a possibilidade de grávidas poderem viajar de ônibus com segurança, não deixe de fazer a sua reserva agora mesmo. Confira 5 lugares imperdíveis para curtir momentos de lazer:

1) Ouro Preto – MG;

2) Fortaleza – CE;

3) Angra dos Reis – RJ;

4) Bonito – MS;

5) Salvador – BA.

Posts relacionados