fbpx

Viagem para Curitiba: veja dicas sobre como se planejar

6 minutos para ler

Curitiba é um dos lugares mais queridinhos para turismo no Sul do Brasil. Capital do estado do Paraná, é considerada uma das cidades com maior qualidade de vida graças a sua organização, segurança e beleza.

O local demonstra preocupação com a natureza e faz questão de preservar seus diversos parques naturais. Por isso, entre os pontos turísticos mais famosos é possível observar muito verde presente, como no famoso Jardim Botânico e no Teatro Ópera de Arame. Além disso, é fácil notar também a presença da imponente araucária, símbolo da vegetação regional.

Curitiba conta a história local de seus imigrantes europeus em museus, centros culturais e memoriais. Aliás, é possível ter um panorama da cidade e o que compõe suas memórias visitando o Museu do Holocausto, Memorial Ucraniano e Museu Oscar Niemeyer.

Portanto, se você está pensando em visitar lugares cercados pela natureza e com muita tranquilidade, planeje já a sua viagem para Curitiba! Veja tudo sobre a capital paranaense e como se organizar para o passeio na região.

Primeiro passo: monte sua mala adequadamente

Para organizar a sua viagem para Curitiba e arrumar a mala da melhor forma possível é preciso se organizar com antecedência. Por isso, questões como o roteiro, clima da região e preferências do viajante devem ser levadas em consideração. Esses pontos influenciam diretamente na escolha dos itens para serem separados.

Confira algumas dicas sobre como organizar a sua mala:

Conheça o clima de Curitiba

Antes de escolher as roupas e calçados é preciso ter uma previsão em relação ao clima da região. No verão, em meados de dezembro e janeiro, a temperatura média é de apenas 21 °C. Durante essa época, a cidade é bastante conhecida por suas chuvas. 

Contudo, já em meados de julho e agosto, o inverno fica mais seco (mas ainda com possibilidade de chuva), e com temperatura média de 13 °C. Os termômetros podem cair drasticamente em no período da noite.

Escolha roupas confortáveis para a região

Uma vez que o viajante tem noção de como o clima local funciona, é mais fácil escolher roupas e calçados — logo, tomar decisões funcionais.

Para pessoas acostumadas com temperaturas mais elevadas, o clima de verão durante a viagem para Curitiba pode surpreender, já que os termômetros não sobem muito. Por isso, separe opções versáteis e itens com cores neutras, que podem servir como peças coringa e gerar diferentes combinações ao longo dos dias.

Opte também por roupas que podem ser usadas em diversas ocasiões, como uma jaqueta ou uma calça preta, que combinam com blusas e camisas diferentes. Isso ajuda no aproveitamento do espaço da bagagem, sem a necessidade de levar muita coisa.

Separe somente o necessário

Na hora de preparar a mala, a tendência é colocar tudo que poderíamos usar durante uma viagem. Porém, acabamos levando itens sem utilidade, que se transformam em um peso extra e desnecessário na bagagem.

Fazer uma lista com o que levar ajuda a separar itens funcionais, pois assim é possível selecionar peças de roupa e outros objetos com mais organização. Separar as roupas em cima da cama e fazendo combinações também pode facilitar o viajante a ter uma visão geral dos itens que compõem sua bagagem.

Nesse momento, é necessário praticar o desapego e ser realista sobre como uma peça vai ser utilizada na composição do look.

Segundo passo: escolha a melhor opção de hospedagem

Planejar onde se hospedar também faz parte da viagem para Curitiba. A escolha certa do hotel, pousada ou outra acomodação é fundamental para tornar a experiência ainda melhor. Alguns fatores devem ser levados em consideração na hora da reserva, como gostos e orçamento.

Confira dicas sobre hospedagem que podem ajudá-lo:

1. Lugares em áreas estratégicas

Ao planejar uma viagem turística para Curitiba, a prioridade é visitar os diversos monumentos, centros culturais e outros pontos que a cidade tem a oferecer. Então, escolher acomodações em lugares que facilitem o deslocamento para esses passeios pode deixar a viagem mais tranquila e evitar problemas ou gastos extras.

Se hospedar na área do Centro e Centro Histórico é uma oportunidade de explorar a memória de Curitiba junto a restaurantes e lojas de artesanatos. Já para uma visita mais agitada, os bares do bairro Batel têm muito a oferecer, especialmente à noite. Pontos estratégicos, localizados perto de comércio, restaurantes, bares e áreas movimentadas são a chave para explorar a região sem depender de um veículo.

Para visitantes que gostam de roteiros prontos e guiados é possível encontrar algumas opções de agências de turismo, que oferecem pacotes de visitas aos principais pontos da cidade — uma ótima alternativa para viagens em família e em grupo.

2. Orçamento disponível

Não adianta escolher o lugar perfeito se ele não couber no bolso. Saiba com antecedência qual é o orçamento disponível para a viagem e quanto vai ser destinado à estadia. Considere esse tipo de gasto como investimento, pois o lugar pode contribuir com a praticidade e experiência.

É comum achar valores em conta em lugares mais afastados mas vale a pena pensar sobre essa economia; às vezes, o que não gastamos nos valores pode trazer atrasos, perda de tempo no trânsito, falta de transporte e até provocar situações de estresse.

3. Recursos disponíveis na internet

Uma dica de ouro para procurar hospedagem é utilizar os recursos que a internet disponibiliza a nosso favor, como aplicativos, websites e empresas que vendem serviços de acomodação — que oferecem qualidade e bom atendimento.

O filtro de busca facilita a escolha da estadia perfeita. Nesse tipo de ferramenta é possível selecionar a área por quilômetros e colocar a faixa de preço desejada. A disponibilidade de fotos também contribui para analisar o lugar e conhecer a qualidade das instalações.

EXTRA: Se possível, vá de ônibus

A hospedagem é uma escolha que pode pesar no bolso do viajante. Por isso, uma última dica para o seu planejamento é optar pelo ônibus. Com a Buser, você viaja pelo menor preço, sem burocracia e ainda consegue reservar o seu destino direto pelo aplicativo ou no site.

Aproveite sua viagem para Curitiba pagando até metade do preço em relação às empresas convencionais de ônibus! Clique aqui e faça já a sua reserva.

E aí, curtiu o conteúdo?

Clique nas estrelas

Como você curtiu esse post...

Siga nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido bom para você!

Queremos sempre melhorar nossos posts!

Sua opinião é importante, o que podemos mudar neste post?

Posts relacionados