Conheça os destinos do Carnaval 2020 que prometem fazer com que a sua folia seja inesquecível
Está quase na hora de botar o bloco na rua e desejar que a quarta-feira de cinzas nunca chegue. E a gente sabe que Carnaval é uma data importante demais para não curtir 100% da festa. Para te ajudar nessa missão, neste conteúdo listamos os 5 melhores destinos do Carnaval 2020 para você.
Depois deste texto só vai faltar fazer todas as suas fantasias caberem na mala, porque a diversão vai estar garantida. Vamos lá?
>>> CONHEÇA A BUSER e os grupos fechados para as cidades carnavalescas
Rio de Janeiro
O Carnaval do Rio dispensa apresentações, certo? Errado. Mesmo sendo o mais tradicional do país, ele continua o mais famoso e um dos principais destinos do Carnaval 2020. Se engana quem acha que a folia do Rio se resume à Marquês de Sapucaí. Com mais de 300 bloquinhos espalhados pela cidade, o carnaval da capital carioca é um dos mais fortes do país. Aproveitar os blocos de rua é uma maneira bem genuína de curtir a festa e o melhor de tudo é que não precisa comprar ingresso.
Com tantas opções disponíveis, a chance de escolher os blocos errados aumenta. Mas para isso existem aplicativos com as agendas da folia. Mas a gente sabe que mesmo conhecendo a programação, ainda é difícil escolher entre tantas opções, então vale uma dica de ouro: nem sempre os blocos mais famosos são os os melhores. Não subestime os blocos de bairro.
Enquanto blocos como o Cordão da Bola Preta, Simpatia é Quase Amor e Bloco das Poderosas arrastam milhares de pessoas, outros blocos, menores, não deixam nada a desejar. Focar neles pode ser uma maneira mais segura e até mesmo divertida de pular. Há bons blocos no aterro do Flamengo, como o Orquestra Voadora e Amigos da Onça, além de ótimas bandas nas ruas e praças.
Se mesmo assim você resolver se arriscar blocos mais cheios, é recomendável chegar com antecedência. Senão você corre o risco de nem encontrar a saída do bloco.
Leia também: 6 dicas para o Carnaval que vão te fazer economizar muito
São Paulo
Quem diria que, um dia, a “terra da garoa” se tornaria um dos principais destinos do Carnaval 2020? A festa de São Paulo vem crescendo ano a ano e, só em 2019, recebeu mais de 9 milhões de foliões de todos os cantos do Brasil.
A boa notícia é que São Paulo tem tamanho e porte para abrigar esse mundo de foliões. Afinal, são mais de 500 blocos para escolher — uns mais lotados e outros mais tranquilos — pra quem quer ir com a família e para quem quer bagunçar
E quem disse que o carnaval de São Paulo termina na quarta-feira de cinzas? Oficialmente, em Sampa, a folia já começou na sexta-feira, 14, e vai até dia 1º de março. Para saber a programação completa, basta acessar o site da prefeitura AQUI.
Agora, se você é daqueles que quer mais aproveitar os blocos mais famosos e disputados, a dica é concentrar-se nas regiões do: centro (Acadêmicos do Baixo Augusta, Tarado Ni Você e Explode Coração, Domingo Ela Não Vai); zona sul (Monobloco, Vumbora, com Bell Marques) e na zona oeste (Agrada Gregos, Largadinho com Claudia Leitte, entre outros).
Além disso, São Paulo, assim como o Rio de Janeiro, também tem seu famoso desfile das escolas de samba que, neste ano, será realizado entre os dias 21 e 24 de fevereiro.
Para quem busca diversão com as crianças, além dos diversos blocos infantis, os Sescs terão diversas atrações para os pequenos foliões.
Belo Horizonte
O mesmo movimento que aconteceu com o Carnaval de São Paulo ocorreu em BH. Se há uns anos os belorizontinos deixavam a cidade completamente vazia nos dias de Carnaval, buscando destinos no interior, como Ouro Preto e Diamantina — que por sinal continuam tendo bons carnavais. Hoje, os moradores da cidade e turistas de todo o Brasil disputam espaço na folia da capital mineira, que se tornou um dos principais destinos do Carnaval 2020.
BH, definitivamente, é a escolha para quem busca uma rota alternativa e menos popular do que outros carnavais, mas igualmente boa. Uma característica bem marcante do Carnaval de BH é a pluralidade, tanto de sons (música); tipos de blocos, mas, principalmente, das pessoas. Ou seja, é um Carnaval bem democrático e onde o respeito é essencial.
Em 2019,a folia belorizontina reuniu mais de 4 milhões de pessoas. Só em 2020 serão mais de 400 blocos. Uma característica importante é que o Carnaval de BH acontece, predominantemente, durante o dia. Há blocos que saem bem cedinho e a programação vai até o fim da tarde. Então, se você gosta da noite, vai precisar procurar festas fechadas e/ou baladas pela cidade.
Entre um bloco e outro, se sobrar tempo, aproveite para curtir o que a boa gastronomia mineira tem a oferecer. Com preços variados, Belo Horizonte é famosa por oferecer boa comida nos estabelecimentos mais diversos, desde o botecos, aos restaurante mais finos. Se optar por também fazer um tour gastronômico, planeje os estabelecimentos que pretende visitar antes, pois nem tudo abre durante o carnaval em BH.
No dia 25, BH receberá o show da Bartucada: um dos blocos de Carnaval mais famosos de Minas, fundado em 1972. O bloco sairá às 14h na Avenida Brasil.
Salvador
O Carnaval de salvador é conhecido com um dos mais caros do país, mas dá para se divertir todos os dias sem gastar muito:
Além dos blocos de corda, que custam entre R$ 180,00 e R$ 1090,00, e dos famosos camarotes, é possível aproveitar, e muito, o Carnaval da pipoca. Porém, para se divertir sem gastar é preciso estratégia para se posicionar bem na entrada do bloco e ter muita disposição e paciência para se misturar a um mundo de gente.
Em Salvador, os blocos são puxados por um trio elétrico, que normalmente carrega algum grande nome da música baiana. Os trios seguem três principais trajetos, o circuito Dodô (Barra-Ondina), que começa em frente ao Farol da Barra, circuito Osmar (Campo Grande) e que sai da praça do bairro e circuito Batatinha (Centro).
Além de artistas famosos que lideram blocos, como Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Margareth Menezes, Bell Marques e Asa de Águia, a cidade também tem alguns blocos muito tradicionais e recheados de história, como Olodum, Timbalada, Filhos de Gandhy e Ilê Aiyê.
A tradição do afoxé e a comida baiana
Alguns dos blocos tradicionais, como Filhos de Gandhy, são embalados pelo Afoxé e isso é um espetáculo à parte. Afinal, o Afoxé, também chamado de Candomblé de Rua e Negreiro Pernambucano, é um cortejo de rua que sai durante o Carnaval. O Afoxé pode ser definido como uma manifestação afro-brasileira com raízes no povo iorubá
A folia soteropolitana acontece durante 16h por dia, então, haja energia! A boa notícia é que para comer bem não necessariamente é preciso voltar para a hospedagem ou parar em um restaurante: Salvador tem das melhores e mais tradicionais comidas típicas de rua do Brasil. Do acarajé ao abará, moqueca ou mugunzá, come-se muito bem e gastando pouco.
Recife
Diz a lenda que depois de se sacudir levado pelo ritmo do frevo a pessoa nunca mais é a mesma. Deve ser por isso que o Carnaval de Recife encanta tantas gente.
É impossível falar de Recife sem citar sua cidade irmã, Olinda, que fica a 6 km de distância. A capital pernambucana abriga um evento muito plural, de muita personalidade e possibilidades. Não é à toa que muitos o consideram o melhor Carnaval do país.
Bom, é nas ruas do Carnaval de Recife que acontece um dos maiores blocos do mundo, o Galo da Madrugada. Uma das principais características do Carnaval pernambucano é a tradição. Seja pelos centenários blocos de bonecos de Olinda ou pelos clubes de frevo.
Além disso, nem só de hit de Carnaval se faz a festa de Recife. Existem diversas músicas e cantigas que dão ritmo à folia e que marcaram muitos carnavais, como o “Hino do Galo” e “A Praieira!”.
A boa gastronomia e a diversidade de temperos também pode dar aquela reforçada no estômago do folião sem pesar no bolso. Aposte nas comidas regionais, como a famosa macaxeira com carne de sol, tapioca e caldinho de feijão.
O Carnaval de Recife é uma ode à tradição e ao próprio Carnaval em si. O grande diferencial dele é que além de uma festa extraordinária, a capital pernambucana está repleta de paisagens e praias de tirar o fôlego. Olinda não fica para trás, com seu patrimônio preservado há séculos e protegido pela Unesco que une os belos casarios em suas ladeiras às praias paradisíacas. São ladeiras e praias dignas de pinturas.
Muitos destinos de Carnaval em 2020 e um objetivo: diversão
Seja para pular atrás do trio, para descobrir o que é o Carnaval mineiro da diversidade, para entender que São Paulo tem ritmo e cor, conhecer o afoxé e a tradição negra ou para aliar folia e cultura, o importante mesmo é curtir a festa. Carnaval é isso, um evento democrático nos sons, cores e no seu povo. Esperamos ter ajudado você com essas 5 opções de destinos do Carnaval 2020 que prometem ferver. Até breve 🙂
E lembre-se, para onde quer que você, marque sua viagem pela BUSER e viaje com conforto, segurança e preço baixo.
Excelente abordagem sobre as cidades que se destacam pelo ótimo carnaval.
Que bom que curtiu o nosso conteúdo, Stela. E para onde você vai?