Guia completo para organizar uma festa de final de ano incrível

12 minutos para ler

Vai organizar uma festa de final de ano? Então confira aqui o guia completo para você planejar e realizar uma comemoração incrível!

O décimo segundo mês está chegando e com ele vem aquela tradicional reunião familiar. Nessa época, as pessoas procuram se desligar um pouco do trabalho, planejando encontros entre amigos e parentes e aproveitar para relaxar. Apesar de o momento ser de descanso, quem fica responsável por pensar na festa de final de ano, no entanto, precisa se preocupar com inúmeros detalhes.

Se esse é o seu caso, não se preocupe! O post de hoje foi pensado para ajudá-lo. Nele, falaremos um pouco do significado das festas de fim de ano, explicaremos o que fazer para planejar e organizar a casa, o cardápio, as brincadeiras e muito mais!

E então, ficou interessado nas nossas dicas de como dar uma festa incrível e passar o final de ano com a família? É só continuar a leitura!

Significado das festas de fim de ano

O primeiro tópico do nosso guia é dedicado especialmente para falarmos sobre o significado das festas de final de ano e por que elas são um ótimo momento para passar em família, mesmo que seja somente com aquelas pessoas que moram na mesma casa que você.

O final do ano representa um ciclo que se fecha para que um novo possa começar. As festas representam, em sua essência, a possibilidade de renovação com o ano que se inicia e de celebração pelas conquistas que aconteceram no que chegou ao fim. Assim, tal época é perfeita para agradecer por tudo de bom que passou, refletir o que poderia ter sido melhor e planejar um começo cheio de desafios no ano que está por chegar.

Além disso, a festa de final de ano também simboliza a família e a amizade. Nessa época, os parentes se encontram e passam um tempo juntos, comemorando a vida. Durante a rotina corrida, muitas vezes, não conseguimos estar perto das pessoas que amamos por tempo suficiente, mas a cada novo ciclo de um ano, as pessoas podem recuperar um pouco do tempo perdido. Assim, elas se reúnem, matam a saudade e descansam juntas.

Planejamento

Agora que você já sabe o que significa uma festa de final de ano, pode se inspirar nesse espírito de esperança, renovação, amor e amizade para pensar na sua. O primeiro passo para promover uma celebração inesquecível é fazer um bom planejamento. A seguir, vamos mostrar os principais tópicos que devem estar dentro da sua lista. Acompanhe!

Lista de convidados

Todo o planejamento de uma festa depende do número de pessoas. Por isso, a nossa primeira dica é que você inicie o seu plano a partir de uma lista de convidados. É importante não se esquecer de ninguém, por isso, garanta que todos os familiares estejam na lista. Para facilitar, você pode pedir para alguém próximo conferir os nomes.

Outra boa ideia que descomplica essa lista é separar por famílias. Lembre-se de adicionar os cônjuges e, principalmente, confirmar se todos vão, especialmente os namorados, que, muitas vezes, intercalam a presença nas festas de final de ano entre as famílias de cada um.

Dividir a lista conforme o sexo e a idade também ajuda bastante no planejamento. Durante o cálculo de comida e bebida, por exemplo, é necessário saber a quantidade de homens, mulheres e crianças. Por isso, já tenha esses dados em mãos ao final da sua lista.

Ah, não se esqueça de pedir que todos os convidados confirmem ou não a presença até uma data que torne as compras e a organização da festa viáveis. Como é final do ano, provavelmente as pessoas já saberão se poderão comparecer ou se vão passar a data em outro local.

Cálculo das despesas

Um bom planejamento precisa ter um orçamento detalhado e acertar nas despesas. Por isso, organização e pesquisa de preços são fundamentais nesse momento. O ideal é efetuar o cálculo dos gastos quando já tiver uma estimativa do número de pessoas, pois alguns produtos e serviços ficam mais caros quando são comprados em menor quantidade, o que pode interferir no valor final a ser pago.

Aqui também é interessante saber como a festa será quitada. Algumas famílias dividem os custos, já em outras, é o anfitrião quem assume as principais despesas. Em alguns casos, os familiares se dividem e levam a comida e a bebida, em outros esses itens são encomendados.

Independentemente de como for feito o pagamento da festa e do estilo dela, alguns itens devem entrar na sua lista. Para facilitar isso, vamos deixar algumas sugestões aqui:

  • decoração;
  • luzes;
  • limpeza.

Estilo de festa

Outra importante decisão que precisa ser tomada durante o planejamento é sobre o estilo da festa. Essa escolha influenciará a quantidade de convidados, as despesas, o tipo de comida, etc.

Quando falamos em estilo de festa, queremos dizer que você tem de decidir se a comemoração será realizada em um jantar mais formal, com mesa e lugares para todos se sentarem, ou se a janta será servida em forma de petiscos e salgadinhos. Se haverá música com DJ ou som ambiente, assim por diante.

Tal escolha é pessoal e dependerá muito do estilo de cada família. Algumas preferem um encontro mais íntimo, com todos sentados de maneira aconchegante, conversando e saboreando uma boa refeição. Já outras gostam de festas animadas, com música alta e muita diversão. Com certeza você saberá qual estilo de festa combina melhor com seus familiares.

Powered by Rock Convert

Organização da casa

Depois que você listar os convidados e decidir o estilo da festa, o próximo passo é pensar na organização da casa. Como cada gosto e cada casa são diferentes de outros, não existe exatamente um tipo de organização certo que todos devam seguir.

Entretanto, há algumas ações que podem facilitar a organização. A seguir, vamos trazer as principais informações sobre esse assunto em forma de lista. Lembre-se de que você não precisa adotar todas as dicas e pode (e deve) adaptar tudo à sua realidade e ao que você tem disponível. Vamos lá:

  • crie um espaço livre, afastando móveis grandes;
  • faça uma decoração que combine com a sua família, não seja trabalhosa e caiba no seu bolso;
  • caso você contrate um DJ ou utilize uma caixa de som, posicione os equipamentos em um canto próximo a um espaço amplo para que as pessoas possam dançar;
  • se você não vai ter DJ, faça uma boa (e diversificada) playlist no aplicativo de sua escolha;
  • carregue os eletrônicos antes da festa;
  • reponha os acessórios essenciais nos banheiros, como papel higiênico, sabonete, toalha e álcool gel;
  • facilite o seu trabalho deixando talheres, pratos e acessórios de cozinha disponíveis em uma mesa para que cada um se sirva sozinho;
  • se preferir, utilize utensílios de cozinha de plástico;
  • tenha um bom espaço na geladeira para bebidas, mas caso não seja possível, organize coolers com gelo;
  • deixe um lixo grande em um local visível para que os convidados não espalhem garrafas e latas pela casa.

Cardápio

Você não precisa se inspirar nos roteiros gastronômicos do Brasil para elaborar o cardápio da sua festa de final de ano, mas é necessário reservar um tempinho para pensar no que será servido. Mais uma vez, essa decisão é bastante particular e depende muito da cultura local e dos gostos da família que, inclusive, muitas vezes repete o mesmo cardápio tradicionalmente a cada ano.

Se a sua família costuma variar nos pratos, uma boa ideia é resolver as comidas em conjunto. Caso sejam várias pessoas, eleja apenas algumas para participar da discussão. Aquelas famílias que sempre servem a mesma comida só precisam decidir se vão encomendar, se será feita na hora ou se cada convidado levará um prato.

Além do menu principal, é importante escolher ainda a entrada, os aperitivos, a sobremesa e, caso a sua família curta a festa até tarde, um lanche para a madrugada. Também é interessante pensar em opções para as crianças.

Brincadeiras

Falando em crianças, caso a sua festa tenha um número elevado de pequenos, é crucial organizar brincadeiras para entretê-los. Você pode disponibilizar, em um canto, materiais para que eles mesmos brinquem sozinhos, ou organizar algumas brincadeiras que podem, inclusive, ser feitas em família.

Folha em branco, lápis, giz e brinquedos eletrônicos são sempre boas opções para que as crianças tenham distrações e curtam a festa tanto quanto os adultos.

Bônus: dicas para quem prefere viajar no final do ano

Se você chegou até aqui e percebeu que organizar uma festa de final de ano realmente não faz o seu estilo, calma que nem tudo está perdido! Existe sempre a opção de passar as festas de final de ano viajando. Inclusive, é cada vez mais comum ver pessoas trocando as reuniões de fim de ano por viagens. Além de dar menos trabalho, viajar é sempre marcante e proporciona muitos bons momentos.

Pensando nisso, criamos este último tópico bônus para falar sobre tal possibilidade e dar dicas de como viajar barato, economizar e aproveitar muito! Veja a seguir as principais ideias para um passeio inesquecível.

Como economizar na viagem

A nossa primeira sugestão para quem prefere cair na estrada no final de ano é sobre como economizar. Sabemos que esse é um período no qual as hospedagens e as passagens costumam ficar mais caras, por isso, assim como a festa, é indispensável um bom planejamento. Anote aí as nossas dicas:

  • destinos um pouco menos badalados podem ser igualmente incríveis e, com certeza, são mais baratos;
  • quanto mais cedo você fizer a sua reserva de hospedagem, maior a probabilidade de conseguir um preço mais em conta;
  • quanto mais dias você ficar hospedado, mais fácil de negociar um valor menor na diária;
  • viagem de ônibus, além de ser muito confortável, é mais acessível que a de avião e permite ao viajante apreciar a paisagem no caminho.

Como escolher o destino

Uma das principais dúvidas de quem decide viajar no final de ano é escolher para onde ir. As opções variam conforme o gosto e a disponibilidade de tempo e de dinheiro de cada um. Por isso, você deve começar se perguntando: eu prefiro para a minha viagem de final de ano destinos para descansar ou mais animados?

A partir disso, você já terá uma ideia se a sua viagem será para uma cidade menor, ou se você definitivamente dividirá a areia de uma praia bem-concorrida com outras pessoas. De novo, essa decisão é muito pessoal e não existe certo nem errado. Por isso, aqui vamos somente ajudá-lo a encontrar o local que é a sua cara para passar as festas de fim de ano.

O primeiro passo é escrever uma lista de lugares os quais você gostaria de conhecer no final do ano. Com isso, você tem de buscar informações sobre eles, pesar as vantagens e desvantagens de cada um, até decidir a melhor opção. Anote aí algumas ações que podem ser feitas para facilitar:

  • visite sites de viagens e leia os comentários sobre os destinos pretendidos;
  • busque informações acerca dos custos de cada lugar da sua lista;
  • enumere pontos turísticos e veja quais chamam mais sua atenção;
  • veja a distância que cada local cogitado fica da sua cidade.
  • acrescente a essa lista outros itens que considere relevantes para você comparar e fazer a melhor escolha!

O que não pode faltar na bagagem

A nossa última dica do guia costuma gerar muitas dúvidas nos viajantes: o que colocar na mala? Antes de qualquer coisa, é imprescindível que você leve somente aquilo que puder carregar sozinho.

Lembre que não é necessário o guarda-roupa inteiro, pois você sempre pode lavar e comprar algo, caso seja muito preciso. Por isso, foque em peças neutras que possam ser combinadas com várias outras. Invista em acessórios e pronto! O look, com certeza, ficará variado e lindo.

Independentemente do seu estilo, anote aí alguns itens que não podem ficar de fora da mala:

  • produtos de higiene como escova de dentes, de cabelo, pasta, cremes, sabonete, shampoo, etc.;
  • roupa para passar a virada do ano;
  • caso o destino seja a praia — roupa de praia, toalha, bolsa de praia, óculos de sol, boné, filtro solar;
  • chinelo, tênis;
  • aparelhos eletrônicos e seus carregadores.

Reunir os amigos e oferecer uma festa é tudo de bom! O final do ano, como vimos, representa uma nova oportunidade. É um momento de união, reflexão, relaxamento e preparação para iniciar com o pé direito os próximos 365 dias que se aproximam. Seja qual for a sua escolha: festa de final de ano ou viagem, com certeza terá dias incríveis pela frente!

E então, gostou do post? Agora que já sabe como planejar e organizar uma festa de final de ano e aprendeu algumas dicas para viajar nessa época, compartilhe o post em suas redes sociais e deixe que seus amigos também conheçam essas informações!

Posts relacionados