fbpx

Confira 5 principais bairros de São Paulo para fazer turismo

7 minutos para ler

Conheça quais são os 5 principais bairros de São Paulo para não deixá-los de fora ao montar o seu roteiro pela cidade!

Os bairros de São Paulo são famosos por contarem com características distintas, afinal, a capital se trata de um lugar com enorme extensão, fazendo com que podemos dizer que existem diferentes cidades dentro do mesmo local.

Por essa razão, em São Paulo existem opções de atividades para aqueles que estão com os mais diversos propósitos em seus passeios, seja a turismo ou a trabalho — Sampa é um daqueles lugares em que todo mundo deveria ir pelo menos uma vez na vida!

Se você deseja viajar para São Paulo, continue a leitura deste post que vamos apresentar os 5 melhores lugares e bairros da cidade para quem pretende fazer turismo ou negócios. Confira todos os detalhes!

1. Liberdade

O bairro da Liberdade é um dos mais turísticos e famosos de São Paulo, pois como a região abriga a maior colônia nipônica fora do Japão, ao passar pelo local o visitante se sente como se visitasse o outro lado do mundo.

Na Liberdade é possível encontrar inúmeras lojas de produtos orientais, karaokês, restaurantes com a tradicional culinária asiática, o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil e aos fins de semana ocorre a Feira da Liberdade, que reúne barracas gastronômicas, de peças decorativas, roupas, entre outros. Uma das principais características do bairro são os postes de luzes orientais.

2. Região da Avenida Paulista

Paulista e região é considerada um dos bairros mais famosos de SP. Na foto, avenida paulista aos domingos

A Avenida Paulista, localizada entre os bairros Jardins, Bela Vista e Cerqueira César, é a mais “paulista das avenidas” e um ponto turístico por si só, já que ela é repleta de atrações.

Na Avenida Paulista está localizado o MASP (Museu de Arte de São Paulo), com sua construção que é um ícone da cidade e, em seu interior, há uma das principais coleções de arte do mundo, com obras de renomados artistas como Van Gogh, Tarsila do Amaral, Monet, Renoir e Picasso.

Bem em frente ao MASP está localizado o Parque Trianon, que faz um belo contrate com a selva de pedra, pois conta com dois quarteirões de Mata Atlântica. Na avenida há também o Sesc Paulista, com excelente programação cultural e um mirante que oferece uma linda vista da Paulista.

Na via ainda estão espaços como a Casa das Rosas, que conta com uma biblioteca com aproximadamente 20 mil volumes da coleção do poeta Haroldo de Campos e um dos jardins mais bonitos da cidade, o Itaú Cultural, espaço dedicado a diferentes expressões da arte. Além de claro, diversos restaurantes e shoppings, como o Cidade de São Paulo e o Center 3.

3. Ipiranga

Mais um dos imperdíveis bairros de São Paulo é o Ipiranga, localizado na zona sul da cidade e um dos mais famosos locais do país, pois é local em que o Dom Pedro gritou pela independência do Brasil.

A região ainda mantém toda a riqueza desse marco histórico e no local é possível encontrar o Museu do Ipiranga e o Parque da Independência, onde está localizado o Monumento da Independência e a cripta em que estão os restos mortais de D. Pedro.

No Parque da Independência há, também, a Casa do Grito, além de uma grande área verde com bonitos jardins e espaços livres que os moradores da região costumam usar para a prática de esportes, como o skate.

Na região do Ipiranga também é possível encontrar locais como o Sesc Ipiranga, o Aquário de São Paulo — local que abriga os primeiros ursos polares do Brasil —, e construções históricas, como o Educandário Sagrada Família.

O Museu do Ipiranga está fechado para reformas no momento, mas, ainda assim, vale a pena ir ao local para observar a sua arquitetura inspirada em um palácio renascentista.

4. Pinheiros

Pinheiros é certamente um dos bairros mais famosos de SP. Na foto, vista aérea do bairro

Pinheiros também é um bairro repleto de atrações. É possível, por exemplo, conferir uma exposição no Instituto Tomie Ohtake, frequentar os diversos restaurantes e bares do bairro, aproveitar um show no Sesc Pinheiros e se você prefere ambientes mais calmos há, também, o Parque Villa Lobos.

Aqueles que deixam para conhecer o local nos finais de semana se deparam com a feira de antiguidades aos sábados. Já aos domingos há a feira gastronômica da Praça Benedito Calixto.

Mais um dos atrativos de Pinheiros é a Pôr do Sol, local em que é possível contemplar um verdadeiro espetáculo da natureza e até mesmo fazer piqueniques no fim da tarde para esperar o sol se pôr.

5. Centro da cidade

O centro da cidade de São Paulo, composto por vários bairros, é repleto de história. Aos domingos, é possível assistir a missas com canto gregoriano no Mosteiro de São Bento. Por perto há a famosa Rua 25 de Março, local excelente para fazer compras com preços imbatíveis.

Na região é possível encontrar, também, o Mercado Municipal, um prédio histórico repleto de comidas deliciosas, como frutas exóticas, pastéis e, é claro, o sanduíche de mortadela mais famoso do mundo!

Já na região da Luz há a Estação da Luz, um imponente edifício e a poucos metros fica a Sala São Paulo, uma bela sala de concertos construída em uma antiga estação de trem. Em frente à Estação Luz há a Pinacoteca do Estado de São Paulo, local que conta com acervo de mil obras de renomados artistas como Lasar Segall, Anita Malfatti e Candido Portinari.

No coração da cidade, na região da Sé, está localizada a imponente Catedral da Sé e em frente as escadarias da igreja é possível observar o monumento Marco Zero, centro geográfico da capital paulista. Nas ruas ao redor é válido conhecer locais como o Centro Cultural Banco do Brasil e o Pátio do Colégio.

Ainda no centro de São Paulo, na região da República podemos encontrar o imponente e belo Theatro Municipal de São Paulo, além de lugares como a Biblioteca Mário de Andrade (que conta com 12 mil títulos) e a própria Praça da República que abriga uma feira de artesanato aos fins de semana.

Agora que você já conhece os 5 principais bairros de São Paulo que você não pode deixar de visitar ao passar pela cidade, seja com o intuito de fazer turismo ou negócios, se lembre de planejar e montar um roteiro ideal para não esquecer de passar em nenhum dos locais que você deseja conhecer!

Se você gostou de conhecer os 5 principais bairros de São Paulo para fazer turismo, compartilhe este post em suas redes sociais para dividir as dicas com os seus amigos!

Confira os destinos que a Buser trabalha e reserve agora a sua viagem para conhecer os principais bairros de São Paulo!

1) São Paulo – SP

E aí, curtiu o conteúdo?

Clique nas estrelas

Como você curtiu esse post...

Siga nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido bom para você!

Queremos sempre melhorar nossos posts!

Sua opinião é importante, o que podemos mudar neste post?

Posts relacionados