fbpx

Quais meses são considerados alta temporada? Entenda!

4 minutos para ler

Você sabe quais meses são considerados alta temporada para o turismo? Conhecer sobre o tema é relevante para saber como preparar uma viagem nessa época, já que é preciso ter cuidados diferenciados.

A alta temporada, em geral, tem preços mais elevados do que as demais épocas do ano, justamente por causa da alta demanda. No entanto, mesmo sendo um período de bastante procura, é possível viajar nessas datas. Basta contar com um bom planejamento!

Se você tem interesse pelo assunto, continue a leitura deste post e descubra quais meses são considerados alta temporada e como se preparar para viajar nesse período. Não perca!

O que é a alta temporada e como ela funciona?

A alta temporada é o período em que os destinos costumam ter maior procura e, por isso, recebem vários turistas. Pode ocorrer em diversos períodos do ano, já que são diversos fatores que contribuem para que o local aumente o seu número de visitantes.

Em geral, as principais razões que fazem uma alta temporada são:

  • férias escolares e coletivas;
  • estação do ano;
  • atrações que podem ser visitadas apenas em determinado período, entre outras.

Como há uma grande demanda na alta temporada, o ideal é fazer reservas com antecedência para garantir os melhores preços e não correr o risco de não conseguir passagens, hospedagem ou ingressos para atrações turísticas.

Quais meses são considerados alta temporada e por quê?

No Brasil, são considerados períodos de alta temporada os meses de férias escolares, ou seja, dezembro, janeiro e julho.

Os demais meses do ano, com exceção das datas de feriados nacionais, são considerados baixa temporada no Brasil.

Quais são as vantagens e desvantagens de viajar na alta temporada?

Entre os principais benefícios, podemos citar o fato de que, na alta temporada, as cidades e a rede hoteleira costumam investir mais na atração de turistas. Por isso, costuma ser possível fazer bons passeios ao viajar nessa época do ano.

Já como empecilhos encontrados por quem escolhe viajar durante esse período, há o fato de que os preços ficam mais altos e os destinos mais cheios de turistas do que o normal.

Como planejar uma viagem na alta temporada?

Para você conseguir contornar os problemas de viajar na alta temporada, separamos algumas dicas. Confira!

Faça pesquisas com antecedência

Ao planejar a viagem previamente e já reservar passagens e hospedagem, é mais fácil encontrar preços melhores do que se você deixar para comprar perto da data que deseja viajar.

Planeje sua viagem por conta própria

Ao planejar a sua viagem por conta própria, você consegue economizar e ainda tem mais liberdade para saber como deseja gastar o seu tempo no destino.

Escolha o destino certo

Para quem viaja somente durante a alta temporada e deseja um destino mais tranquilo, a maior dica é optar por um lugar que vai na contramão do que a maioria das pessoas escolhe.

Opte por viajar de ônibus

Para viajar na alta temporada gastando pouco, uma excelente alternativa é optar por fazer viagens de ônibus. Para economizar ainda mais sem abrir mão do conforto e da segurança, escolha viajar com a Buser!

Agora que você já sabe quais meses são considerados alta temporada. Se quer viajar durante esse período, coloque as nossas dicas em prática para que as suas férias sejam ainda melhores!

Gostou das dicas que apresentamos neste post? Então, curta nossa página no Facebook para acompanhar nossos conteúdos!

Esse conteúdo foi útil?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 17

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Posts relacionados