fbpx

8 melhores podcasts para curtir durante sua viagem de ônibus

6 minutos para ler

Ouvir podcasts costuma ser uma ótima alternativa para passar o tempo em viagens de ônibus, especialmente aquelas que contam com longa duração. Além disso, você pode descobrir novas experiências, melhorar o seu roteiro de viagem, programar a sua próxima aventura e muito mais.

viagem de ônibus
Confira quais são os melhores podcasts para ouvir durante a sua viagem de ônibus.

No entanto, você sabe quais são os melhores podcasts de turismo? Essa costuma ser uma dúvida muito comum entre os viajantes, por isso, trouxemos os 8 melhores podcasts para curtir durante sua viagem de ônibus.

1. Viajar pra quê?

O podcast “Viajar pra quê?” conta com episódios em que os convidados apresentam as suas experiências de viagem e fazem comentários sobre tópicos relacionados ao tema.

Criado pelo casal Tainá e Marcelo, o diferencial do programa é a escolha dos entrevistados. Eles costumam abordar diversos assuntos como turismo criativo, bases comunitárias, cultura negra – tudo para prender a atenção do ouvinte.

No começo de cada conversa os entrevistadores costumam utilizar o nome do podcast para fazer uma pergunta que pode render respostas bem interessantes: você viaja pra quê?

2. Despachados

Apresentado pelo Foca, o podcast Despachados tem uma longa trajetória, afinal, ele foi criado em agosto de 2015. Apesar de ter passado por uma pausa, o programa voltou à ativa e conta com muito conteúdo legal.

Esse é um dos melhores podcasts de viagem brasileiros, sendo que cada episódio recebe uma abertura personalizada. Atualmente, já é possível encontrar mais de 100 programas gravados que abordam assuntos diversos de interesse dos viajantes. A apresentação ocorre em formato de entrevista, em um tom bastante descontraído e envolvente.

Nos episódios com nome “Despachados”, é possível encontrar dicas gerais de viagens. Já o “Tourcast” traz curiosidades e informações sobre o mercado de turismo em conversas com profissionais do ramo. Enquanto isso, o “Diário de Bordo” acontece quando o apresentador está em viagem, com foco nos destinos pelos quais ele passa.

3. Esse Mundo É Nosso

Criado em 2019, o podcast “Esse Mundo É Nosso” é apresentado pelos amigos e jornalistas Rafael Carvalho e Adolfo Nomelini. Ele reúne dicas relevantes sobre viagens pelo Brasil e o mundo. A dupla também tem um blog com o mesmo nome, que pode ser usado como um complemento para os ouvintes.

Um dos diferenciais de seus episódios é que eles costumam ser mais curtos, com a duração média de 30 minutos. Por isso, eles são ideais para serem ouvidos em viagens curtas ou por pessoas que desejam ouvir vários programas sobre diversos temas de uma só vez.

Entre os assuntos abordados estão: como viajar gastando pouco, erros que devem ser evitados em viagens, coisas que irritam viajantes, problemas que eles podem enfrentar; entre outros.

4. Mari pelo Mundo

O podcast Mari Pelo Mundo é apresentado por Mari Christine, Ana Paula Favero e Andrea Farneda. Com episódios quinzenais, essa é mais uma alternativa para quem procura por programas curtos, de aproximadamente 20 minutos, que contam com objetividade e muita informação.

Diversos assuntos são abordados em cada episódio, como destinos específicos, viagem com crianças, melhores lugares para passar datas comemorativas, entre outros. A maior parte das dicas é voltada para as pessoas que viajam em família.

5. ONDEM

ONDEM é uma abreviação de “o nome disso é mundo”, e esse é um dos podcasts brasileiros mais tradicionais quando o assunto é viagem. O apresentador Felipe Teixeira se destaca por ter diferentes quadros dedicados a curiosidades que envolvem o mundo do turismo.

No quadro “Conexão”, são apresentados roteiros de viagens em diversas cidades – o que costuma ser muito relevante no momento de planejar um passeio, por exemplo. Já no programa “O nome disso é Brasil”, você pode ouvir entrevistas com convidados que moram ou já residiram no país.

Na sessão “Mundo Interno”, uma psicóloga chamada Vanessa Gazetta trata de questões emocionais que podem surgir durante uma viagem. Já em “O Nome Disso É África”, a moçambicana Eliana NZualo apresenta detalhes e curiosidades sobre o continente africano que a maioria das pessoas desconhece.

Mais um quadro é o “O Nome Disso É Islã”, em que Muhammad Puncha e demais convidados abordam a religião e a cultura islâmica.

6. Os Caminhantes

“Os Caminhantes”, criado em 2019, é um dos melhores podcasts para quem gosta de fazer trilhas. O seu diferencial é que ele é apresentado por uma família de trilheiros.

Durante os episódios são abordados temas como experiências, ecoturismo com crianças e turismo acessível, a fim de facilitar a vida dos ouvintes. Além disso, “Os Caminhantes” realizam trilhas que são adaptadas para pessoas com deficiência visual — o que torna o conteúdo ainda mais interessante.

7. Ligado em Viagem

O podcast “Ligado em Viagem”, apresentado por Edson Amorina Júnior, tem como objetivo fazer o ouvinte ter a sensação de estar na viagem, tudo por conta das suas narrações curtas e envolventes.

O que faz com que esse podcast seja ainda mais interessante é que ele é narrado em formato de storytelling — ou seja, de maneira autêntica e criativa – tem até simulação dos barulhos que são encontrados na história, por exemplo. O objetivo é garantir uma imersão do ouvinte durante a escuta dos episódios.

8. Se meu mochilão falasse

“Se meu mochilão falasse”, apresentado por Andrea Leonel e Mary Teles, é ideal para as pessoas que gostam de saber de tudo sobre viagens. Durante os episódios, elas compartilham as suas experiências e dão dicas que facilitam a vida dos ouvintes.

Com episódios lançados à quintas-feiras nas plataformas de streaming, a dupla aborda diversos assuntos como seguro viagem, como viajar sozinho, programação e planejamento de roteiros, voluntariado etc.

Agora que você já sabe quais são os 8 melhores podcasts para ouvir em uma viagem de ônibus, não deixe de explorar essa alternativa durante os trajetos mais longos. Você pode baixá-los para ouvir em qualquer lugar e as dicas apresentadas em cada episódio podem ser muito úteis em sua viagem.

E aí, curtiu o conteúdo?

Clique nas estrelas

Como você curtiu esse post...

Siga nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido bom para você!

Queremos sempre melhorar nossos posts!

Sua opinião é importante, o que podemos mudar neste post?

Posts relacionados