fbpx

Confira a história por trás do dia de Nossa Senhora Aparecida

6 minutos para ler

Descubra a história por trás do dia de Nossa Senhora Aparecida!

O dia 12 de outubro é festejado por muitos como o Dia das Crianças. No entanto, esse feriado possui caráter religioso, visto que comemora também o Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. É um dia que reúne devotos de todo o país para agradecer e celebrar a santa em Aparecida, cidade do estado de São Paulo onde a sua imagem está guardada.

No entanto, paróquias de todo o país celebram o dia que é muito importante para os fiéis. A Santa foi encontra por pescadores em 1717 e, desde então, tem realizado milagres aos devotos de coração que recorrem a ela em momentos de aflição e desespero.

Mas se engana quem pensa que somente nesses momentos ela é procurada. Os seus devotos voltam para agradecer e muitos vão ao santuário todos os anos para aproveitar alguns segundos diante da imagem.

A história de Nossa Senhora Aparecida é muito bonita e a sua trajetória desde então ainda mais. Encontrada em dois pedaços em um rio, hoje ela é a Padroeira do nosso país. Quer saber mais sobre a história dela? Continue a leitura!

História de Nossa Senhora Aparecida

Nossa Senhora Aparecida é conhecida por ser protetora e padroeira do Brasil, sendo muito procurada por fiéis que necessitam de ajuda em momentos de aflição. A história dela se inicia em 1717, quando os pescadores João Alves, Domingos Garcia e Felipe Pedroso encontraram a imagem no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo.

Segundo a história, eles estavam pescando, mas sem sucesso. Após algum tempo tentando, puxaram a rede de pesca trazendo a santa para a superfície, mas sem a cabeça. Foi quando os pescadores decidiram lançar a rede mais uma vez em busca da cabeça que faltava. Ainda conforme o relato, a partir desse momento as redes de pesca se encheram de peixes, tornando a pescaria bem-sucedida.

A imagem estava suja e, ao limparem, notaram ser Nossa Senhora da Conceição. Por aparecer em dois pedaços aos pescadores, passou a ser chamada Nossa Senhora da Conceição Aparecida e, mais tarde, seria consagrada a Padroeira do Brasil.

Significado e o primeiro milagre de Nossa Senhora Aparecida

Para muitos, ter a imagem de Nossa Senhora Aparecida em casa é relembrar a sua fidelidade e intercessão a Jesus. Isso porque Maria é modelo de fé e teve várias virtudes que devem ser imitadas pelos fiéis. Sendo assim, ao fazer pedidos, orações e agradecimentos à imagem, é como estar mais próximo de Deus, por intermédio da santa.

O primeiro milagre aconteceu no dia em que foi encontrada. Os pescadores que acharam a santa eram encarregados de pescar para o banquete que a Vila de Santo Antônio de Guaratinguetá ofereceria a Dom Pedro de Almeida Portugal, o Conde de Assumar. No entanto, o dia não estava produtivo.

Preocupados com a situação, os pescadores não sabiam o que fazer. Contudo, ao encontrarem a imagem, a pescaria foi um grande sucesso. Ao lançarem as redes no rio novamente, elas voltaram cheias de peixes. Assim, conseguiram levar o alimento para ser preparado.

Celebração do Dia de Nossa Senhora Aparecida

O papa Pio XII tornou a data comemorativa em 1954. No entanto, o feriado só foi decretado em 1980, com o então presidente da república, João Batista Figueiredo. Desde então, no dia 12 de outubro é comemorado o Dia de Nossa Senhora Aparecida, e devotos do país todo celebram a data.

A santa fica no Santuário Nacional de Aparecida. Para sua proteção, ela fica na parte alta da igreja, protegida por vidros blindados. Todo esse cuidado se deu devido uma tentativa de roubo da imagem há anos.

Um jovem de 19 anos, se aproveitou do mau tempo e de uma queda de energia para tentar levar a santa. Ele foi impedido por um dos seguranças, mas o pior aconteceu: a imagem de Nossa Senhora Aparecida se quebrou. No entanto, foi possível restaurá-la, e hoje ela é protegida a sete chaves. 

Atualmente, devotos de todo o país viajam dias para chegar ao Santuário. Lá, eles agradecem pelos milagres concedidos e passam alguns segundos diante dela. A devoção e a gratidão da Padroeira do Brasil é tanta, que muitos vêm de longe apenas para conseguirem um tempo para fazer suas preces a ela.

A Basílica de Aparecida recebe cerca de 12 milhões de pessoas por ano. A celebração no dia da padroeira conta com missas para crianças, missas solenes, homenagem à Nossa Senhora Aparecida com toques de sinos, consagração solene e missa de encerramento. É um dia todo de programação para que os fiéis possam aproveitar cada segundo próximos da Padroeira.

Viajem até o santuário

Você pode contar com a Buser para ir até o Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Aparecida, uma das principais cidades do turismo religioso no país. É possível realizar uma viagem tranquila em nossos ônibus, que possuem todo o conforto que você merece para estar descansado e aproveitar o dia no Santuário.

Conforto, segurança e praticidade para você é o que oferecemos. É possível reservar a sua passagem em nosso site e apenas esperar pelo dia para conhecer ou revisitar o Santuário que guarda Padroeira do Brasil. Para a sua segurança, todos os nossos ônibus e motoristas são certificados pela ANTT.

Além disso, você encontra passagens pela metade do preço e viaja em poltronas muito confortáveis. Inclusive, alguns ônibus possuem leitos, o que garante ainda mais conforto na sua viagem. Você também pode escolher o melhor local para embarcar, tanto na rodoviária quanto outro ponto exclusivo da Buser, tudo para sua total comodidade.

Você já conhecia a história da Padroeira do Brasil? O Dia de Nossa Senhora Aparecida é muito importante para devotos de todo o país e conta com uma programação completa no Santuário de Aparecida. Assim, é possível visitar o local e participar de toda a celebração que acontece no dia 12 de outubro, bastando se planejar.

Quer saber mais sobre como a Buser pode facilitar a sua viagem? Entre em contato conosco e saiba tudo sobre destinos e passagens. 

Posts relacionados