fbpx

Buser lança novo posicionamento de marca

5 minutos para ler

Famosa por liderar guerra de preços no mercado de viagens de ônibus, startup revê estratégia para se posicionar cada vez mais como plataforma que inova dentro da categoria, colocando o viajante e a liberdade de escolha à frente do preço. Campanha com o reposicionamento estreia em TV aberta.

A Buser, plataforma de viagens de ônibus com mais de 11 milhões de clientes, estreia nesta semana um novo posicionamento que reforça o cuidado com o cliente, colocando o viajante e a inovação em primeiro lugar. Conhecida por movimentar o mercado de ônibus com o seu modelo pioneiro de intermediação de viagens de fretamento usando a tecnologia, com viagens custando até 60% a menos que na rodoviária, a startup virou sinônimo de preço baixo nos últimos anos, mas agora quer ir além, se posicionando cada vez mais como uma plataforma de mobilidade tecnológica – ou mobitech, no jargão das startups -, que inova dentro da categoria.

Para marcar o novo momento, a empresa estreia uma nova campanha com a assinatura “Seu caminho importa”.  A comunicação enfatiza que viajar é mais do que ir de um ponto a outro, vai além do destino, é uma experiência única e significativa, que deve estar acessível a todos. Para transmitir essa mensagem, ela vai convidar e provocar as pessoas a refletirem sobre suas escolhas e a liberdade para optar pelo melhor caminho. Dessa forma, as peças e elementos visuais irão valorizar muito mais o ser humano, colocando as pessoas no centro ao invés de focar na variedade e quantidade de destinos e reforçando atributos de produto considerados fundamentais, como atendimento 24 horas e remarcação e cancelamento com facilidade.

“Dentro desse novo conceito, queremos empoderar os viajantes e mostrar que eles não precisam ficar presos a convenções sociais e a velhos modelos. A ideia aqui é incentivar que o usuário escolha seu caminho e siga nele, seja lá qual for esse caminho e o modelo de viagem”, afirma o diretor de Receita da Buser Luiz Benicio, diretoria que agrega a área de Marketing. “O nosso propósito é fazer com que o brasileiro viaje mais e melhor, oferecendo o que o viajante quer e precisa, não importa se ele fará uma viagem sozinho ou em grupo, se ele vai sair da rodoviária ou de um outro ponto de embarque mais perto da casa dele”, reforça o executivo.

Serão três pilares principais que a Buser vai focar nessa nova abordagem: viajar inteligente, que olha para o uso de tecnologia e inovação para facilitar a vida dos viajantes, tornando a experiência prática e segura; viajar humano, alinhando expectativas, empatia e suporte humanizado e 24 horas para garantir que as viagens proporcionem conexões reais; e viajar democrático, remetendo ao modelo de negócio da plataforma, que assegura a liberdade de escolha para todos, garantindo que as viagens sejam acessíveis.

Com essa estratégia, a Buser pretende se consolidar como uma “mobitech”, ou seja, uma startup de mobilidade tecnológica, focada não apenas em oferecer preços competitivos, mas também em proporcionar uma experiência de viagem com propósito, tecnologia e conveniência para todos os seus usuários.

A empresa, que completa sete anos em julho, vive uma fase de maturidade de seu principal modelo de negócio. Fundada em 2017, a Buser surgiu para democratizar o acesso ao transporte. Com o fretamento colaborativo, serviço pioneiro de intermediação de viagens de fretamento usando a tecnologia, ela consegue oferecer preços muito mais baixos aos usuários, com um modelo que embarca fora do rodoviária e usa o aplicativo para facilitar a gestão das reservas. Ao longo dos anos, isso foi gerando um efeito positivo em todo o mercado de viagens de ônibus. Dados da Check My Bus, plataforma de pesquisa de passagens de ônibus presente em 80 países, mostram que, entre 2020 e 2022, as passagens ficaram até 61% mais baratas, com destaque para as rotas que ganharam mais competição por conta da chegada da plataforma.

Além do fretamento colaborativo, a plataforma vem diversificando as ofertas e hoje atua em outras frentes de mobilidade, como o serviço de revenda de passagens em parceria com viações que operam linhas regulares, saindo de rodoviárias. O segmento já responde por aproximadamente 20% do faturamento total da Buser, convivendo de forma harmoniosa e complementar com o primeiro modelo. Em ambas as frentes, a plataforma se destaca por usar a tecnologia para facilitar a vida do usuário.
É nesse contexto de servir como hub de acesso a viagens inteligentes e colocando o viajante no centro que surge o novo posicionamento da marca. A comunicação estreia nesta quinta-feira, 13/06, com campanha em TV aberta (Globo) e mídia online. Há ainda outras ações complementares, como investimento em mídia Out-of-Home em pontos de São Paulo e ativação com influenciadores.

Para criar a nova estratégia, a Buser realizou uma série de pesquisas com os viajantes da plataforma e usuários de rodoviária ainda acostumados a comprar no guichê para entender o perfil de compra e comportamento do consumidor. “Percebemos que os atributos que mais importam para os consumidores são a confiança, que significa tanto consistência no serviço, quanto suporte eficiente e flexibilidade na gestão da reserva, além da transparência na comunicação”.

Assista ao filme: https://www.youtube.com/watch?v=6J-NSz1UKFE

E aí, curtiu o conteúdo?

Clique nas estrelas

Como você curtiu esse post...

Siga nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido bom para você!

Queremos sempre melhorar nossos posts!

Sua opinião é importante, o que podemos mudar neste post?

Posts relacionados