fbpx

Guia turístico para sua viagem de inverno em São João del-Rei

6 minutos para ler

Conhecida por ser um dos destinos mais tradicionais e históricos de Minas Gerais, São João del-Rei é uma opção para quem pretende fazer uma viagem de inverno

Localizada na região do Campo das Vertentes, em Minas Gerais, São João del-Rei é uma das cidades históricas mais tradicionais do país. Além de ser uma ótima opção para quem pretende fazer uma viagem de inverno, a cidade proporciona uma verdadeira volta ao passado, com seus prédios históricos, suas belas igrejas e as belezas naturais típicas do estado mineiro.

Fachada da Igreja de São Francisco de Assis, um dos maiores cartões-postais de São João del-Rei – MG.

A cidade foi uma das mais importantes do país durante o período colonial, que deixou como herança um vasto patrimônio religioso, cultural e histórico. São João del-Rei oferece diversas opções de lazer para todos os tipos de turistas; daqueles que gostam de se aprofundar na história dos casarões antigos até para quem ama conhecer novas cachoeiras e trilhas. São João del-Rei é formada pelas paisagens da Serra da Mantiqueira e durante o inverno, o clima de temperaturas amenas torna a paisagem ideal para quem deseja turistar nessa época do ano. 

Para garantir a sua viagem de inverno, a Buser é a opção de transporte mais econômica e segura. Com sistemas tecnológicos de segurança em seus ônibus, viajar para São João del-Rei é confortável para o bolso e prático para o planejamento de viagem; basta acessar o aplicativo ou o site e fazer a reserva online, sem burocracias. Que tal já reservar sua data e partir para São João del-Rei?

Curiosidades de São João del-Rei

São João del-Rei, que já foi uma das cidades mineiras de maior referência durante o ciclo do ouro no país, hoje carrega algumas curiosidades que despertam a atenção dos turistas. A cidade leva um apelido carinhoso de Terra onde os Sinos Falam – isso porque os diversos sinos das suas igrejas têm a função de dar avisos sobre comemorações e eventos. A linguagem dos sinos é levada tão a sério que existem mais de 40 toques para diversas situações e hoje é um patrimônio nacional reconhecido pelo IPHAN!

Além dos sinos, São João del-Rei também é palco para diversos prédios, casarões e igrejas históricas. São tantas construções importantes, que a cidade possui mais de 700 imóveis tombados como patrimônio histórico, o que rendeu o título à cidade de Capital Brasileira da Cultura! Um verdadeiro livro de história da vida real, cheios de detalhes da arquitetura barroca.

A cidade já foi parar até no Guiness Book! São João del-Rei ficou famosa por conta da Estrada de Ferro Oeste de Minas, empresa ferroviária que fez o transporte de passageiros no Brasil por mais tempo na história. De Minas Gerais para o mundo!

Conheça São João del-Rei na sua viagem de inverno

Além de passear pelas diversas opções que o centro histórico de São João del-Rei oferece, é possível se encantar pelas cachoeiras, igrejas e museus espalhados pela cidade. Para ajudar a montar o seu roteiro de viagem de inverno, selecionamos alguns passeios e lugares que não podem faltar:

Conhecer as igrejas históricas

As igrejas históricas são marca registrada da cidade de São João del-Rei; todas elas surpreendem com a sua arquitetura e importância local. Durante sua viagem, não saia de lá sem visitar a famosa Igreja de São Francisco de Assis, que teve sua fachada feita pelo famoso artista Aleijadinho. A Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar, patrimônio histórico nacional, também é uma importante representante da arte colonial. E por último, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, cartão-postal e uma das mais importantes construções da cidade.

Fachada da Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar em São João del-Rei – MG.

Visitar os principais museus

Se fizer uma viagem histórica para São João del-Rei e não visitar os museus famosos, volta e faz a viagem de novo. Opção é o que não falta e a sugestão é começar pelo Museu Ferroviário, que foi inaugurado em 1981 e conta a história da maior linha ferroviária do país. O Museu de Arte Sacra possui um dos maiores e mais importantes acervos religiosos brasileiros. Vale a pena também incluir uma visita ao Solar dos Neves, um imponente casarão do século 19 que pertenceu à família do ex-presidente Tancredo Neves.

Vista do Museu Regional de São João del-Rei, outra importante atração histórica da cidade.

Passear por regiões tradicionais

Além do seu importante Centro Histórico, a cidade de São João del-Rei possui algumas regiões indispensáveis para fazer passeios e tirar belos registros. Como a Rua das Casas Tortas, que remonta o caminho dos antigos bandeirantes e traz as construções centenárias em formato curvo. Vale a pena também conhecer o Largo do Carmo e tirar uma foto na Ponte do Rosário, outro marco histórico da cidade.

Vista da Rua das Casas Tortas, famosa em São João del-Rei – MG.

Fazer compras e conhecer a gastronomia local

Nada melhor do que levar para casa algumas lembrancinhas dessa viagem de inverno, não é mesmo? Se você é daqueles que não volta para casa sem um presente, não pode deixar de conhecer o Mercado Municipal de São João del-Rei, que conta com lojas de artesanato e de produtos típicos da culinária mineira, que você não pode deixar de experimentar. A cidade também é conhecida por produzir peças tradicionais em estanho, vale a pena conferir a loja e fábrica de John Somers.

Apreciar as belezas naturais

Nem só de história vive São João del-Rei, tem muita beleza e atrações naturais envolvidas sim! A cidade oferece diversas opções de cachoeiras de tirar o fôlego, como a Cachoeira do Urubu, a Cachoeira Reserva do Cala Boca e a Cachoeira do 14. A Lagoa Azul também possui uma beleza incrível e para os mais aventureiros, vale a pena fazer a trilha da Serra dos Lenheiros.

Ah, uma dica extra é tirar um dia para fazer o passeio de Maria Fumaça para Tiradentes; você terá um visual incrível das serras mineiras em um trem super charmoso.

Curtiu as dicas? São João del-Rei e mais destinos são os destaques da temporada na Buser, aproveite para já garantir a sua viagem de inverno pelo menor preço, só clicar aqui.

Esse conteúdo foi útil?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 898

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Posts relacionados