fbpx

Mulheres que viajam sozinhas: 5 dicas para ter mais segurança

6 minutos para ler

Mulheres que viajam sozinhas: veja as principais dicas para ter mais segurança em suas viagens nacionais e internacionais.

Uma mulher viajando sozinha costuma ter mais preocupações do que os demais passageiros, pois existem situações que não dependem apenas dela, sendo necessário adotar cuidados com a segurança.

Contudo, viajar sozinha não é um problema, afinal, coisas ruins podem ocorrer tanto do outro lado do mundo, como perto da sua casa. Por isso, é fundamental superar esse medo e aprender a evitar situações de risco.

Para ajudar você a fazer uma viagem mais tranquila, vamos apresentar, neste post, dicas para mulheres que desejam viajar sozinhas com mais segurança. Continue a leitura para conferir algumas precauções que você pode adotar para se proteger!

1. Avise a galera

Uma dica importante é, sem dúvidas, manter o maior número de pessoas confiáveis, como sua família e amigos, informados a respeito dos detalhes de sua viagem, como itinerário, trajeto que pretende realizar e horários de transporte, entre outros.

Também é relevante anotar os principais dados da sua hospedagem, como nome, endereço, e-mail e telefone, e passar para os seus contatos de confiança. Dessa maneira, eles conseguem acompanhar os seus passos mesmo de longe e, se você ficar sem dar notícias, é possível saber em qual local procurá-la.

Se for o caso, é possível, até mesmo, compartilhar a sua localização em tempo real com uma pessoa confiável durante a viagem, por meio de aplicativos como WhatsApp, Find My Friends ou Google Maps.

Em caso de viagem internacional, é relevante já pesquisar se no destino há uma embaixada do Brasil e anotar o endereço e telefone, pois, em caso de furto de passaporte, por exemplo, torna-se mais fácil entrar em contato para comunicar o ocorrido.

2. Não pareça uma vítima fácil

Mesmo no seu próprio país, é possível encontrar diferentes culturas. É o que ocorre no Brasil, que, em razão do seu grande tamanho, conta com diversas particularidades em cada estado. Por isso, o ideal é se adaptar à cultura de cada local para não parecer uma vítima fácil.

Procure não aparentar que você é uma turista que não conhece o local, uma vez que muitas pessoas mal intencionadas pensam que, apenas pelo fato de estar viajando, a pessoa deve ter dinheiro.

No mesmo sentido, também é importante não ostentar itens de luxo ou que chamem a atenção de criminosos, como relógios caros ou joias. Além disso, evite deixar a carteira à mostra e tirar fotos com o celular ou com uma câmera fotográfica, sem tomar os devidos cuidados, por exemplo.

Também é importante adotar uma postura atenta, sem abaixar a cabeça para não se tornar vulnerável a um ataque e usar sempre o bom senso para evitar caminhos que parecem perigosos, como ruas escuras.

Mais uma dica importante para não parecer uma vítima fácil, é agir como se você morasse no local. Para tanto, evite parecer perdida, andando em círculos e observando mapas a todo o momento.

Se você se sentir perseguida, o ideal é entrar em um comércio, como um restaurante ou supermercado, e agir como se sempre frequentasse o local, cumprimentando os atendentes e conversando com os locais.

3. Sinta-se confiante

A confiança é muito importante para transmitir poder. Por meio dela, é possível, até mesmo, intimidar os demais. Por isso, procure sempre olhar para as pessoas nos olhos, com a cabeça erguida e postura ereta.

Dessa maneira, a confiança é uma das melhores formas de uma mulher demonstrar que está atenta e que conhece o lugar, mesmo nos casos em que ela não sabe sequer onde está.

4. Pesquise sobre o destino

Existem pessoas que acham que uma viagem sem programação e roteiro é muito mais divertida, já que você é surpreendida e descobre as principais atrações do local pessoalmente. Contudo, pesquisar sobre o destino é capaz de prevenir diferentes problemas, aumentando a sua segurança.

Hoje em dia, é possível encontrar, na internet, informações e dicas valiosas sobre o seu destino e, inclusive, dados sobre preços e depoimentos de outros viajantes. Assim, é possível chegar ao local com o roteiro definido e conhecendo bastante sobre a cidade.

A pesquisa pode ser considerada como a base do sucesso para mulheres que viajam sozinhas, pois, ao saber sobre o local, torna-se mais difícil cair em uma roubada. Mesmo nos casos em que isso acontece, você já tem informações suficientes para resolver a situação da melhor maneira possível.

É o caso, por exemplo, de uma mulher que chega à hospedagem escolhida e percebe que o local é diferente das fotos que ela viu, ao fazer a reserva e que fica em um lugar perigoso.

Apesar de estar em uma situação delicada, se ela souber onde as demais hospedagens da cidade estão localizadas, é possível procurar rapidamente por outro hotel e resolver a situação da melhor maneira possível, sem perder horas pensando para onde ir e sem precisar ficar no local que não gostou.

Dessa maneira, pesquisar sobre a viagem, além de ser prazeroso porque permite que você comece a vivenciar a aventura antes mesmo de sair de casa, também é capaz de deixar o viajante muito mais confiante sobre o seu destino.

5. Use celulares e mapas

Falamos anteriormente para você não olhar constantemente para um mapa, para não demonstrar que não conhece o local. Contudo, isso não quer dizer que essa não é uma importante ferramenta em viagens — basta usá-la com sabedoria.

Ao usar mapas, é mais fácil obter informações relevantes sobre o local e diminuir o seu tempo de deslocamento, além de dificultar que você se perca. Já os celulares, especialmente os smartphones, contam com a ferramenta de mapas e facilitam a sua comunicação, caso alguma emergência ocorra.

Assim, é importante utilizar celulares e mapas durante uma viagem. Para não transmitir insegurança, consulte todos os detalhes do roteiro do seu dia antes de sair da hospedagem, deixando para realizar apenas consultas rápidas ao material enquanto estiver na rua.

Se você faz parte do time de mulheres que viajam sozinhas, coloque as nossas 5 dicas em prática e lembre-se sempre de compartilhar seu roteiro e localização para ter mais segurança em sua viagem. Além disso, ao optar por fazer uma viagem de ônibus, você também pode escolher o assento preferencial para mulheres da Buser, para se sentir ainda mais segura e confiante!

Se você gostou de saber como mulheres que viajam sozinhas podem ter mais segurança, compartilhe este post em suas redes sociais para que outras pessoas também tenham acesso a essas dicas!

E aí, curtiu o conteúdo?

Clique nas estrelas

Como você curtiu esse post...

Siga nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido bom para você!

Queremos sempre melhorar nossos posts!

Sua opinião é importante, o que podemos mudar neste post?

Posts relacionados