fbpx

Confira como realizar um planejamento de férias eficiente!

6 minutos para ler


Depois de um longo período de trabalho, não tem outra coisa que desejamos mais do que boas férias para descansar e desligar o ritmo acelerado. Para quem trabalha, muitas vezes, tirar férias se resume a fazer o pedido e esperar a aprovação, mas nem todos entendem a logística envolvida nesse processo.

O controle de férias é um sistema utilizado em empresas para organizar a saída de funcionários de forma que seu impacto não prejudique o desempenho da empresa, departamentos, colaboradores e fluxo de trabalho. Esse processo tem tanta valia para a firma quanto o controle de ponto.

Está próximo do período de tirar seu descanso? Confira dicas de como realizar um planejamento de férias eficiente!

Como fazer um bom planejamento de férias?

Existe uma série de condições a serem avaliadas para a empresa liberar o período de férias para o colaborador, e nem sempre conseguimos entender o tamanho do impacto que a ausência de uma pessoa pode causar.

Dessa maneira, para evitar quebra de expectativas e surpresas desagradáveis nos seus planos, é recomendado seguir as dicas a seguir como forma de uma garantia maior de sucesso em um planejamento de férias.

Defina o período de férias

Antes de fazer o pedido de férias para o departamento de recursos humanos, verifique qual período é mais interessante para o seu descanso de forma que não entre em conflito com as necessidades da empresa. 

Épocas em que as atividades no trabalho são intensas dificilmente ficam disponíveis para folga de colaboradores devido à grande demanda. Avalie períodos mais tranquilos, de modo que a sua ausência não seja um problema.

Com a demanda e a necessidade da empresa, também não podemos nos esquecer dos objetivos pessoais de quem faz o pedido de férias. Defina a finalidade do período de descanso: viajar para descanso, visitar a família, iniciar um projeto pessoal etc.

Se o objetivo é viajar para descanso, mas a pessoa gosta de curtir um movimento e agitação de lugares populares, a alta temporada é um período mais alegre e estimulante.

Caso a necessidade seja desestressar e desfrutar de quietude, viagens durante a baixa temporada podem ser uma boa opção, além de apresentarem custo mais baixo, contribuindo para as questões financeiras.

Solicite as férias com antecedência

Fazer um pedido de férias de última hora é o maior passo para ter a solicitação negada. Até pode acontecer de a empresa conceder o período de folga, mas convenhamos que é arriscado o colaborador não conseguir tirar suas férias.

Além do fato de que a empresa precisa de tempo para planejar como a ausência do colaborador deve ser suprida, pedidos de férias de última hora podem conflitar com os de outros funcionários do mesmo departamento ou que sejam interdependentes no fluxo de trabalho.

Quando as demandas posteriores de serviço dependem de um funcionário ou área específicos, o risco de travar o processo e prejudicar o ritmo de produção existe e deve ser evitado a todo custo. Nesse ponto, os interesses da empresa vão sempre falar mais alto.

Por isso, pedir férias com antecedência gera mais chances de aprovação, uma vez que o colaborador preenche uma das lacunas abertas sem conflito com outras pessoas. Uma dica é fazer a solicitação logo no início do ano, quando o planejamento anual está sendo realizado e as chances de ter o pedido negado são muito baixas.

Antecipe as demandas de trabalho

Como mencionamos, departamentos e funcionários interdependentes podem sofrer consequências negativas com a ausência de um colaborador, se não houver um planejamento de férias eficiente.

Uma das melhores formas de contribuir para que o fluxo de trabalho da empresa permaneça fluido é ter proatividade e identificar tarefas que podem ser adiantadas, de forma que outros departamentos e funcionários não precisem parar a produção em função de demandas não realizadas.

Filtrar e realizar as tarefas que possuem prioridade alta e são chave para realização de outras demandas é uma forma de organizar e prever possíveis situações durante o período de ausência do colaborador.

A menos que seja uma época mais tranquila de vendas e produção, há a probabilidade de que outros funcionários estejam sobrecarregados com o excesso de demandas. Se não for o caso, é possível delegar tarefas com prioridade futura para outros times e funcionários, de forma que o fluxo de trabalho não seja prejudicado.

Confira detalhes importantes das férias

Confirmado o pedido de férias com a empresa e a organização das demandas de trabalho, não podemos esquecer do planejamento a nível pessoal, afinal, o que queremos é que tudo saia perfeito durante nosso período de descanso. Planejada a viagem, alguns detalhes devem ser observados para evitar possíveis imprevistos. 

Estações do ano podem ter características específicas, dependendo do local de viagem. Climas secos podem agravar questões de saúde que podem ser amenizadas, se precavidas. 

No caso de estações com períodos de chuva, é preciso ficar atento ao funcionamento de rodovias e aeroportos devido a enchentes e tempestades e ter atenção redobrada nas estradas, dependendo do meio de transporte escolhido.

Para outros detalhes importantes, tenha um checklist em mãos para organizar e não se esquecer de trancar a residência, fechar o gás e deixar objetos importantes para trás, como documentos, passagens ou medicamentos. Com todos os detalhes devidamente cuidados, o próximo passo é embarcar e curtir as férias sem dor de cabeça e com o devido descanso.

Realizar um planejamento de férias eficiente não só ajuda a prever e evitar situações negativas, mas também consegue direcionar o processo de forma mais objetiva. Tomar os passos certos para fazer seu período de descanso acontecer contribui com um processo mais rápido, evitando negociações desnecessárias.

Agora que você conferiu todas as dicas sobre como planejar seu período de descanso, comece a executar os passos para suas próximas férias!

Conhece mais alguma dica que pode contribuir para um planejamento de férias eficiente? Então, contribua deixando a sua opinião e experiência aqui nos comentários do blog!

Esse conteúdo foi útil?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Posts relacionados