Uma viagem dos sonhos não envolve apenas o destino perfeito, mas também um planejamento cuidadoso para que o roteiro se torne inesquecível. Para evitar surpresas e garantir organização, algumas dicas são valiosas na hora de pensar em uma viagem.
Viajar envolve um planejamento financeiro, a escolha de empresas confiáveis e práticas que farão o transporte e até mesmo o perfil do viajante para montar o roteiro perfeito. Para não errar e realmente fazer a sua viagem dos sonhos, listamos tudo o que você deve levar em conta antes de colocar o pé na estrada.
Defina o perfil da viagem
Você pretende encarar uma viagem mais aventureira, com trilhas e prática de esportes? Prefere algo mais sossegado e deitar na rede em uma praia paradisíaca? Ou prefere um destino de inverno e curtir o friozinho?
Todas essas questões definem o perfil da sua viagem, uma vez que já define o destino que será escolhido. Você pode estar no clima de praia ou campo, por exemplo.
Antes de sair gastando dinheiro com hospedagem e transporte, defina o perfil da sua viagem. Um destino muito badalado para quem já vive uma rotina estressante de trabalho pode não ser a melhor escolha, por exemplo.
Do mesmo modo, pessoas que estão cansadas do sossego podem estar atrás de algo que envolva uma dose maior de adrenalina. A boa notícia é que o Brasil tem escolhas para todos os gostos!
Escolha os destinos
Antes de pensar em dinheiro, é preciso escolher os destinos. Afinal, cada cidade tem seu custo, além de atividades de lazer que variam muito o preço. Mas temos uma solução econômica e prática! É bom saber que viajar de ônibus é uma boa maneira de economizar.
A Buser, a maior empresa de viagens de ônibus por fretamento colaborativo, possui mais de 700 destinos por todas as regiões do país – isso com preços mais baratos do que nas rodoviárias convencionais. Além disso, a Buser une tecnologia e segurança, e possui dispositivos que vão tornar sua viagem ainda mais tranquila, como telemetria e sensores de fadiga. Isso tudo ao alcance das mãos, a reserva da viagem é feita diretamente pelo app ou site, em apenas 3 minutos!
Além do destino, pesquise as atrações que você pretende visitar. Caso você queira fazer um cronograma, deixe 2 ou 3 dias livres para curtir o destino. Ter um roteiro é bom, mas se surpreender com uma indicação fora do comum pode ser ainda mais interessante.
Estabeleça um limite de gastos
Quando falamos de gastos, pensamos em planejamento. Com isso, você não passa aperto durante a viagem nem acumula dívidas altas que estarão esperando por você após a sua diversão.
Por isso, defina exatamente o quanto pretende gastar. Escolha uma faixa de preço e se mantenha nela: uma boa maneira de pagar menos é escolher viagens de ônibus com a Buser, que são bem mais acessíveis.
Assim, faça as contas e confira quanto de dinheiro disponível já tem. Depois, calcule os gastos que pretende fazer no trajeto. Pesquise sobre os locais que pretende visitar na internet, leia blogs e procure vídeos de referências que detalhem o roteiro que pretende fazer.
Defina a duração da viagem
Após definir o destino e os custos estimados, a próxima decisão envolve a duração da viagem. Ela se baseia no roteiro e na quantidade de dinheiro que você pretende poupar.
Algumas pessoas preferem ficar poucos dias em alguma cidade e partir para a próxima, outras gostam de explorar o máximo de detalhes de uma nova localidade. Algumas pessoas gastam mais, outras preferem se divertir em meio à natureza, em atividades gratuitas.
Todas essas decisões influenciam a duração da viagem, que depende dos recursos financeiros e da disposição em encarar mais tempo na estrada. Por isso, pense bem nas suas prioridades.
Pesquise as hospedagens
É comum entrar em aplicativos de hospedagens e realizar simulações com base no tempo em que você quer ficar. Como você já definiu quantos dias terá a sua viagem, esse exercício será bem mais fácil.
Defina as atrações que você quer ver em cada cidade e busque hospedagens bem localizadas. Você não precisa ficar exatamente no centro, mas deve checar direitinho e fazer o seu roteiro.
Seja em hotel, hostel ou apartamento, a localização conta muito, mas atenção: leia as avaliações das pessoas e cheque as condições de internet, café da manhã e higiene. Também não deixe de conferir as exigências de horário do check-in e do check-out e organize o horário da sua chegada e saída em cima das exigências da sua hospedagem.
Conheça as empresas escolhidas
Nada de sair viajando com uma empresa aleatória. É crucial pesquisar a empresa de transporte antes e depois da viagem dos seus sonhos, para não correr nenhum risco. Por isso, visite o site da empresa e confira o que ela oferece. Faça o mesmo com as hospedagens escolhidas. Priorize quem já é uma referência no mercado em bons serviços prestados.
A Buser, por exemplo, é pioneira no Brasil em fretamento colaborativo; hoje, a empresa atua em diversos segmentos, como marketplace de passagens de ônibus. Além de ser um exemplo em utilizar a tecnologia para garantir um serviço fácil e rápido, a Buser possui itens de segurança inovadores, como telemetria e sensores de fadiga. E o seu bolso também agradece; a empresa garante qualidade pelos menores preços, chegando a oferecer viagens até 60% mais baratas que as passagens vendidas em rodoviárias tradicionais.
Curta a paisagem
O Brasil é um dos países mais diversos do mundo, o que significa que temos paisagens para todos os gostos. Para não perder isso de vista, a dica é buscar viajar de ônibus e não perder um só detalhe.
Além de curtir a paisagem, você garante custos menores para se deslocar. Desde que a empresa escolhida seja segura o bastante, basta reservar as suas viagens e já preparar a sua mala para um roteiro inesquecível.
A viagem dos sonhos envolve um planejamento cuidadoso. Por isso, faça as suas projeções com antecedência para tirar o máximo de proveito. Além de se preocupar com o dinheiro disponível, a escolha das empresas de transporte e o estudo dos destinos também são fundamentais.
Que tal já aproveitar e reservar sua viagem com a Buser?