fbpx

Lugares para viajar com a família: 6 opções de roteiros imperdíveis

12 minutos para ler

Lugares para viajar com a família: descubra 6 destinos incríveis e os atrativos de cada local para fazer uma viagem inesquecível

Realizar uma viagem com os familiares é importante para aproximar mais as pessoas e criar novas memórias que ficarão guardadas para sempre, mas nesse momento é comum surgir a dúvida: quais são os bons lugares para viajar com a família?

É importante considerar alguns aspectos como, por exemplo, as preferências familiares, se vai viajar com crianças, o orçamento, entre outros quesitos, para que seja possível montar o roteiro ideal.

Para ajudá-lo, separamos, neste post, 6 opções de lugares para viajar com a família para que você saiba de ótimos roteiros e como planejar a viagem desde o início. Continue a leitura para conferir todos os detalhes!

Benefícios de uma viagem em família

Viajar em família é uma das melhores coisas para se distrair do mundo, afinal, quando estamos perto das pessoas que gostamos, nos sentimos melhores e mais animados para retornar à rotina.

Sabemos que o dia a dia muitas vezes é corrido e por essa razão, está cada vez mais difícil conseguir se desligar e aproveitar horas de lazer. Fazer uma viagem em família é, contudo, fundamental para deixar a vida mais leve e saudável, seja em uma viagem de férias, seja em apenas um final de semana fora da cidade.

Alívio do estresse

Quando vivemos uma vida corrida, o estresse é um dos sintomas mais comuns. Viajar em família é uma boa maneira de relaxar e aproveitar o tempo ao lado das pessoas que você ama. Mudar a rotina é capaz, até mesmo, de reduzir a ansiedade, uma vez que atividades diferentes são praticadas e os hormônios do estresse diminuem.

Melhora do relacionamento familiar

Ao fazer uma viagem em família, todos os participantes do passeio devem tomar decisões em conjunto, o que reforça os laços familiares. Além disso, as situações são vividas em grupo e em um novo local. Assim, são construídas memórias prazerosas e isso faz com que todos desenvolvam uma conexão ainda mais forte entre si.

Desenvolvimento do emocional dos filhos

Independentemente do destino, conhecer lugares diferentes aprimora o aprendizado escolar das crianças e as ensina a lidar melhor com situações adversas. Em geral, nossas lembranças mais afetuosas estão relacionadas às viagens realizadas durante a infância e a adolescência — especialmente porque, nessa faixa etária, os indivíduos ainda estão amadurecendo, tanto pessoal quanto emocionalmente.

Planejamento da viagem

Viajar em família é muito bom e, como vimos, apresenta vários benefícios, mas fazer o planejamento da viagem é indispensável para prevenir situações desagradáveis e adotar os cuidados necessários. Por isso, vamos indicar, a seguir, algumas dicas para planejar a viagem em família!

Envolva todos na escolha do destino

Inicialmente, ao começar a planejar a viagem, o primeiro passo deve ser envolver todos os membros da família confirmados na preparação da viagem, uma vez que, ao ouvi-los, se torna possível encontrar um destino que agrade a todos.

Existem pessoas que preferem fazer turismo religioso no Brasil, por exemplo, enquanto outras gostam de destinos repletos de aventuras e diversão. Por isso, é importante ouvir todos para chegar em um consenso.

Pense em atividades para todos

Depois de determinar o destino, é preciso definir as atrações que serão aproveitadas nele. Ao montar o roteiro, é interessante incluir, por exemplo, ao menos uma atividade que cada um dos participantes gostaria de fazer, para deixar a viagem divertida para todos.

É normal que uma das pessoas prefira visitar museus, por exemplo, enquanto outra goste mais de tirar fotos nos pontos turísticos mais tradicionais e outro integrante fica mais feliz ao fazer um roteiro gastronômico para conhecer novos restaurantes. Assim, para que todos esses fiquem contentes, é crucial que cada pessoa tenha o “seu” momento na viagem em família.

Lugares para viajar com a família: opções de destinos incríveis no Brasil

Como a viagem pode ocorrer em diferentes épocas do ano, separamos uma lista diversificada de locais para viajar com a família. Com ela, você terá opções em períodos de calor ou frio e encontrará destinos de praia e de cidade. A seguir, veja as nossas sugestões!

1. Florianópolis – SC

Florianópolis, capital de Santa Catarina, é um local cheio de atividades e por isso, torna viável diferentes roteiros para cada dia de viagem em família! Como o município é grande, há diversas opções de praia — são aproximadamente 42 — que agradam todos os gostos, pois existem as mais tranquilas com poucas ondas, as que são boas para praticar esportes aquáticos como surfe, entre outras alternativas.

Para quem gosta de história, a cidade conta, também, com um centro histórico com museus, áreas de lazer, construções históricas e bons restaurantes — local ideal para ser explorado a pé e que pode render belas fotos.

2. Curitiba – PR

Curitiba, a capital do Paraná, oferece atividades interessantes para todas as idades e conta com inúmeros pontos turísticos famosos como, por exemplo, o Jardim Botânico (cartão-postal da cidade), o centro histórico, a Ópera de Arame e o emblemático museu Oscar Niemeyer.

Em épocas mais frias, como o inverno, Curitiba é muito recomendada para aqueles que apreciam as baixas temperaturas, já que é considerada a capital mais fria do Brasil — período em que a cidade ganha um charme ainda mais especial.

3. Vitória – ES

Quando pensamos em lugares para viajar com a família, os destinos capixabas não costumam figurar entre as rotas turísticas mais populares, mas não se engane, pois o local reserva aventuras incríveis para todos!

Vitória, a capital do estado, reúne praias bonitas e tranquilas, hotéis agradáveis e acessíveis, culinária típica com pratos vários, como a moqueca capixaba e, até mesmo, uma fábrica de chocolates!

4. Olímpia – SP

A cidade de Olímpia, localizada no interior do estado de São Paulo, abriga um dos melhores parques aquáticos do Brasil; o Thermas dos Laranjais, o que a torna um dos destinos perfeitos para uma viagem em família!

No parque aquático, há atividades para todas as idades, já que existem tanto piscinas para crianças nos parques infantis, como grandes toboáguas de 30 metros para os que gostam de aventura. Aos mais tranquilos, as piscinas também estão espalhadas por todo o ambiente.

5. Belo Horizonte – MG

Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, é uma cidade com cultura marcante e que conta com locais interessantes para visitar, especialmente em família. No Complexo Arquitetônico da Pampulha, por exemplo, além de apreciar uma bela vista, é possível tirar ótimas fotos em família.

A culinária da região também é uma atração, afinal, quem nunca ouviu falar sobre os famosos quitutes mineiros, não é mesmo? Como queijos, doce de leite e goiabada. O Mercado Central da cidade é um bom ponto de passeio gastronômico, pois abrange diversas lojas.

6. Balneário Camboriú – SC

Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina, é uma opção que foge do óbvio, mas que tem tudo para satisfazer as famílias. Além das belas praias, a cidade fornece diferentes atividades que proporcionam contato imediato com a natureza.

O Parque Unipraias, por exemplo, é um complexo com trilhas para caminhada, teleférico, circuito de arvorismo, trenó de montanha e até mesmo uma tirolesa — diversão para toda a família!

Escolha do destino ideal

Para escolher o destino ideal, é preciso analisar as expectativas da família com a viagem e o gosto de cada um dos integrantes, afinal, existem alternativas de lugares para viajar com a família capazes de agradar a todos.

Há destinos que reúnem no mesmo local atrações para todas as idades, como, por exemplo, Florianópolis, que contempla praias para gostos variados, além de um centro histórico para um passeio mais tranquilo.

Já as famílias que preferem aventuras ou têm crianças e adolescentes, destinos como Balneário Camboriú e Olímpia são as melhores escolhas, já que nesses municípios não faltam atividades e não há espaço para o tédio.

Curitiba e Belo Horizonte, apesar de não serem litorâneas, são ideais para as famílias que desejam curtir, juntas, momentos mais calmos, conhecer pontos turísticos famosos e relaxar. Além disso, são destinos que podem ser usufruídos em todas as épocas do ano!

Por fim, Vitória é mais recomendada às pessoas que querem fugir das rotas tradicionais e aproveitar os benefícios de uma capital tranquila que, inclusive, já foi considerada a 2ª melhor cidade litorânea do país para se viver, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU).

Lugares para viajar com a família: memórias inesquecíveis com quem você mais ama

Todos os lugares para viajar com a família que apresentamos contam com alternativas de atividades para se divertir tanto no próprio município quanto em cidades próximas.

Ao optar por conhecer Belo Horizonte, por exemplo, além dessa capital com ar de interior, a sua família pode se divertir nas cachoeiras em MG, já que o estado é repleto delas.

Em Balneário Camboriú, além do parque Unipraias, a cidade está localizada a aproximadamente 40 km de Penha, onde é abrigado o Beto Carrero World, o maior parque temático da América Latina com atrações que vão desde shows a montanhas-russas.

Já a cidade de Olímpia, como citamos anteriormente, contempla o Thermas dos Laranjais, um famoso complexo aquático com piscinas, escorregadores, praias, rios e até mesmo pista de surfe — espaço capaz de proporcionar diversão para toda a família!

Em Vitória, no Espírito Santo, um de seus atrativos mais interessantes é a observação de baleias. Para participar, é preciso procurar pelo projeto Amigos da Jubarte. Esse passeio costuma agradar a todos; adultos e crianças.

O turismo em Curitiba é bastante voltado para a família, e como a cidade conta com dezenas de parques e áreas verdes, ela é excelente para relaxar, andar de bicicleta e fazer um piquenique, por exemplo.

Por fim, em Floripa, apelido carinhoso da capital catarinense, um passeio divertido em família é praticar sandboard, um esporte que consiste em descer dunas de areia em uma prancha, semelhante à de snowboard, e que costuma render muitas risadas, pois é difícil se equilibrar em cima dela e, muitas vezes, os tombos são inevitáveis, mas não se preocupe, a areia amortece a queda.

Motivos para viajar de ônibus

Você sabia que as opções de lugares que apresentamos são destinos para viajar de ônibus? Além disso, trafegar por esse meio de transporte proporciona diferentes vantagens para uma viagem em família.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, viajar com a família toda de ônibus não é uma missão impossível e nem desgastante. O avião, apesar de se tratar de um meio de transporte mais rápido, é também uma alternativa mais cara e burocrática.

Já em relação ao carro, a viagem é bastante cansativa, porque o motorista não pode relaxar e é preciso levar em consideração fatores como preço do combustível e pedágios que devem ser pagos durante o trajeto.

Assim, viajar de ônibus é mais seguro, pois todos conseguem aproveitar o caminho para descansar e o motorista é um profissional treinado e preparado para lidar com as adversidades do trânsito e das rodovias.

Além disso, na realidade, é possível tornar a viagem de ônibus uma diversão, todos podem passar mais tempo juntos, trocar experiências e compartilhar novidades durante o percurso.

O ônibus também costuma ser mais tranquilo e confortável, já que possui assentos reclináveis e existem veículos até mesmo com wi-fi, o que permite que séries e filmes sejam assistidos durante a viagem.

Se você quer saber como viajar barato de ônibus, a Buser é a melhor opção. Ela não apresenta a alta margem de lucro das rodoviárias e fornece uma cobrança mais justa, uma vez que é realizada em forma de rateio, o que reduz o valor da passagem.

Agora que você já conhece 6 lugares para viajar com a família, escolha o destino e prepare o seu roteiro para fazer uma viagem com todos, o quanto antes. Assim, você consegue criar memórias inesquecíveis e cultivar bons momentos com as pessoas que você ama!

O que achou das 6 opções de roteiros imperdíveis que apresentamos? Qual delas você prefere para viajar com a sua família? Deixe um comentário e nos conte a sua opinião!

Confira os destinos que a Buser trabalha e reserve agora uma viagem inesquecível para a sua família!

Posts relacionados