fbpx

Dicas de lanches para levar na sua viagem de ônibus

6 minutos para ler

A escolha pelas viagens rodoviárias é uma alternativa econômica e prática, principalmente para aquelas pessoas que não são adeptas a dirigir por longos trajetos ou desejam economizar com uma viagem mais segura – sem deixar de curtir os momentos de lazer com conforto e tranquilidade. E o que fazer em viagens longas quando bater aquela fome? A ideia é levar lanches para viagem de ônibus, principalmente se estiver com crianças.

Você sabe que antes de viajar é necessário se organizar. E um dos itens primordiais é a sua alimentação, especialmente durante as viagens mais longas. Para isso, é necessário levar alguns fatores em consideração para não cometer erros como: vai viajar sozinho ou terá companhia de adultos ou crianças? Quem está viajando tem alguma alergia ou intolerância? 

Para colaborar com as suas viagens de Buser pelo Brasil, trouxemos algumas dicas para você não ficar com fome durante o trajeto. Vamos lá?

Kit lanche para viagens longas

Preparar um kit lanche para viagem de ônibus é muito importante. Afinal, é comum ocorrerem algumas paradas durante o percurso em que você encontrará lanchonetes e restaurantes que nem sempre terão alimentos que agradem o seu paladar. Ou então, paradas durante a madrugada, onde o sono bate mais forte que a fome, não é mesmo?

Além disso, é essencial lembrar que as viagens de ônibus possuem paradas programadas, por isso é fundamental planejar e levar os famosos snacks para o deslocamento.

Nesse caso, uma das principais dúvidas que podem surgir é: quais comidas levar em uma viagem de ônibus? Se você está em busca dessa resposta, saiba que o tempo de duração do trajeto deve ser o ponto de partida para a sua escolha.

Por exemplo, alimentos que necessitam de boa refrigeração, como iogurtes, não são uma boa escolha para uma viagem longa. Comidas com forte odor também não são bem-vindas, pois podem gerar um incômodo aos outros passageiros.

Abaixo, apresentamos alguns tipos de alimentos que são bacanas para quem vai viajar de ônibus em trajetos longos:

  • água;
  • barrinhas de cereal;
  • biscoitos de polvilho;
  • cookies integrais;
  • frutas desidratadas;
  • frutas frescas, como maçã e pera, que são mais resistentes;
  • porções de oleaginosas como amendoim, castanha-do-pará ou amêndoas;
  • sanduíches naturais (atenção: evite usar maionese, requeijão ou vegetais que estragam, murcham ou escurecem rapidamente);
  • torradas.

Quem já é acostumado com aquele cafezinho e não passa mal em viagens também pode levar uma pequena garrafa térmica. Porém, lembre-se de acondicionar da maneira correta e com cuidado para não derramar.

Kit lanche para viagem rápida

É normal que, ao fazer viagens rápidas, a alimentação ou os lanchinhos sejam esquecidos em meio a tantos outros itens, mesmo que seja importante ter algo para você se alimentar durante o percurso ou quando chegar no local. Afinal, podem acontecer imprevistos, como não encontrar locais abertos para comer no seu destino.

Veja algumas opções de kit lanche para viagens de ônibus com curto tempo de deslocamento!

Mix de castanhas e frutas secas

Levar algumas castanhas e frutas secas em um potinho pode ser muito útil para matar a fome durante a viagem. Elas são fáceis de armazenar, não vazam, não ocupam o ambiente com um mau cheiro e ainda são ótimas fontes de fibras e gorduras boas.

Biscoitos integrais

Na hora da correria, acaba valendo a pena levar biscoitos integrais para a viagem. Se forem salgados, é possível incluir acompanhamentos como tomate-cereja ou azeitona, que são excelentes para viagens curtas.

Frutas

As frutas são ótimas alternativas para você não viajar de estômago vazio. Porém, é importante dar preferência para aquelas que são mais fáceis de comer, pois algumas podem causar mal-estar. Algumas opções que você pode levar no seu kit lanche para viagem de ônibus são:

  • maçãs;
  • bananas;
  • ameixas;
  • uvas.

Sanduíches rápidos

Os sanduíches de frios defumados — salame e provolone, por exemplo — são uma boa alternativa de lanche que pode ser ingerido durante a viagem, sem ser necessária a refrigeração. Caso desejar, inclua folhas que são mais resistentes, como a alface-americana.

Dicas de alimentação para não enjoar na viagem

Você sabia que a náusea é um dos obstáculos mais comuns durante as viagens de ônibus? Isso mesmo! Independente da idade, ela pode resultar em indisposições durante os passeios de ônibus. Mas o que devemos fazer para não ter enjoos em viagens?

O enjoo de movimento, também conhecido como cinetose, pode se apresentar como um mal-estar ou, em situações mais graves, como dor de cabeça, palidez, sudorese, tontura e até mesmo sensação de desmaio. Isso ocorre porque, no decorrer da viagem de ônibus, o cérebro recebe estímulos da visão, da audição e dos nervos periféricos. 

Para que a viagem seja mais confortável, é primordial que os alimentos ingeridos antes e durante o percurso sejam adequados. Veja mais algumas dicas para sua alimentação antes de uma viagem de ônibus!

Consuma alimentos saudáveis

Um dia antes da viagem, se alimente de maneira saudável. Afinal, durante o percurso, o seu organismo estará realizando a digestão e absorção dos alimentos ingeridos. Você poderá notar que isso faz uma grande diferença para eliminar o desconforto. 

Durante a viagem, comer maçã pode ser benéfico para a saúde do seu estômago – isso porque ela acaba com substâncias que geram mal-estar. Outro alimento bastante indicado é o biscoito de água e sal, pois o amido presente nele auxilia na absorção dos ácidos. 

Não esqueça de beber água

Já é reconhecida a importância do consumo de água para a saúde de qualquer pessoa. No caso de consumi-la durante uma viagem, o indicado é fazer de maneira parcial, ou seja, tomar pequenos goles ao longo do dia.

A água é o principal líquido que promove a hidratação, eliminando sintomas como dores de cabeça, que podem aparecer junto aos enjoos. Inclusive, colocar uma rodela de limão deixa a água mais refrescante. 

Evite o consumo de alimentos gordurosos ou que causam fermentação

Agora, você deve conhecer alguns dos principais alimentos que não devem consumidos por pessoas com inclinação à cinetose:

  • brócolis;
  • couve-flor;
  • leite e derivados;
  • melancia;
  • bebidas alcoólicas;
  • bebidas gaseificadas;
  • doces;
  • refeições gordurosas.

Para não esquecer de nada durante as viagens, uma alternativa muito utilizada é a produção de um checklist relacionando tudo o que deve ser levado para a viagem. Quando fizer o seu, inclua o seu kit lanche para viagem de ônibus. Dessa forma, além de garantir um passeio mais agradável, você economiza nas paradas, evita enjoos e chega pronto para se divertir!

Não perca nenhuma dica para as suas viagens. Siga nosso perfil nas redes sociais: Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn e Twitter!

E aí, curtiu o conteúdo?

Clique nas estrelas

Como você curtiu esse post...

Siga nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido bom para você!

Queremos sempre melhorar nossos posts!

Sua opinião é importante, o que podemos mudar neste post?

Posts relacionados