fbpx

Conheça agora 7 melhores destinos para acampar no Brasil

6 minutos para ler

Viajar sempre vai ser uma forma de sair do cotidiano, desestressar e conhecer lugares novos. Às vezes, buscamos em uma viagem mais do que uma simples oportunidade para distrair e queremos ir mais além: viver uma experiência completamente diferente do que vivemos em nossa rotina e até se reconectar de maneira mais profunda com a natureza.

Outras vezes, queremos viajar para visitar cidades, aprender mais sobre a cultura, língua e interagir com diferentes pessoas, de forma que tudo isso caiba no bolso.

Independentemente do objetivo, acampar pode ser uma das melhores experiências de vida se estivermos abertos ao que aparecer no caminho, basta escolher um lugar. Confira a seguir algumas opções de ótimos destinos para acampar!

Quais os 7 melhores destinos para acampar?

Ao planejar qualquer viagem, é importante pesquisar sobre o destino para evitar surpresas desagradáveis e se preparar para qualquer possível adversidade. Além disso, conhecer um pouco do lugar pode ajudar a fazer a média de preços e elaborar uma previsão de gastos.

Entre vários destinos, selecionamos 7 que valem a pena incluir na rota de viagem!

1. Praia Cairuçu das Pedras – Paraty – Rio de Janeiro

A praia Cairuçu das Pedras é considerada uma das praias mais incríveis e pouco frequentadas do Brasil. Não há estradas que levam até o lugar, e seu acesso só pode ser feito por barco ou, para os mais aventureiros, por trilha.

A praia possui uma faixa de areia bem curta, com menos de 50 metros de extensão, mas isso é compensado pela sua água esverdeada e limpa, pela presença de uma piscina natural na areia, a possibilidade de ver o nascer do sol no centro da praia e a aura praticamente intocada do lugar.

2. Paraíso Perdido – Capitólio – Minas Gerais

Destaque em Capitólio, as cachoeiras e poços do Paraíso Perdido são atrações bastante procuradas por turistas. De fácil acesso, chega-se ao local de carro pela MG-050. Outra opção de acesso é o percurso de uma trilha, que apesar de exigir um pouco de fôlego, é bem estruturada e tem a opção de ser feita com monitores.

A infraestrutura do complexo do Paraíso Perdido é completa e oferece estacionamento gratuito, área para piquenique, banheiros com chuveiro, área para acampar e até um restaurante local. Entre as atrações mais populares do complexo estão as cachoeiras Lagoa Azul e da Árvore e os poços do Mirante e da Prainha.

3. Fazenda das Pedras – Itu – São Paulo

Localizada em Itu, no interior de São Paulo, a Fazenda das Pedras é uma ótima pedida para quem quer acampar sem se afastar de uma estrutura completa e confortável. O local possui uma área de camping de 20 mil metros quadrados com banheiros completos, área de churrasqueira e fornecimento de energia.

Além disso, a Fazenda das Pedras possui piscinas com toboágua, disponibilidade de passeios com caminhadas e trilha com direito à vista panorâmica do local, tirolesa, restaurante que oferece pratos caseiros da culinária paulista e loja com artesanatos, doces e licores.

4. Camping do Saltão – Brotas – São Paulo

A razão principal para escolher o Camping do Saltão como destino para acampar é a cachoeira do Saltão. Com uma queda d’água de 75 metros, a cachoeira é o lugar perfeito para recarregar as energias e tirar fotos. Junto a ela, é possível visitar outras duas cachoeiras locais: Ferradura e Monjolinho.

O Camping do Saltão oferece área com estrutura completa para acampamento com estacionamento, vestiários, áreas com churrasqueiras e quiosques, pontos de distribuição de energia e duas piscinas, além das cachoeiras na propriedade.

5. Camping Costa do Sol – Florianópolis – Santa Catarina

Floripa é conhecida por suas praias badaladas e paradisíacas. Nada melhor que juntar o útil ao agradável e combinar o camping com essa cidade maravilhosa. 

Localizado em frente à praia Canasvieiras, o Camping Costa do Sol possui fácil acesso e possui uma área de 15 mil metros quadrados, conseguindo abrigar aproximadamente 80 barracas. Perto de uma grande área verde, o local possui saída direto para a praia, sendo um enorme atrativo para viagens.

Caso os visitantes queiram curtir uma vibe mais urbana em algum momento do passeio, o camping fica a cerca de 30 km do centro de Florianópolis, juntando o melhor dos dois mundos em uma única viagem: natureza e cidade.

6. Morro do Saboó – São Roque – São Paulo

Para quem gosta de trilha e altura, o Morro do Saboó é uma ótima opção de destino para aventura. Com uma altitude de 1090 metros, o morro pode ser percorrido por uma trilha fácil e bem conservada, apesar de demandar um pouquinho de fôlego.

O topo apresenta uma visão ampla dos arredores, já que o morro é um dos locais mais altos da região. A sensação de paz e tranquilidade faz do lugar um ponto atrativo para acampamento, inclusive muito buscado por religiosos para a prática de orações em grupos. Vale a pena lembrar que assistir o pôr do sol do morro é sem dúvidas uma experiência inesquecível.

Não menos importante, o Morro do Saboó fica perto da cidade de São Roque, conhecida por seus vinhos. Além da sensação de acampar no morro, é possível estender o passeio e visitar uma de suas várias vinícolas.

7. Praia das Laranjeiras – Balneário Camboriú – Santa Catarina

A praia das Laranjeiras é uma das queridinhas dos turistas que visitam Balneário. Apesar de não ter uma faixa de areia muito extensa, ela vive cheia. É possível chegar ao local por meio de carro, barco e bondinho, que garante a vista de cima de toda a região de mata atlântica ao redor, sendo um dos melhores momentos para fotos.

Ela possui águas limpas e esverdeadas, e por não ter muitas ondas acaba sendo um destino procurado para relaxar. Apesar disso, não é difícil ver a prática de esportes náuticos. Ainda como opção de entretenimento, existem barcos temáticos para os turistas se divertirem.

Localizada perto de restaurantes e comércio, existe uma variedade de opções para alimentação e compra de lembrancinhas locais.

Planejar uma viagem de acampamento não é difícil, mas é preciso se informar com detalhes sobre o lugar escolhido. Lembre-se de checar sempre o tipo de acesso, a infraestrutura oferecida e até a distância de centros urbanos, caso seja necessária a busca por qualquer recurso. 

O planejamento cuidadoso pode ajudar a evitar situações desagradáveis e estar de mente aberta ao que pode acontecer também pode deixar a viagem mais leve e receptiva ao desconhecido. Agora é só escolher a rota até um dos melhores destinos para acampar!

Curtiu os destinos escolhidos no texto? Então, siga-nos nas nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn e Twitter!

E aí, curtiu o conteúdo?

Clique nas estrelas

Como você curtiu esse post...

Siga nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido bom para você!

Queremos sempre melhorar nossos posts!

Sua opinião é importante, o que podemos mudar neste post?

Posts relacionados