Veja para onde viajar em junho e aproveite o clima agradável e a baixa temporada para tirar uns dias de folga.
O Brasil é um país extenso e diverso, com várias possibilidades de roteiro para se fazer durante o ano. Nos meses de baixa temporada, o passeio pode ser ainda mais agradável, pois além do baixo custo, há menos pessoas nas cidades turísticas.
Pensando nisso, reunimos algumas sugestões para onde viajar em junho. No Brasil, esse é um mês agitado e bastante propício para tirar uns dias de folga, pois são diversos eventos e feriados, chove pouco e o clima é ameno.
Neste material, fugiremos dos tradicionais roteiros de festas de São João, Festival de Parintins e da festa do Bumba-Meu-Boi. Embora sejam ótimas pedidas — se você ainda não conhece, vale a pena visitar —, nossas sugestões de roteiro foram pensadas para surpreender. Continue a leitura e descubra para onde viajar em junho!
Por que junho é um ótimo mês para viajar
Antes de se surpreender com nossas sugestões de lugares para onde viajar em junho, vamos revelar os motivos para você escolher esse mês para tirar férias, descansar e relaxar. Junho é o mês em que o frio começa a aparecer e diversos destinos sugerem passeios mais agradáveis devido às temperaturas menos elevadas.
O movimento ainda não é intenso devido às férias escolares e o período é considerado baixa temporada — o que significa transporte e hospedagem por um valor mais acessível. Muitas pessoas escolhem quando viajar considerando o preço, o movimento e o clima estável, ou seja, sem chuvas. Para esse perfil de turista, junho é um dos meses ideais para conhecer dezenas de lugares pelo Brasil.
Para onde viajar em junho
Preparado para saber quais os melhores lugares para visitar nesse mês? Chegou a hora!
Paraty (Rio de Janeiro)
Paraty é uma figurinha carimbada quando o assunto são destinos de viagem e é claro que não poderia faltar em nossas dicas de viagem para o mês de junho. As temperaturas agradáveis do período são convidativas para os roteiros tradicionais da cidade. O passeio de barco, por exemplo, é bastante procurado, mesmo durante o inverno.
O parque Paraty Sport Aventura é uma ótima pedida para os dias frescos. Arborismo, tirolesas e outras atrações radicais estão disponíveis em uma área com muita Mata Atlântica, espantando a preguiça dos dias frios.
Tão agradável quanto praticar esportes na natureza, sem sofrer os efeitos do calor escaldante do verão, é fazer um passeio pelo Caminho do Ouro. Ele é indicado para turistas que não dispensam uma pitada de História em meio a suas férias.
Para os fãs de arte, investir em um roteiro pelos ateliês dos artistas plásticos — pintores, escultores, ceramistas e artesãos — é uma alternativa bacana para respirar requinte e bom gosto. Para encerrar o tour por Paraty, destacamos o passeio pelos alambiques da cidade, com degustação de cachaça artesanal, e a caminhada pelo Centro Histórico.
Ouro Preto (Minas Gerais)
Ouro Preto é um destino em Minas Gerais convidativo para quem gosta de história, boa gastronomia e frio. A cidade, a mais importante do Ciclo do Ouro, oferece passeios pelas minas do metal precioso. A Mina do Chico Rei é uma das mais famosas e preservadas.
Os turistas podem marcar uma visita guiada pelos corredores do lugar e aprender um pouco mais sobre a extração do ouro na época da escravidão. Como o subsolo é abafado e o passeio se torna inviável no calor, o mês de junho é uma boa época para fazer o roteiro.
Além disso, as caminhadas pelas ladeiras em busca de igrejas, feiras de artesanatos e bons restaurantes também são mais agradáveis. Se você gostar de festas universitárias, não deixe de ficar de olho no calendário das repúblicas de estudantes da cidade.
Por falar em igreja, veja algumas visitas imperdíveis em Ouro Preto:
- Basílica de Nossa Senhora do Pilar;
- Capela de Bom Jesus da Pedra Fria;
- Capela de Nossa Senhora das Dores do Monte Calvário;
- Capela do Nosso Senhor do Bonfim;
- Igreja de São Francisco de Assis;
- Igreja de São José;
- Igreja Nossa Senhora do Rosário;
- Igreja Nossa Senhora dos Prazeres;
- Igreja São Francisco de Paula;
- Igreja São Miguel e Almas (Bom Jesus Matosinhos).
Ilha Grande (Rio de Janeiro)
Quando falamos em Rio de Janeiro, é quase automático pensar no verão, no sol e nos banhos de mar. Entretanto, o estado revela outros destinos e surpresas para os viajantes, até mesmo, no outono, como é o caso de Ilha Grande.
Um dos elementos que tornam o destino famoso é o vento. Não é difícil de conversar com pessoas que moram ou frequentam Ilha Grande e ter a ventania citada. Mas cuidado, pois o clima é uma incógnita. A previsão do tempo é pouco confiável.
Ilha Grande, apesar do cenário paradisíaco, é uma cidade onde chove muito. Por isso, muitos turistas não conseguem desfrutar da sua beleza, a não ser que você vá em junho! Entre março e julho, a chuva dá uma trégua, as temperaturas são amenas e é baixa temporada.
Com a cidade vazia e os preços mais baixos, é possível conhecer as praias, fazer passeios de barco e desfrutar dos cenários de sol e águas cristalinas. Mesmo que você não visite Ilha Grande no verão, veja as praias que não podem ficar de fora do seu roteiro:
- Cachoeira da Feiticeira;
- Lagoa Azul;
- Lagoa Verde;
- Pico do Papagaio;
- Praia Cachadaço;
- Praia do Aventureiro;
- Praia Dois Rios;
- Praia Lopes Mendes;
- Praia Saco do Céu.
Vitória (Espírito Santo)
Vitória é um daqueles destinos brasileiros que valem a pena ser visitados em qualquer época do ano, especialmente, por quem não tolera o frio. Na capital do Espírito Santo faz calor o ano todo, o sol predomina no verão e no inverno e a temperatura dificilmente fica abaixo dos 24°C.
Outra vantagem de escolher Vitória como destino é que os serviços de transporte, hospedagem e alimentação costumam ser mais em conta do que em outras capitais do Sudeste. Mesmo para os que buscam fugir no calor nos períodos de descanso, a cidade continua uma boa opção.
Próximo de Vitória, as cidades da região serrana são visitadas pelo frio do outono e no inverno, com direito a celebrações italianas e alemãs, seus costumes e gastronomia. Para quem se identifica com turismo religioso e espiritual, destacamos o Mosteiro de Ibiraçu, a 65 quilômetros de Vitória, que abriga a maior estátua de Buda do Ocidente.
Caldas Novas (Goiás)
Caldas Novas é o paraíso das águas quentes. Por isso, viajar nos meses mais frios do ano pode fazer com que o passeio seja ainda mais delicioso. Em junho, o turista ainda experimenta um plus do destino: a cidade está mais tranquila, com menos turistas, o que também significa piscinas mais limpas.
Embora as temperaturas de junho sejam amenas, ainda assim, é calor o ano todo. Daí surge mais uma vantagem de escolher junho para conhecer Caldas Novas: o tempo seco. Sem chuvas e tempestades, ninguém precisa se retirar da piscina por risco iminente de raios.
Quem gosta de festa e animação não precisa se preocupar com a possível falta de lazer e diversão na baixa temporada. Caldas Novas é um destino animado em qualquer época do ano, com boates, botecos e baladas no centro da cidade e nos bares das piscinas dos hotéis.
Veja o que mais você pode conhecer em Caldas Novas:
- Jardim Japonês;
- Lagoa Quente de Pirapitinga;
- Parque Estadual Serra de Caldas.
Goiânia (Goiás)
Não tão popular quanto Caldas Novas, Goiânia é um destino de viagem em Goiás que pode surpreender. A cidade, berço do sertanejo, oferece uma vasta programação para todas as idades e perfis de turistas.
Como todo destino localizado em regiões quentes, o mês de junho é propício para realizar passeios agradáveis, fugindo do calorão típico de verão. Confira algumas atividades ao ar livre para fazer em Goiânia:
- conhecer o Centro Cultural Oscar Niemeyer, o Zoológico e o Museu Memorial do Cerrado;
- ir aos parques Flamboyant, Areião e Vaca Brava;
- tirar foto no letreiro “Eu amo Goiânia”, na Praça do Sol;
- visitar a Feira da Lua e experimentar quitutes artesanais goianos.
Se você for a Goiânia em busca do sertanejo, veja as opções mais famosas para curtir esse tipo de música e dançar muito:
- Alabama Chopperia;
- Bahrem Bar;
- Barzim GO;
- Buteco do Simprão;
- Santafé Hall;
- Velho Texas;
- Vilão Premium;
- Villa Cavalcare.
Campinas (São Paulo)
Por ser a maior cidade do interior de São Paulo, Campinas é um ótimo destino de férias e passeio para quem gosta de uma pegada mais urbana. Parques aquáticos, restaurantes e circuitos de compras dividem o protagonismo com as cidades do entorno, já que os turistas podem se hospedar nesse grande centro e passear nas imediações — inclusive, é possível dar uma esticadinha na Grande São Paulo!
Junho é o mês dos namorados. Veja como aproveitar o romantismo nas cidades da região:
- Atibaia (65 km de Campinas) — concentra hotéis luxuosos, resorts e spas;
- Holambra (40 km de Campinas) — a capital holandesa do Brasil é um destino romântico, com pousadas charmosas e muitos campos de flores;
- Jaguariúna (25 km de Campinas) — passeio de Maria Fumaça;
- Pedreira (40 km de Campinas) — comprar louças de porcelana e artigos de decoração, um programa que muitos noivos ou recém-casados apreciam para montar o novo lar;
- Serra Negra (110 km de Campinas) — destino perfeito para o inverno, com pousadas e mirantes nas montanhas, teleféricos e fontes de águas medicinais;
- Socorro (120 km de Campinas) — para casais radicais, é um destino para turismo de aventura, com tirolesa, arborismo e outros esportes em meio à natureza.
Se você vai a Campinas a procura de compras, veja os melhores lugares para incluir no seu roteiro:
- Ameríndia — Arte Indígena Brasileira;
- Armazém Barão;
- Bellas Beauty Center;
- Campinas Shopping Center;
- Centro Cultural Casarão do Barão;
- City Center;
- Feira Hippie;
- Galeria Assaí Centro Campinas;
- Galeria Extra Abolição;
- Galleria Shopping;
- Gramado Mall;
- KingStoned;
- Magma Tattoo;
- Maria Pavan;
- Mercado Municipal;
- Museu da Imagem e do Som;
- Parque D. Pedro Shopping;
- Pátio Boulevard Mall;
- Platz Mall;
- Queda d’água Galeria shopping;
- Shopping Center Iguatemi Campinas;
- Shopping Parque das Bandeiras;
- Shopping Prado Boulevard;
- Shopping Spazio Ouro Verde;
- Shopping Ventura Mall;
- Sonhos de Queijo;
- The Mall Campinas;
- Unimart Shopping;
- Vila das Artes.
Por que contar com a Buser para viajar para essas cidades?
A Buser não é uma empresa de ônibus, é uma plataforma inovadora de serviços de fretamento colaborativo. Sua principal função é promover o encontro entre os passageiros e as empresas que trabalham com esse tipo de serviço, resultando em viagens com valores acessíveis e veículos de qualidade.
Isso significa que você pode viajar para esses ou outros destinos em um veículo executivo, novo e seguro, já que a Buser tem uma série de requisitos que devem ser atendidos para que as empresas possam firmar a parceria. Entre as exigências, podemos destacar:
- cobertura total de seguro para passageiros sem custo adicional;
- conservação das frotas;
- licenciamento de veículos e motoristas;
- monitoramento do histórico dos motoristas.
Além disso, os parceiros da Buser devem adotar um sistema de tecnologia e segurança para minimizar as probabilidades de ocorrer problemas causados por falha humana durante a viagem. O sistema emite um alerta de cinto de segurança, caso o passageiro se esqueça de afivelar o acessório.
A velocidade do ônibus é controlada durante todo o trajeto, e o desempenho dos motoristas é medido a todo instante, gerando gráficos de controle. Ao menor sinal de cansaço, a viagem é interrompida para que o motorista possa ser substituído.
Para aderir à plataforma e garantir todos esses benefícios, é muito simples. Basta acessar o site da empresa, fazer o cadastro e pesquisar os trajetos oferecidos.
Se você está afim de fazer uma viagem e tirar uns dias de descanso, o outono é a época ideal para conhecer vários lugares. Agora que você já sabe para onde viajar em junho, chegou a hora de pesquisar hospedagens, montar itinerários e comprovar que a Buser é a melhor escolha!
Conheça o site da Buser, adquira suas passagens e faça uma boa viagem.
Se for tirar suas férias em junho, confira os destinos que a Buser trabalha e reserve agora mesmo suas passagens!
1) Caldas Novas
2) Campinas
3) Goiânia
4) Ouro Preto
5) Paraty
6) Vitória