fbpx

Final de semana em São Paulo? Veja como curtir a capital!

6 minutos para ler

Final de semana em São Paulo: veja as principais dicas do que fazer e como se divertir na cidade de pedra, no seu próximo final de semana por lá.

Passar o final de semana em São Paulo é uma excelente opção para aproveitar tudo o que a cidade oferece, — ao menos para o padrão da cidade mais populosa da América Latina.

Nessa condição, você pode usar toda a estrutura de tal município, como as linhas de metrô, para se movimentar rapidamente e com uma certeza: São Paulo tem de tudo, até tranquilidade. Ela só não está disponível 24 horas por dia, como muitos podem imaginar.

Então, vamos ver algumas das atrações das quais você pode querer desfrutar nesse cenário diverso e rico que é a capital paulista — isso é fundamental para garantir sua segurança e planejar a viagem. Confira!

Conheça os bairros

A cidade de São Paulo conta com bairros bastante diferenciados, como a Liberdade, que reúne a comunidade japonesa, e o Bixiga, a Mooca e o Brás, erguidos pelos imigrantes italianos. Cada um deles, guarda características próprias e atrações variadas.

O centro marca a história de construção do país, abriga praças monumentais e lugares famosos, como a esquina da Ipiranga com a Avenida São João, o Viaduto Santa Ifigênia — com uso exclusivo para pedestres —, a Faculdade de Direito do Largo São Francisco e várias construções antigas e imponentes.

Se acordar cedo, muitos desses bairros têm feiras livres pela manhã, nas quais você pode experimentar o famoso pastel de feira paulistano. Vai se divertir com a motivação dos feirantes e pode pechinchar para comprar alguma outra iguaria que seja convidativa para o seu apetite.

A Avenida Paulista é outro passeio imperdível. Deixar de visitá-la é como ir a Paris e não conhecer a Torre Eiffel. No domingo, você vai encontrar atrações especiais e a avenida fechada para o trânsito de veículos. Além disso, é interessante conhecer alguns dos mirantes, como o do Sesc, pois o local está na parte mais alta da cidade.

Visite o Parque Ibirapuera

Para se livrar das gordurinhas do pastel, você pode aproveitar uma caminhada no Parque Ibirapuera. Ele é um dos lugares mais fotografados do mundo, e não é à toa, pois é realmente muito bonito e serve como um pulmão para a caótica cidade que o cerca.

Mas não pense que é só de área verde, chafariz e locais para caminhar que é feito o Ibira — como dizem os paulistanos. Há museus, planetário e gastronomia. Destaque para o Museu de Arte Moderna e para a arquitetura de Oscar Niemeyer.

Aproveite a gastronomia

Como nem o Ibira é livre de uma boa comida, vamos voltar a esse tema. São Paulo oferece uma grande variedade de opções gastronômicas, de alta qualidade e para todos os bolsos. De um sanduíche de mortadela no Mercado Municipal, até um prato sofisticado nos restaurantes Rubaiyat ou Fasano, há inúmeras possibilidades.

Você vai encontrar, por exemplo, ótima comida italiana, portuguesa, árabe, tailandesa, japonesa e até um excelente churrasco gaúcho, a maioria delas preparadas por quem se mudou para a cidade e levou sua contribuição.

Nesse universo de alternativas, vale a pena experimentar uma pizza, que você vai encontrar em diferentes apresentações: com massa fina ou massa grossa e uma infinidade de sabores. Dizem que é a melhor pizza do mundo, mas vamos deixar para você confirmar isso, só não deixe de experimentá-la!

Confira os museus

O Museu do Ipiranga, com sua arquitetura e jardim, tem lembranças interessantes da época do império, com utensílios, móveis e pertences da família real. Ele está entre os mais famosos, mas as opções vão muito além dele, como:

Visite o Theatro Municipal

No centro da cidade você também vai encontrar o Theatro Municipal, que é uma oportunidade para quem não conheceu nenhum daqueles teatros clássicos que aparecem em alguns filmes. Independentemente de assistir a um espetáculo, a arquitetura é fantástica, mesmo na parte externa, com suas escadarias e colunas. 

Nas redondezas, existem outros pontos turísticos da cidade, como a Galeria do Rock, com várias lojas especializadas. A sua arquitetura também é bastante característica do município, embora bem mais recente. Ela foi inaugurada em 1963.

Conheça as igrejas

Se você gosta do turismo religioso, vai se maravilhar com a arquitetura das igrejas paulistanas, com destaque para a Catedral da Sé. Os mosaicos, as esculturas e o mobiliário vieram de navio da Itália e o prédio foi construído com elementos ecléticos, de diversos períodos arquitetônicos.

Ao contrário do que se pode imaginar, ela não é tão antiga. As construções medievais foram substituídas e a sede da Diocese só começou a ser erguida em 1913, para ser inaugurada em 1954, sem que fosse possível concluir as torres. Inspirada nas grandes catedrais europeias, a versão paulistana tem o maior órgão de tubos da América Latina.

Vá ao Mercado Municipal

Além das pizzarias espalhadas pela cidade, o sanduíche de mortadela do mercado também é famoso por todo o Brasil, mas esse não é o único motivo para passar por ali. A arquitetura é fantástica, e você vai achar produtos de toda a parte do mundo, com excelente qualidade e variedade.

O espaço mostra um pouco do espírito da cidade, que foi construída com base em um comércio dinâmico. Se for ao local, repare nos vitrais, eles dão um toque particular ao Mercado Municipal.

Para concluir, não esqueça: a capital paulista é uma cidade plural, cheia de diversidade e de contrastes intensos. Em um final de semana em São Paulo, você vai conhecer uma pequena parte disso tudo. Por isso, mesmo que encontre poucas pessoas na rua para o padrão paulistano, não vai faltar o que fazer.

Agora, deixe seu comentário aqui na página. É um bom modo de trocar impressões, ideias e pedir sugestões.

Confira os destinos que a Buser trabalha e reserve agora a sua viagem para conhecer as principais belezas da cidade de São Paulo:

1) Rio de Janeiro;

2) Belo Horizonte;

3) Niterói;

4) Brasília;

5) Juiz de fora;

6) Goiânia;

7) Curitiba;

8) Florianópolis.

E aí, curtiu o conteúdo?

Clique nas estrelas

Como você curtiu esse post...

Siga nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido bom para você!

Queremos sempre melhorar nossos posts!

Sua opinião é importante, o que podemos mudar neste post?

Posts relacionados