fbpx

Fotos de viagem: confira dicas de fotografia

8 minutos para ler

Fotos de viagem: veja as melhores dicas de fotografia para capturar os melhores momentos na sua próxima viagem.

Depois de sonhar com um destino e planejar uma viagem, é hora de desfrutar de experiências incríveis e registrar tudo é indispensável, não é mesmo? Cada vez mais somos expostos a fotos de viagem que nos fazem sonhar com as desejadas férias. Essas imagens podem parecer profissionais, mas muitas delas são feitas por amadores. O grande diferencial é saber fazer fotos de viagens.

Não existe nenhum segredo para garantir fotos lindas, mas sim, algum conhecimento e um pouco de prática. Por isso, é importante saber algumas configurações básicas de fotografia e explorar algumas dicas. É sobre isso que falaremos neste artigo. Acompanhe!

Principais dicas de fotografia

Sem mais delongas, apresentaremos algumas dicas importantes para que suas viagens sejam registradas com o máximo de qualidade e beleza. Veja a seguir algumas dicas essenciais.

Busque o ângulo certo

A angulação é muito importante para realçar a imagem e trazer o diferencial necessário para que ela se destaque. Em muito pontos turísticos, como o Cristo Redentor e a Torre de Pisa, por exemplo, é bastante comum ver aquelas imagens tradicionais, como a de pessoas “segurando” a Torre de Pisa ou de braços abertos no Cristo Redentor.

Portanto, se a ideia é destacar a foto das demais, procure ângulos novos utilizando elementos e posições não tradicionais. A luz, se utilizada da maneira certa pode dar à foto aquele destaque que faltava. É interessante também, subir em objetos, agachar ou até deitar para conseguir o ângulo certo. Portanto, utilize a imaginação e faça diversos testes.

Saiba fazer o enquadramento da foto

A composição da foto é um dos fatores que realçam e dão destaque ao cenário fotografado. Esse é um momento de se envolver com a imagem e montar uma composição interessante. Nivelar o horizonte e cortar possíveis distrações ajuda a alcançar um bom enquadramento. Muitas vezes, alguns elementos enquadrados, como um barquinho em uma das extremidades, ou até mesmo um casal sentado na borda de uma pedra pode ser o diferencial.

Fique atento ao brilho

O brilho é uma medida de intensidade de luz da foto. Sabe aqueles detalhes que enxergamos nas sombras e nas áreas iluminadas? Então, a exposição da luz é que controla o brilho nessas áreas. Por isso, é importante saber fazer o correto manuseio da exposição de luz, ficar atento a abertura, a velocidade do obturador e a sensibilidade do sensor.

É possível deixar tudo automatizado e conseguir bons resultados. Mas para garantir fotos de viagem com ares mais profissionais. Entenda como controlar o brilho e faça diversos testes para pegar a prática.

Entenda as configurações básicas

É claro que para fazer fotos bonitas não é preciso ser um especialista em fotografia e nem adquirir os melhores equipamentos. Muito pelo contrário, as câmeras e os celulares já registram imagens incríveis com a configuração automática. Porém, sempre é possível melhorar aquilo que já é bom.

Logo, existem 3 configurações que deixarão as suas fotos muito mais marcantes. Veja!

1. ISO (sensibilidade)

O ISO controla a sensibilidade das fotos e influencia na entrada de luz das câmeras. O nível do ISO pode deixar as fotos com mais ou menos ruído.

2. Obturador (velocidade)

Funciona como uma cortina que controla o tempo que a lente fica exposta à luz. Se o tempo de abertura for lento, mais luz chegará a lente e a foto ficará mais clara. O contrário, as fotos ficarão mais escuras. O tempo que o obturador ficará aberto pode ser medido em segundos, minuto ou horas.

3. Diafragma (abertura ou “f”)

A abertura do diafragma influenciará, também, na quantidade de luz. A sua regulagem é importante para cenários que contenham mais ou menos luz. Ou seja, em paisagens mais claras, a abertura do diafragma deve ser menor, para que a imagem não fique muito clara. Se a paisagem está mais escura, a abertura deve ser maior.

Tire um tempo para analisar as fotos

Quando estamos viajando, muitas novidades são apresentadas. Afinal, conhecer um destino incrível significa muitos passeios e muitos momentos agradáveis. Por isso, é muito comum chegarmos em casa e encontrar centenas de fotos, sendo algumas delas com pouco qualidade. Quando isso ocorre não dá para voltar no atrativo e refazer as fotos, correto?

Portanto, separe um momento para ver como as suas fotos estão sendo registradas. É bem possível que você encontre erros que podem ser corrigidos se ainda estivermos no destino.

Entenda o básico de edição de fotos

Hoje em dia, os filtros e ferramentas de edição são muito utilizados. Entender de dedicação pode corrigir algumas imperfeições ou dar um destaque especial às cores e movimentos das fotos. Assim, experimente fazer algumas correções como o brilho, a luz, realçar as cores ou até mesmo escurecer a imagem. Os resultados podem ser surpreendentes.

Tente algo novo

As fotos de viagem estão, cada vez mais, sendo padronizadas. Como já exemplificando, é muito comum encontrar viajantes “segurando” a Torre de Piza. Não há nada de errado com isso. Porém, se você quer que as suas fotos se destaquem é preciso apresentar algo novo. Para isso, abuse da criatividade e utilize elementos pouco convencionais que podem ser objetos, pessoas ou animais que componham e agreguem originalidade ao registro.

Busque um protagonista para suas fotos de viagem

Essa é uma dica complementar para tentar algo novo. Uma foto não é apenas uma imagem, ela pode ir além. Com um bom registro é possível passar uma mensagem ou contar uma história breve. Por isso, é importante contar com um protagonista, que pode ser uma árvore, uma pessoa contemplando um pôr do sol ou um animal que componha a imagem.

Fotos de viagem em diferentes cenários

Existem diversos destinos brasileiros para conhecer e cada um têm o seu atrativo e objetivo. Existem lugares com cenários naturais e clima tropical, já em outras regiões, as edificações e construções históricas são o diferencial. Por isso, é importante saber algumas dicas de como otimizar as suas fotos de viagem em diferentes ambientes. Veja a seguir!

Fotos de viagem em praias

As praias costumam ser as queridinhas na hora de escolher uma viagem. Elas são de grande beleza cênica e é impossível não registrá-las. Mas é preciso ter cuidados e entender que cada horário influencia na luz e na qualidade das fotos. Portanto, quando estiver mais claro e com o sol mais forte, tente fazer os registros com um tempo de exposição menor. A chamada Golden Hour, uma hora antes e depois do pôr do sol é perfeito para esses ambientes.

Fotos em matas

Cachoeiras, rios, córregos e ribeirões é o que não faltam em diversos destinos. Cada um tem a sua peculiaridade, mas é possível configurar as câmeras para garantir excelentes registros. Se o ambiente é de mata fechada, em que existe menos luz, certifique-se de que a velocidade do obturador seja lenta e aumento a sensibilidade ISO para garantir mais luz.

Esses ambientes proporcionam elementos incríveis para uma composição perfeita e possibilita colocar movimento e diferentes ângulos de um mesmo cenário. Abuse da criatividade e faça diversos testes.

Ferramentas para melhorar as suas fotos de viagem

Conseguir resultados incríveis sozinho pode ser bastante difícil. E para quem não é um profissional da fotografia, não há a necessidade de dedicar muito tempo só para conseguir o click perfeito. Para isso, é possível contar com algumas ferramentas que corrigirão os erros e darão o destaque necessário na imagem.

Photoshop

Esse é um programa completo e, apesar de ser bastante intuitivo, é utilizado por diversos profissionais da área. Muitas atualizações e ferramentas para edição estão disponíveis nele.

Lightroom

Também um queridinho dos editores de fotos de viagem. Ele possibilita ajustar a exposição e outros ajustes em um grupo de imagens. É utilizado por profissionais e amadores.

VSCO Cam

Com funções interessantes de edição e disponível para smartphones diversos, esse app é mais simples e, com certeza, garante bons resultados para quem utilizá-lo.

É bem simples fazer fotos de viagens incríveis, correto? Basta seguir nossas dicas e colocá-las em prática quando estiver desfrutando do seu próximo destino. A luz é um fator determinante, assim como realizar algumas edições e as ferramentas certas. Assim, suas viagens deixarão as suas redes sociais lindas e as memórias dos momentos desfrutados viva.

Gostou das nossas dicas? Então siga nossa página nas redes sociais, estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube, Twitter e tenha acesso a muito mais conteúdos sobre viagens.

Posts relacionados