Quer saber o que fazer em Salvador? Confira dicas incríveis!

6 minutos para ler

O que fazer em salvador? Veja as principais dicas sobre o que fazer em Salvador para aproveitar ao máximo esse destino incrível e encantador.

Se você deseja viajar para um destino eclético, alto astral, acolhedor, com belas praias e muita cultura, a Bahia é o lugar certo. Não é à toa que Salvador é uma das cidades mais procuradas no Brasil para turismo. 

Além disso, trata-se de um local que pode ser visitado durante todo o ano e em abril e julho, período de chuvas, as tempestades costumam ser passageiras e não prejudicam a viagem dos turistas. Por isso, preparamos este post com dicas sobre o que fazer em Salvador, uma das cidades mais antigas do país que conta com rico patrimônio histórico e cultural — existem muitas opções interessantes!

Se você tem interesse em descobrir o que fazer em uma viagem a Salvador, continue a leitura deste post que vamos apresentar dicas incríveis. Confira todos os detalhes!

Visitar o Mercado Modelo

O Mercado Modelo é um dos marcos da cidade que existe há mais de 100 anos e um dos centros comerciais mais populares da cidade, por isso, não deixe de visitá-lo quando estiver em Salvador. A sua entrada é gratuita e, no local, há 266 lojas que vendem temperos, artesanato e artigos de decoração.

Em seu andar superior estão localizados os restaurantes, que são excelentes opções para um lanche rápido ou uma refeição — alguns estabelecimentos têm uma vista privilegiada para a Baía de Todos os Santos e para o Forte de São Marcelo em alto-mar.

Também é um bom local para comprar lembrancinhas da cidade para parentes e amigos. No entanto, se lembre que como se trata de um lugar que, em geral, é bem movimentado por causa da sua popularidade.

Conhecer o Elevador Lacerda

Um dos principais símbolos de Salvador é o Elevador Lacerda, o cartão-postal da cidade. Como o próprio nome sugere, trata-se de um elevador com 72 metros de altura que foi o primeiro do mundo a ser utilizado como transporte público.

A sua finalidade é ligar a Cidade Alta à Cidade Baixa e a viagem dura por volta de 22 segundos, além de custar poucos centavos (apenas R$ 0,25, então separe sua moedinha). O elevador transporta turistas e moradores que o utilizam como meio de transporte no dia a dia.

Uma boa dica é utilizar o Elevador Lacerda para ir até o Mercado Modelo. Dessa forma, é possível fazer dois passeios em um só. É válido ressaltar que, apesar da fama, o elevador é fechado e não tem vista.

Ir ao Museu de Arte Moderna da Bahia

O Museu de Arte Moderna da Bahia reúne mais de 2 mil obras de importantes artistas brasileiros, como Tarsila do Amaral, Portinari e Di Cavalcanti e trata-se, também, de um dos mais bonitos conjuntos arquitetônicos às margens da Baía de Todos os Santos.

O local que hoje abriga o museu foi construído no século 17, em alvenaria de pedra, para ser a residência do desembargador Pedro Unhão Castelo Branco, sendo composto por casa-grande, senzala, capela, armazém e cais.

Powered by Rock Convert

O projeto do Museu de Arte Moderna da Bahia foi feito pela arquiteta italiana Lina Bo Bardi e, por causa da sua localização privilegiada, o local conta com uma das mais belas vistas de Salvador e é um excelente local para apreciar o pôr do sol. O seu funcionamento ocorre de terça a domingo e a entrada é gratuita.

Em seu píer há um restaurante com mesas ao ar livre e no final da tarde de sábado ocorre o JAM no MAM — projeto que leva até o museu uma trilha sonora especial de jazz, tornando o momento do pôr do sol ainda mais encantador.

Curtir as belas praias

Não importa qual praia de Salvador você escolha para passar o seu dia, afinal, em todas as belas paisagens são garantidas. Entre as mais famosas podemos citar a praia do Porto da Barra, do Farol da Barra, Ondina (conhecida por fazer parte do circuito do carnaval) e Rio Vermelho.

As praias da região norte da cidade, localizadas em direção ao aeroporto, são propícias para banho e costumam ser movimentadas aos finais de semana. Algumas delas merecem destaque, como a praia de Itapuã, famosa por uma música de Vinicius de Moraes, que tem areias claras, águas verdes e piscinas naturais.

Já a praia Stella Maris conta com trechos protegidos por recifes e costuma atrair surfistas e até mesmo banhistas por causa de suas boas ondas. Já a praia do Flamengo, que tem ares rústicos, muitos coqueiros e dunas, costuma ser o ponto de encontro dos jovens.

Mais uma valiosa dica sobre o que fazer em Salvador é reservar um dos dias da sua viagem para fazer o passeio de escuna pela Baía de Todos os Santos que passa por praias que são verdadeiros paraísos, como a Ilha dos Frades e de Itaparica. Os passeios de barco costumam sair do Terminal Turístico Marítimo de Salvador, próximo ao Mercado Modelo.

Conhecer o Farol da Barra

O pôr do sol no mar é um espetáculo que pode ser visto de diferentes locais de Salvador, mas não é a toa que o Farol da Barra é um dos lugares mais procurados nesse momento do dia, afinal sua vista é indescritível e, de tão bonito, o espetáculo costuma ser aplaudido no final.

O Farol da Barra foi construído no século 17 e, além de ser um patrimônio da cultura da cidade, também é, hoje em dia, um dos locais mais famosos e bonitos de Salvador e um dos melhores points do verão.

No Farol da Barra há, também, o Museu Náutico, local que tem acesso a um belo terraço com vista para a praia e para o Farol da Barra e conta a história das primeiras embarcações que chegaram à cidade.

Agora que você já conhece as nossas dicas sobre o que fazer em Salvador, você deve estar com vontade de conhecer esse paraíso, não é mesmo? Então, se lembre de planejar a sua viagem com antecedência para garantir melhores preços com transporte e hospedagem.

Se você gostou das nossas dicas sobre o que fazer em Salvador, compartilhe este post em suas redes sociais e ajude outras pessoas a descobrirem esse incrível destino de viagens!

Reserve agora mesmo para explorar e conhecer as principais belezas da Bahia:

  1. Salvador
Posts relacionados