fbpx

Para onde viajar em agosto: veja 5 dicas aqui!

6 minutos para ler

Você já sabe para onde viajar em agosto? Conhecer novos lugares nessa época do ano é uma boa alternativa para aproveitar a baixa temporada!

Se você tem pensado em tirar uns dias de descanso e quer saber para onde viajar em agosto, o Brasil é um país que tem destinos bem atrativos e em todas as épocas do ano! O mês de agosto, aliás, representa um período de baixa temporada em viagens e é uma boa época para conhecer novos lugares e aproveitar bons preços.

Você pode aproveitar a ocasião, por exemplo, para programar uma viagem em família e aproveitar o Dia dos Pais. No Sul e Sudeste, essa época costuma ser mais fria e cidades com montanhas e destinos de inverno são excelentes opções de destinos. Já no Nordeste as temperaturas se mantêm altas.

Pensando em ajudar você a programar um passeio legal, preparamos este post com 5 dicas para onde viajar em agosto. Se você tem interesse pelo tema, continue a leitura e confira mais detalhes!

1. Gramado

Gramado é um dos destinos de inverno mais famosos do Brasil e o mês de agosto é, sem dúvidas, uma excelente época para conhecer a região, já que nesse mês a cidade da Serra Gaúcha sedia o Festival de Cinema — evento em que os vencedores recebem o famoso Kikito.

As pessoas que visitam a cidade nessa época podem comprar ingressos para acompanhar os filmes que concorrem ao prêmio, sendo uma excelente oportunidade para aproveitar na mesma ocasião um festival de cinema e uma viagem charmosa.

Além do festival, os visitantes podem aproveitar o clima de inverno para comer fondue, café colonial e chocolates, curtir as pousadas da região, aquecer o corpo com uma lareira, visitar o Lago Negro, tirar fotos na Cascata do Caracol, conhecer a Catedral de Pedra, entre muitos outros passeios interessantes.

2. Blumenau

Blumenau, em Santa Catarina, é considerada a capital nacional da cerveja. Também é sinônimo de alegria, festa e agitação — uma boa opção para quem está procurando saber para onde viajar em agosto, já que se trata de um bom destino para ser visitado durante todo o ano.

Além disso, agosto é um dos meses com menor incidência de chuva na região. O principal passeio da cidade é conhecer o Parque Vila Germânica e todas as suas atrações. É lá que ocorre a Oktoberfest no mês de outubro, o maior festival de tradições germânicas do Brasil.

No Parque Vila Germânica, ocorrem shows típicos e festas. Além disso, o local conta com diferentes lojas e restaurantes, com deliciosos cardápios de comidas alemãs, que ficam abertos todos os dias. No momento de montar o seu roteiro, não se esqueça de incluir visitas ao Museu da Família Colonial e ao Museu da Cerveja — passeios que contam a história de Blumenau e de seu desenvolvimento.

3. Maraú

Maraú, na Bahia, é uma cidade localizada a 270 km do sul de Salvador, cerca de 120 km ao norte de Ilhéus. É uma das áreas mais preservadas da Bahia, sendo possível observar diferentes peixes no mar até mesmo nas partes rasas.

Essa é uma excelente opção de destino para conhecer em agosto, especialmente para as pessoas que querem fugir do inverno rigoroso e aproveitar o calor. Afinal, o local reúne temperaturas amenas com passeios como praias, piscinas naturais, trilhas e cachoeiras.

A Cachoeira do Tremembé, por exemplo, conta com uma impressionante queda de 30 metros que deságua diretamente na Baía de Camamu, gerando o encontro do rio com o mar. Já na região de cima da cachoeira, acessada por meio de uma pequena trilha, são formadas belas piscinas naturais.

A Lagoa do Cassange e a Lagoa Azul também são programas imperdíveis em Maraú. São duas deliciosas lagoas de água doce ideais para retirar o sal do corpo após passar o dia aproveitando a praia.

4. Brasília

Brasília é mais um destino que pode ser visitado durante o ano todo. Como se trata da capital do Brasil, o local proporciona passeios únicos, como conhecer a Esplanada dos Ministérios, que fica com os seus monumentos iluminados à noite.

É claro que você não pode deixar de visitar a Praça dos Três Poderes, que reúne no mesmo local os prédios do Executivo (Palácio do Planalto), Legislativo (Congresso Nacional) e Judiciário (Supremo Tribunal Federal).

A Biblioteca Nacional, por sua vez, tem a maior bandeira hasteada do mundo, além de ser um prédio marcante da arquitetura de Brasília. Ela conta com mais de 40 mil exemplares de livros de diferentes áreas do conhecimento.

A Catedral Nacional também não pode ficar de fora do seu passeio. Esse é um dos principais monumentos de Brasília, projetado por Oscar Niemeyer. Sua cúpula de vidro garante um charme ainda mais especial ao local.

5. Campos do Jordão

No interior de São Paulo, Campos do Jordão também é uma boa opção para visitar em agosto se você pretende tomar um chocolate quente e passar alguns dias de agasalhos. Isso porque esse é um dos meses em que a cidade atinge suas temperaturas mais baixas.

Durante essa época do ano, Campos do Jordão costuma atingir a temperatura mínima de 4º C e máxima de 20º C, com baixa probabilidade de chuva. Além disso, apesar de ainda ser possível aproveitar o frio, a cidade já não costuma estar mais tão cheia quanto em julho.

Assim, em agosto é possível aproveitar todas as atrações e belezas que o inverno proporciona para a cidade, mas com um menor fluxo de visitantes e com os pontos turísticos mais vazios — sem precisar enfrentar longas filas para entrar nas atrações.

Em Campos do Jordão há passeios para toda a família, como o Horto Florestal, a Pedra do Baú, o Palácio Boa Vista (residência de inverno do governador) e o Morro do Elefante, que proporciona uma vista panorâmica da cidade e pode ser acessado por meio de um teleférico.

Agora que você já sabe para onde viajar em agosto, escolha a opção que mais agrada e, é claro, não deixe de considerar as alternativas para chegar ao local, como carro, ônibus ou avião. Em geral, viajar de ônibus costuma proporcionar muito mais conforto, além de contar com preços mais baixos.

Gostou deste post? Então, compartilhe em suas redes sociais para que outras pessoas também conheçam opções de destino para viajar em agosto!

E aí, curtiu o conteúdo?

Clique nas estrelas

Como você curtiu esse post...

Siga nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido bom para você!

Queremos sempre melhorar nossos posts!

Sua opinião é importante, o que podemos mudar neste post?

Posts relacionados