fbpx

7 destinos para aproveitar o próximo feriado nacional

8 minutos para ler

No dia 12 de outubro é comemorado o Dia da Padroeira do Brasil, data considerada um feriado nacional. Nesse dia, é comum que a cidade de Aparecida, no interior de São Paulo, receba diversos visitantes, uma vez que possui um santuário reconhecido mundialmente.

Em 1980, o Papa João Paulo II visitou o Brasil e fez a consagração da igreja como Basílica e Santuário Nacional. Dessa forma, o templo passou a ser considerado como o maior santuário dedicado à Virgem Maria em todo o mundo. Anualmente, milhões de fiéis pagam suas promessas, referentes aos diversos milagres atribuídos à santa.

Qual é a história do Dia de Nossa Senhora Aparecida?

A história diz que em 1717, três pescadores estavam no rio Paraíba do Sul, em São Paulo, e não conseguiam nenhum peixe. Depois de diversas tentativas eles acabaram “pescando” a imagem de Nossa Senhora, que veio em dois pedaços: primeiramente o corpo e depois a cabeça.

A imagem era a representação de Nossa Senhora da Conceição, feita de cerâmica, com 36 centímetros de altura e 2,5 quilos. Até aquele momento os três pescadores não tinham conseguido pescar nenhum peixe, mas após resgatarem a imagem da santa, passaram a encher suas redes com grandes quantidade de peixes. Esse foi um dos primeiros milagres atribuídos à Nossa Senhora Aparecida.

Como a santa foi “aparecida”, o nome logo se tornou popular. A capela que foi construída originalmente em 1745 era pequena, mas, com o passar do tempo, passou a atrair mais romeiros. O local aos poucos se desenvolveu e se tornou a cidade de Aparecida, um dos mais importantes destinos religiosos do país.

Feriado nacional

O feriado nacional foi determinado no dia 30 de junho de 1980, quando o Papa João Paulo II fez o seu famoso gesto de beijar o solo brasileiro ao desembarcar em Brasília.

Neste dia, a santidade foi recepcionada e foi declarado o dia 12 de outubro como feriado nacional consagrado a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Quais os melhores destinos para conhecer no feriado nacional?

Se você gostaria de saber sobre a cultura de cidades religiosas do Brasil, saiba que nosso país conta com diversos destinos incríveis para conhecer nesse feriado nacional do dia 12 de outubro.

Apesar desse feriado não ser prolongado em 2022, dá pra aproveitar para fazer um bate e volta ou então, programar uma viagem interessante para o fim de semana. Veja alguns destinos que a Buser oferece e comece a se planejar!

1. Aparecida (SP)

A cidade paulista é um dos mais importantes destinos no dia 12 de outubro, afinal, é lá que a imagem de Nossa Senhora foi encontrada. Localizada a 170 quilômetros da capital do estado, Aparecida possui o segundo maior templo católico do mundo, construído em homenagem à padroeira do Brasil.

Vista do Santuário Nacional da Padroeira do Brasil em Aparecida – SP.

Durante o ano todo, é visitada por milhares de turistas, principalmente romeiros e peregrinos. Mas é no dia 12 de outubro, feriado de Nossa Senhora Aparecida, que o santuário recebe cerca de 300 mil pessoas devotas.

Além da Catedral, Aparecida também possui outros pontos turísticos como um teleférico, que possibilita o turista contemplar a grandiosidade do templo, o Morro do Presépio e o Museu de Cera.

2. Trindade (GO)

A cidade de Trindade, em Goiás, está a 19 quilômetros da capital Goiânia e todos os anos recebe cerca de 4 milhões de turistas.

Ao longo da principal avenida de Trindade, há estátuas em tamanho natural representando a Via Sacra, desde a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. No Santuário do Divino Pai Eterno, os religiosos podem visitar a Capela do Santíssimo, a Sala dos Milagres e a Gruta da Intercessão.

Vista do Santuário do Divino Pai Eterno em Trindade – GO.

Na cidade existem também outras duas igrejas muito famosas; a Matriz, que foi tombada como Patrimônio Histórico de Goiás, e a outra do Padre Pelágio, que viveu em Trindade por vários anos e está com a beatificação pela igreja católica em andamento, devido ao seu trabalho de evangelização.

3. Belém (PA)

A capital do estado do Pará também é um importante destino religioso do país. Habitualmente, no segundo domingo de outubro, aproximadamente 1,5 milhão de fiéis se encontram em Belém para a cerimônia do Círio de Nazaré.

Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, com detalhe da imponente fachada em Belém – PA.

A imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi encontrada na cidade, às margens do igarapé Murutucu, no ano de 1700. Atualmente, nesse local está a belíssima Basílica Santuário de Nazaré.

4. Ouro Preto (MG)

Se no feriado do dia 12 de outubro você pretende fazer uma viagem, Ouro Preto pode ser a sua escolha. Isso porque, a cidade proporciona uma experiência completa aos turistas. 

Ela possui capelas, igrejas, mosteiros e além de ser um destino religioso, também é conhecida por ser um centro histórico a céu aberto. Ouro Preto possui o mais significativo acervo da arquitetura do período colonial do Brasil. 


E não se esqueça de conhecer a Igreja de São Francisco de Assis, que foi construída inteiramente no estilo barroco com obras do artista Aleijadinho!

5. Uberaba (MG)

Uberaba é uma cidade brasileira que fica no interior do estado de Minas Gerais. Localizada no Triângulo Mineiro, está a 481km a oeste da capital, Belo Horizonte.

Sua posição é estratégica, já que está próxima de capitais nacionais de muita relevância, o que acaba facilitando o turismo e deixando as viagens de ônibus ainda mais confortáveis.

Fachada do Santuário da Medalha Milagrosa em Uberaba – MG.

A cidade se destaca em diversas áreas. Ao visitá-la é possível conhecer algumas igrejas e museus de arte sacra que constroem parte da história brasileira como o Santuário da Medalha Milagrosa, o Museu de Arte Sacra (MAS) e o Santuário de Nossa Senhora D’Abadia.

O município oferece ao público toda sua infraestrutura de hotéis, restaurantes, parques, centros de eventos e muito mais.

6. Vila Velha (ES)

O Espírito Santo tem uma grande disposição para o turismo que vai além das suas belas praias. Um exemplo disso é a cidade de Vila Velha.

Vista do Convento da Penha em Vila Velha – ES.

Num morro com 154 metros de altura, a 500 metros do mar e em volta de um imponente pedaço da Mata Atlântica, está construído o Santuário de Nossa Senhora da Penha, um dos cartões-postais mais importantes do estado capixaba.

7. Juazeiro do Norte (CE)

Juazeiro do Norte é considerado o segundo maior polo turístico religioso do Brasil. A cidade é visitada durante o ano todo, mas principalmente em julho, mês que homenageia Padre Cícero.

Na cidade, os visitantes podem ver no alto da Serra do Catolé, um monumento de 27 metros, em homenagem a Padre Cícero. Ao irem até lá, os romeiros normalmente dão três voltas em sua bengala, um ato de manifestação da gratidão.

Estátua do Padre Cícero em Juazeiro do Norte – CE.

Além da estátua, existe o Museu Vivo, com conteúdos muito realistas de Padre Cícero, o Casarão do Horto e a Igreja de Nossa Senhora Aparecida, que também são pontos indispensáveis durante as visitas dos turistas e fiéis.

Por que viajar de ônibus no feriado?

Fazer uma viagem de ônibus com a Buser traz uma experiência completa de conforto, economia e segurança no feriado – tudo aquilo que a gente quer no período de descanso, certo? Trouxemos para você mas alguns das principais vantagens de poder viajar de ônibus!

Mais conforto

Atualmente, viajar por longas distâncias de ônibus já não é mais um problema, pois os veículos estão cada vez mais confortáveis. Ou seja, existem diferentes tipos de ônibus que possuem itens específicos para a comodidade do viajante.

A Buser, por exemplo, trabalha com diversas opções de leito, além de empresas certificadas e veículos inspecionados frequentemente com testes de qualidade, que garantem total conforto ao viajante.

Praticidade e economia

Hoje já é possível reservar a sua viagem com antecedência em até 3 minutos e não é mais preciso se deslocar até a rodoviária e enfrentar toda a burocracia. Com a Buser, a compra é feita pela internet ou app, sem pagar taxas adicionais de serviço.

A Buser é uma plataforma de fretamento colaborativo de ônibus. De forma prática, uma determinada quantidade de pessoas divide o valor do frete de uma viagem. A Buser freta os ônibus para realizar as viagens desejadas, o que acaba barateando os preços aos passageiros em até 60% em relação às rodoviárias convencionais – e no embarque, é fácil, basta apresentar um documento com foto e partiu!

Enfim, o feriado nacional do dia 12 de outubro é uma ótima data para conhecer mais sobre a cultura e história do país. Por isso, não perca essa oportunidade para relaxar e se divertir muito em família. Caso precise de uma ajudinha nesse percurso, conte com a Buser e desfrute de todas as vantagens na sua viagem!

E aí, curtiu o conteúdo?

Clique nas estrelas

Como você curtiu esse post...

Siga nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido bom para você!

Queremos sempre melhorar nossos posts!

Sua opinião é importante, o que podemos mudar neste post?

Posts relacionados