fbpx

Barbacena: conheça as atrações turísticas da Cidade das Rosas

4 minutos para ler

Uma das maiores produtoras de flores do país, Barbacena – MG é um ótimo destino para curtir o inverno e atrações especiais durante todas as épocas do ano.

Com 230 anos de história, Barbacena é uma das cidades de maior destaque turístico de Minas Gerais, localizada na região conhecida como Campo das Vertentes. Por estar na Serra da Mantiqueira, a 1.160 metros de altitude, a cidade costuma registrar temperaturas bem baixas no inverno, o que atrai muitos turistas durante essa época do ano.

Barbacena se destaca como uma grande produtora de frutas e flores, e por esse motivo é conhecida em todo o Brasil e também no exterior como “Cidade das Rosas”. A produção de flores é tão importante para a economia local que possui até uma festa em sua homenagem: a Festa das Rosas e Flores, que acontece anualmente na cidade há mais de 50 anos. 

O Museu da Loucura é uma das atrações turísticas mais famosas e visitadas na cidade de Barbacena – MG.

Além do friozinho e das flores, este incrível destino de inverno conta com várias atrações turísticas, como o Museu da Loucura e o Museu Marcier, e encanta com casarios e construções em estilo barroco e colonial, como a Igreja de Nossa Senhora da Piedade.

Barbacena também é repleta de belas praças e jardins que deixam a paisagem da cidade ainda mais agradável. E o melhor: você pode garantir a sua viagem para Barbacena com a Buser sem sair de casa. Basta acessar o site ou app, escolher a data, o horário e pronto! 

Explore os pontos turísticos de Barbacena

O Museu da Loucura é um dos pontos turísticos mais conhecidos de Barbacena. É o único museu do gênero do país, que aborda a loucura por meio de uma abordagem que busca desmistificar o tema. O acervo e as exposições apresentam aos visitantes a evolução da psiquiatria, com foco na história da Instituição Psiquiátrica de Minas Gerais.

Outro ponto interessante em Barbacena é a Praça dos Andradas, caracterizada pela presença de árvores, pelo coreto da cidade e pela Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade, tombada por sua grande importância cultural. 

A Basílica de São José Operário, única no mundo dedicada a este santo, também é um destaque quando o assunto é turismo religioso em Barbacena. Construído na década de 50, o templo oferece uma vista privilegiada de toda a cidade.

Fachada da Basílica de São José Operário, um marco do turismo religioso na cidade de Barbacena – MG.

O turista que viaja para Barbacena também não pode deixar de visitar o Jardim do Globo, um dos principais cartões-postais da cidade, localizado na Praça Condé de Prados

Eventos em Barbacena

O friozinho é um dos charmes de Barbacena durante o inverno, mas a cidade também recebe muitos turistas para eventos relevantes em outras épocas do ano. Um deles é a tradicional Festa das Rosas e Flores, realizada todos os anos no mês de outubro. 

A Festa das Rosas e Flores de Barbacena acontece há mais de 50 anos, com atrações que incluem estandes de flores, artesanato e outros produtos, além de apresentações de bandas regionais. Um dos momentos mais esperados do evento é o concurso Rainha das Rosas, que elege uma vencedora com base em critérios como postura, elegância, simpatia e desenvolvimento na passarela. 

Já em maio, as atenções são voltadas para a Exposição Agropecuária de Barbacena. Assim como a Festa das Rosas e Flores, é um dos eventos mais tradicionais da cidade e da região, e conta com atrações como torneio leiteiro, estandes de agronegócio, exposições de animais, rodeios, além de shows com artistas sertanejos populares. 

E aí, bora viajar com a Buser para Barbacena? Pelo site ou aplicativo você consegue reservar viagens de ônibus de forma muito mais prática, rápida e segura. Aproveite para garantir a sua viagem com a Buser para a Cidades das Rosas! 

E aí, curtiu o conteúdo?

Clique nas estrelas

Como você curtiu esse post...

Siga nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido bom para você!

Queremos sempre melhorar nossos posts!

Sua opinião é importante, o que podemos mudar neste post?

Posts relacionados